A cidade de Viana do Castelo prepara-se para um dos momentos mais marcantes da Romaria da Senhora da Agonia, esta sexta-feira, 15 de agosto, com a Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção e o imperdível espetáculo de fogo preso à meia-noite, no Jardim Marginal.
As festividades arrancam logo às 08h00 na Praça da República, com a animada Alvorada ao som de vários grupos de bombos e Zés Pereiras da região, num arranque vibrante que desperta o espírito romeiro da cidade.
Segue-se um concerto da Banda Bingre Canelense às 09h30, também na Praça da República, enquanto às 10h00, no Anfiteatro da Marina, os mais novos participam na tradicional e encantadora Romaria dos Pequeninos. À mesma hora decorre o sempre popular Circuito do Feirão.
Ao meio-dia, os famosos Gigantones e Cabeçudos desfilam na Praça da República, novamente acompanhados pelos grupos de bombos, num espetáculo de cor e alegria tradicional.
Durante a tarde e noite, a música continua com a Banda Bingre Canelense, que volta ao palco da Praça da República às 14h00 e 21h30.
Mas é às 21h30 que se vive um dos momentos de maior simbolismo e devoção da romaria: a Trasladação Solene das Imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção, acompanhada por milhares de fiéis e romeiros num percurso tocante pelas ruas da cidade.
O dia termina em apoteose com o aguardado espetáculo de fogo preso às 00h00 no Jardim Marginal, um verdadeiro cartão de visita da romaria, que ilumina o céu vianense e emociona todos os que assistem.
Só que a festa não termina aí. A partir das 23h00 e até às 06h00, junto ao Forte de Santiago da Barra, a festa continua com o animado evento “Agonia, Arraial da Romaria”. Um verdadeiro arraial moderno, com música para todas as idades, mas pensado especialmente para os mais jovens, com vários DJs e estilos musicais que prometem pôr toda a gente a dançar até de madrugada.
A Romaria da Senhora da Agonia continua a encher Viana do Castelo de fé, tradição e celebração popular, sendo uma das mais emblemáticas e genuínas festas do país.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.