O novo serviço de transportes urbanos de Viana do Castelo, TuViana, vai continuar a ser gratuito para todos os utentes durante os próximos dois meses, até que o sistema de bilhética esteja totalmente implementado. A informação foi avançada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, que estima a entrada em vigor do tarifário até ao final do ano.
“O tarifário está definido, mas falta a fundamentação económica. Depois disso terá de ir a reunião de câmara, à discussão pública e à Assembleia Municipal. Por isso falo em dois meses”, explicou o autarca, durante o balanço da primeira semana de operação do novo serviço, feito em conferencia de imprensa no quartel dos Bombeiros Sapadores.
Apesar de ainda não estar a ser cobrado, o novo tarifário do TuViana prevê uma redução significativa nos custos para os utilizadores face à anterior operadora. “Antes, um utente que quisesse circular por toda a rede urbana pagava até 80 euros. Com o TuViana, o passe geral vai custar 25 euros por mês e será válido em todas as linhas”, destacou Luís Nobre.
A gratuitidade temporária das viagens está a permitir, segundo o presidente da câmara, uma maior adesão da população e uma transição progressiva para o novo modelo de mobilidade, apoiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O TuViana entrou em funcionamento no dia 23 de setembro, com uma operação inicial assegurada por três autocarros elétricos e veículos alugados. Atualmente, já estão em circulação 11 autocarros elétricos, de um total de 17 adquiridos com financiamento europeu. Os restantes deverão ser integrados até outubro, com três veículos a ficar de reserva.
Atualmente, o TuViana opera 11 linhas, número que subirá para 14 com a reorganização das freguesias e para 15 com a criação de uma nova linha para a zona industrial de São Romão de Neiva. As áreas empresariais da Meadela e da Praia Norte já estão cobertas pelo serviço.
Para garantir a operação nos sete dias da semana, a câmara contratou 27 Agentes Únicos de Transporte (AUT) e está a concluir o processo para contratar mais sete. Quando o reforço estiver completo, mais três autocarros entrarão ao serviço.
Os veículos estão equipados com sistemas de informação em tempo real, gestão digital de frota e soluções tecnológicas de ponta que colocam o TuViana ao nível dos melhores serviços de transporte público do país.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.