Logo
Regional

Transcunha disponível para assegurar temporariamente o Serviço Urbano em Viana do Castelo após fim da concessão

27 Agosto, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A menos de um mês do fim da concessão do serviço de transporte urbano em Viana do Castelo, a empresa Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda. alertou esta segunda-feira para a possibilidade de uma rutura iminente no serviço público, caso não seja encontrada uma solução eficaz e atempada para assegurar a continuidade da operação após 22 de setembro.

Em comunicado enviado à imprensa e às entidades competentes, a empresa manifesta a sua disponibilidade para assegurar temporariamente o serviço urbano de transportes, alegando razões de responsabilidade social e preocupação com a mobilidade da população e com a situação dos trabalhadores afetos à atual concessão.

Segundo a Transcunha, o procedimento lançado pela Câmara Municipal para o aluguer temporário de viaturas encontra-se ainda pendente e envolto em “sérias contingências”, não oferecendo, até à data, uma solução operacional segura para garantir a continuidade do serviço no dia seguinte ao término do contrato.

A empresa sublinha que, apesar de já ter traçado um plano de retirada das viaturas após o fim da concessão, está disponível para assegurar uma operação transitória, até que haja uma clarificação jurídica definitiva sobre a situação dos trabalhadores envolvidos, cuja transição para o novo modelo de operação permanece, segundo a empresa, “juridicamente indefinida”.

“A Transcunha não solicita a prorrogação da concessão. O que propõe é uma solução transitória, responsável e orientada para a proteção dos utentes e a estabilidade dos trabalhadores”, lê-se no comunicado.

A empresa afirma ainda que não foi previamente contactada pela Câmara Municipal para colaborar na transição do serviço, embora tenha estado sempre disponível para o efeito.

A decisão agora anunciada já foi formalmente comunicada à Câmara Municipal de Viana do Castelo e à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), entidade reguladora do setor.

A Transcunha garante que esta posição tem uma motivação eminentemente social, defendendo que Viana do Castelo não pode ser privada de um serviço público essencial à mobilidade diária de milhares de cidadãos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.