A menos de um mês do fim da concessão do serviço de transporte urbano em Viana do Castelo, a empresa Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda. alertou esta segunda-feira para a possibilidade de uma rutura iminente no serviço público, caso não seja encontrada uma solução eficaz e atempada para assegurar a continuidade da operação após 22 de setembro.
Em comunicado enviado à imprensa e às entidades competentes, a empresa manifesta a sua disponibilidade para assegurar temporariamente o serviço urbano de transportes, alegando razões de responsabilidade social e preocupação com a mobilidade da população e com a situação dos trabalhadores afetos à atual concessão.
Segundo a Transcunha, o procedimento lançado pela Câmara Municipal para o aluguer temporário de viaturas encontra-se ainda pendente e envolto em “sérias contingências”, não oferecendo, até à data, uma solução operacional segura para garantir a continuidade do serviço no dia seguinte ao término do contrato.
A empresa sublinha que, apesar de já ter traçado um plano de retirada das viaturas após o fim da concessão, está disponível para assegurar uma operação transitória, até que haja uma clarificação jurídica definitiva sobre a situação dos trabalhadores envolvidos, cuja transição para o novo modelo de operação permanece, segundo a empresa, “juridicamente indefinida”.
“A Transcunha não solicita a prorrogação da concessão. O que propõe é uma solução transitória, responsável e orientada para a proteção dos utentes e a estabilidade dos trabalhadores”, lê-se no comunicado.
A empresa afirma ainda que não foi previamente contactada pela Câmara Municipal para colaborar na transição do serviço, embora tenha estado sempre disponível para o efeito.
A decisão agora anunciada já foi formalmente comunicada à Câmara Municipal de Viana do Castelo e à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), entidade reguladora do setor.
A Transcunha garante que esta posição tem uma motivação eminentemente social, defendendo que Viana do Castelo não pode ser privada de um serviço público essencial à mobilidade diária de milhares de cidadãos.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.
O concelho de Viana do Castelo será palco de mais um fim de semana marcado pela diversidade e dinamismo, com várias iniciativas a decorrer entre sábado, 30 de agosto, e domingo, 31 de agosto. Desporto, tradição e cultura popular marcam presença numa programação que promete atrair participantes e público de diferentes idades.
Monção vai acolher, entre 27 e 30 de agosto, o projeto “Aldeia Feliz”, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) que tem como principal objetivo promover a literacia em saúde, combater fatores de risco associados ao envelhecimento e mitigar o isolamento social da população mais idosa.
O Município de Arcos de Valdevez assinou um protocolo de cooperação com o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD, I.P.), com vista à prevenção de comportamentos aditivos em contexto laboral.
A menos de um mês do fim da concessão do serviço de transporte urbano em Viana do Castelo, a empresa Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda. alertou esta segunda-feira para a possibilidade de uma rutura iminente no serviço público, caso não seja encontrada uma solução eficaz e atempada para assegurar a continuidade da operação após 22 de setembro.
Entre os dias 19 e 25 de agosto, a campanha nacional “Taxa Zero ao Volante” alertou os condutores para os perigos da condução sob o efeito do álcool, com ações de sensibilização e fiscalização em todo o país, incluindo no distrito de Viana do Castelo.
Um incêndio de grandes proporções deflagrou esta tarde na freguesia de Vale, em Arcos de Valdevez, alastrando rapidamente para as zonas de mato de Mezio, Cabana Maior e Soajo, nas imediações do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).