A menos de um mês do fim da concessão do serviço de transporte urbano em Viana do Castelo, a empresa Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda. alertou esta segunda-feira para a possibilidade de uma rutura iminente no serviço público, caso não seja encontrada uma solução eficaz e atempada para assegurar a continuidade da operação após 22 de setembro.
Em comunicado enviado à imprensa e às entidades competentes, a empresa manifesta a sua disponibilidade para assegurar temporariamente o serviço urbano de transportes, alegando razões de responsabilidade social e preocupação com a mobilidade da população e com a situação dos trabalhadores afetos à atual concessão.
Segundo a Transcunha, o procedimento lançado pela Câmara Municipal para o aluguer temporário de viaturas encontra-se ainda pendente e envolto em “sérias contingências”, não oferecendo, até à data, uma solução operacional segura para garantir a continuidade do serviço no dia seguinte ao término do contrato.
A empresa sublinha que, apesar de já ter traçado um plano de retirada das viaturas após o fim da concessão, está disponível para assegurar uma operação transitória, até que haja uma clarificação jurídica definitiva sobre a situação dos trabalhadores envolvidos, cuja transição para o novo modelo de operação permanece, segundo a empresa, “juridicamente indefinida”.
“A Transcunha não solicita a prorrogação da concessão. O que propõe é uma solução transitória, responsável e orientada para a proteção dos utentes e a estabilidade dos trabalhadores”, lê-se no comunicado.
A empresa afirma ainda que não foi previamente contactada pela Câmara Municipal para colaborar na transição do serviço, embora tenha estado sempre disponível para o efeito.
A decisão agora anunciada já foi formalmente comunicada à Câmara Municipal de Viana do Castelo e à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), entidade reguladora do setor.
A Transcunha garante que esta posição tem uma motivação eminentemente social, defendendo que Viana do Castelo não pode ser privada de um serviço público essencial à mobilidade diária de milhares de cidadãos.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, na noite de 31 de outubro de 2025, a festa de Halloween FORTIS TENEBRIS, que decorrerá no histórico Forte de Santiago da Barra a partir das 23:30.
A equipa Subzone – Search and Rescue Team, grupo de socorristas de Monção especializado em buscas e salvamento, recebeu sete tendas insufláveis que permitem operar de forma autónoma durante uma semana em situações de catástrofe.
Viana do Castelo acolhe até 27 de outubro uma visita oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), no âmbito da preparação da Reunião Anual da Rede Europeia de Cidades Saudáveis, que decorrerá na cidade entre 15 e 19 de junho de 2026.
Ponte de Lima vai receber nos dias 25 e 26 de outubro mais uma edição do WalkFest – Festival de Caminhadas do Vale de Estorãos, evento que promete dar a conhecer a riqueza natural e patrimonial desta região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, a atribuição de votos de louvor aos atletas Ricardo Dias e Henrique Correia, em reconhecimento pelas suas conquistas em competições europeias.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe hoje, quinta-feira, às 17h30, a apresentação oficial da longa-metragem de animação em 3D “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada numa lenda vianense que promete levar ao cinema o espírito e as tradições do Minho.
Âncora, Moledo, Riba de Âncora e Seixas vão receber um investimento de 901 mil euros para a ampliação das redes de saneamento, financiado por fundos comunitários, anunciou a Câmara de Caminha.