A empresa Transcunha emitiu, esta terça-feira, um comunicado para defender o serviço de transportes públicos prestado nos últimos dez anos na cidade, reagindo a críticas recentes sobre a qualidade e abrangência do sistema.
No texto, a Transcunha nega que o tarifário anterior fosse mais caro do que o que está a ser proposto pela nova concessionária, TUViana, afirmando que o passe único para toda a rede custava 22,20 euros para residentes em Viana, contrariando informações que circulam sobre preços “quase a atingir 80 euros”. A empresa lembra ainda que desde 2024 os passes para estudantes até 23 anos são gratuitos em todo o país.
Sobre a oferta de horários, a Transcunha destaca que houve uma redução no número de viagens durante o horário útil do dia, que passou de 126 para 105, o que implica maiores intervalos e pior serviço para os estudantes, que agora têm de caminhar mais para apanhar os autocarros e enfrentam atrasos nos horários de saída das escolas.
A empresa critica também a ausência de aumento da rede de transportes, referindo que as linhas em funcionamento cobrem as mesmas paragens da concessão anterior, e que as duas novas linhas anunciadas para a Zona Industrial do Neiva ainda não estão em funcionamento.
A Transcunha apela a um debate transparente e baseado em factos sobre o futuro do transporte público em Viana do Castelo, com especial atenção às necessidades dos utentes.


O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).