Logo
Regional

Trajes seculares da Romaria d’Agonia explicados em exposição fotográfica no Jardim de Viana do Castelo

10 Agosto, 2023 | 15:00
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Os trajes que há mais de um século dão cor à Romaria d'Agonia estão em destaque numa exposição de rua em Viana do Castelo. São 20 painéis fotográficos que explicam o que representam, bem como as suas origens e forma de os usar.

A exposição “O Traje na Romaria” está patente ao longo do Jardim Marginal da cidade, junto ao recinto da Feira de Artesanato, e pretende fomentar a sua divulgação, nomeadamente aspetos por vezes desconhecidos, como a forma de uso.

“Queremos, com este conjunto de fotografias e respetivo enquadramento, dar a conhecer os trajes da Romaria, sobretudo o que representam, de onde provêm, mas também em que momentos estes são usados”, explica o diretor executivo da VianaFestas, António Cruz.

Os Trajes de Noiva e Noivo, dos mais emblemáticos usados nos desfiles e cortejos da Romaria d’Agonia, estão em destaque nesta exposição.

Nomeadamente todo o rigor e imponência do Traje de Noiva, ricamente decorada com vidrilhos, missangas e lantejoilas, num fundo negro apenas aliviado pelo reluzir do ouro e do alvo véu, enquanto o do Noivo prima pela simplicidade.

“A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, muito mais do que um vasto conjunto de devoções e tradições de tempos passados, as quais, são representadas ano após ano, é uma festa viva, em evolução, a qual, à medida que a fé dá continuidade à devoção, a tradição surge, recriasse e transporta os usos e costumes de antanho aos tempos de hoje”, explica o preâmbulo de apresentação da exposição.

É assim que, por entre os vários momentos da Romaria, os trajes vianenses permitem “deslumbrar toda uma cidade em festa”, pelo que “os diferentes momentos que a vasta paleta de cores que os trajes desta região suportam, compõe, acompanham e alavancam, ganham vida e transforma esta festa na Romaria das Romarias”.

Ao longo desta exposição fotográfica são igualmente detalhadamente explicados, em português e inglês, os habituais trajes de Mordoma, das mulheres mais jovens, e de Morgada, das mulheres de casas abastadas usadas em dias de grande festividade.

Igualmente os icónicos Trajes à Vianesa da Ribeira Lima, que sempre abrilhantam com as suas cores desde o Desfile da Mordomia e do Cortejo Etnográfico, até aos desfiles e atuações dos Grupos Folclóricos deste concelho.

Variando de freguesia para freguesia, ou entre grupos de freguesias, existem vários tipos de Trajes à Vianesa, como é documentado na exposição, como os da Ribeira Lima, também designados por trajes à moda de Santa Marta de Portuzelo, que caracterizam pelo uso de saias listradas de barras pretas ricamente bordadas, ou os de Afife, mais
singelos, tanto o traje vermelho, como o azul (de “Dó”), tradicionalmente usados pelas lavradeiras desta freguesia.

Outros Trajes à Vianesa retratados na exposição, com especificidades próprias, são os de Areosa, o mais vermelho de todos, os de Carreço, ou os verdes das Terras de Geraz, ou ainda os de Freixieiro de Soutelo.

Os diversos Trajes de Domingar, típicos da região vianense, e que representam os variados modos de vestir que os camponeses das aldeias locais usavam aos Domingos, para irem à missa, ou às sextas-feiras, quando estes vinham vender ou comprar no mercado semanal, em Viana do Castelo, também não podiam deixar de ser retratados.

O mesmo acontece com os diferentes Trajes de Trabalho, que variam entre as ocupações, do monte, de ir à erva, dos sargaceiros e o Traje de Festa da Ribeira, retratados e explicados em detalhe nesta exposição, que conta com o apoio dos grupos folclóricos do concelho, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e que fica patente ao longo do mês de agosto.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.