Logo
Regional

Trajes seculares da Romaria d’Agonia explicados em exposição fotográfica no Jardim de Viana do Castelo

10 Agosto, 2023 | 15:00
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Os trajes que há mais de um século dão cor à Romaria d'Agonia estão em destaque numa exposição de rua em Viana do Castelo. São 20 painéis fotográficos que explicam o que representam, bem como as suas origens e forma de os usar.

A exposição “O Traje na Romaria” está patente ao longo do Jardim Marginal da cidade, junto ao recinto da Feira de Artesanato, e pretende fomentar a sua divulgação, nomeadamente aspetos por vezes desconhecidos, como a forma de uso.

“Queremos, com este conjunto de fotografias e respetivo enquadramento, dar a conhecer os trajes da Romaria, sobretudo o que representam, de onde provêm, mas também em que momentos estes são usados”, explica o diretor executivo da VianaFestas, António Cruz.

Os Trajes de Noiva e Noivo, dos mais emblemáticos usados nos desfiles e cortejos da Romaria d’Agonia, estão em destaque nesta exposição.

Nomeadamente todo o rigor e imponência do Traje de Noiva, ricamente decorada com vidrilhos, missangas e lantejoilas, num fundo negro apenas aliviado pelo reluzir do ouro e do alvo véu, enquanto o do Noivo prima pela simplicidade.

“A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, muito mais do que um vasto conjunto de devoções e tradições de tempos passados, as quais, são representadas ano após ano, é uma festa viva, em evolução, a qual, à medida que a fé dá continuidade à devoção, a tradição surge, recriasse e transporta os usos e costumes de antanho aos tempos de hoje”, explica o preâmbulo de apresentação da exposição.

É assim que, por entre os vários momentos da Romaria, os trajes vianenses permitem “deslumbrar toda uma cidade em festa”, pelo que “os diferentes momentos que a vasta paleta de cores que os trajes desta região suportam, compõe, acompanham e alavancam, ganham vida e transforma esta festa na Romaria das Romarias”.

Ao longo desta exposição fotográfica são igualmente detalhadamente explicados, em português e inglês, os habituais trajes de Mordoma, das mulheres mais jovens, e de Morgada, das mulheres de casas abastadas usadas em dias de grande festividade.

Igualmente os icónicos Trajes à Vianesa da Ribeira Lima, que sempre abrilhantam com as suas cores desde o Desfile da Mordomia e do Cortejo Etnográfico, até aos desfiles e atuações dos Grupos Folclóricos deste concelho.

Variando de freguesia para freguesia, ou entre grupos de freguesias, existem vários tipos de Trajes à Vianesa, como é documentado na exposição, como os da Ribeira Lima, também designados por trajes à moda de Santa Marta de Portuzelo, que caracterizam pelo uso de saias listradas de barras pretas ricamente bordadas, ou os de Afife, mais
singelos, tanto o traje vermelho, como o azul (de “Dó”), tradicionalmente usados pelas lavradeiras desta freguesia.

Outros Trajes à Vianesa retratados na exposição, com especificidades próprias, são os de Areosa, o mais vermelho de todos, os de Carreço, ou os verdes das Terras de Geraz, ou ainda os de Freixieiro de Soutelo.

Os diversos Trajes de Domingar, típicos da região vianense, e que representam os variados modos de vestir que os camponeses das aldeias locais usavam aos Domingos, para irem à missa, ou às sextas-feiras, quando estes vinham vender ou comprar no mercado semanal, em Viana do Castelo, também não podiam deixar de ser retratados.

O mesmo acontece com os diferentes Trajes de Trabalho, que variam entre as ocupações, do monte, de ir à erva, dos sargaceiros e o Traje de Festa da Ribeira, retratados e explicados em detalhe nesta exposição, que conta com o apoio dos grupos folclóricos do concelho, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e que fica patente ao longo do mês de agosto.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Março, 2024

Explicador de Matemática de Viana do Castelo volta a abusar de menores e é preso pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos de idade, residente no concelho de Viana do Castelo, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável.

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.

Regional 4 Março, 2024

Município de Viana planta mais de meia centena de árvores em Cardielos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.