Logo
Cultura

Tragédia grega escrita há cerca de 2500 anos sai à cena este fim de semana em Paredes de Coura

27 Junho, 2023 | 15:32
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

"Agamémnon", a tragédia grega escrita por Ésquilo há cerca de 2500 anos, encenada por Bruno Bravo sai à cena esta sexta-feira e sábado, 30 de junho e 1 de julho, pelas 22h00, no Centro Cultural.

“Agamémnon” é a primeira peça de Oresteia, única trilogia conservada da época clássica e, porventura, a peça mais representada das três.

Escrita por Ésquilo, primeiro dos três principais tragediógrafos cujas obras trágicas chegaram até nós, trata do regresso vitorioso de Agamémnon a Argos, cidade grega, após a guerra de Tróia.

O Coro, uma das principais personagens esquilianas, formada por anciãos, reúne-se, refletindo sobre a glória e lamentando os que pereceram em batalha. Mas o regresso glorioso de Agamémnon à sua cidade, após dez anos de ausência, preconiza um desfecho trágico. O rei caminha ao longo do tapete cor de púrpura, para ele estendido, em direção ao palácio, onde o espera Clitemnestra, sua esposa. E é ela, em conjunto com Egisto, seu amante, que assassinará o marido, vingando a filha Efigénia, morta em sacrifício pelo pai, para acalmar o mar revolto quando as embarcações navegavam em direção a Troia. Clitemnestra invoca o dæmon sangrento que habita a casa dos Atridas, para justificar o crime. O Coro manifesta-se irado com o regicídio.

“É justiça que se faz justiça”, declara Egisto aos membros do Coro irados. Argos é agora governada por Clitemnestra e Egisto. A democracia prometida por Agamémnon fica por cumprir e o Coro separa-se.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Encenação: Bruno Bravo
Tradução: José Pedro Serra
Interpretação: António Mortágua, Diogo Mazur, Joana Campos, Luís Filipe Silva, Mafalda Jara e Sara Costa
Coro: Afonso Reis, Anjos Palhares, Carlos Ruivo, Celine Gonçalves, Conceição Esteves, Diana Exposto, Eduarda Oliveira, Emilio Iglesias, Inácia Bartolomeu, Isabel Cunha, Ivone Ricardo, Joana Esteves, José Luís Dias, Júlia Ponte, Julieta Borges, Júlio Montenegro, Lola Sousa, Mª de Lurdes Gonçalves, Maria João Domingues, Mª José Esteves, Manuel Esteves, Manuela Cunha, Mariana Carapinha, Paulo Campos, Paulo
Castro, Pedro Menezes, Piedade Coelho, Ramona Iglesias, Raquel Barros, Regina Além, Teresa Santos, Tita Pinheiro e Xavier Rodrigues
Cenário e Figurinos: Stéphane Alberto
Música e Sonoplastia: Sérgio Delgado
Desenho de Luz: Alexandre Costa
Assistente de cenografia: Daniela Cardante
Assistente de figurinos: Joana Veloso
Construção: David Paredes
Escultura: Nuno Tomaz
Horse Tailor: Nuno Mega
Vídeo: Júlia Ebert Junqueira
Produção: Telma Grova e Pedro Morgado
Coprodução: Comédias do Minho e Primeiros Sintomas

A peça pode ser assistida por maiores de 12 anos, com a duração de 60 de minutos  no Centro Cultural de Paredes de Coura dia 30 de junho e 01 de julho às 22h00.

A entrada é livre, limitada à lotação do espaço.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.