De 28 de fevereiro a 2 de março, Ponte da Barca volta a ser palco da tradicional Feira do Fumeiro, um evento que exalta as tradições, os sabores autênticos e a riqueza cultural da região. A Praça da República será o epicentro desta iniciativa, onde gastronomia, cultura e artesanato se fundem numa experiência única e imperdível.
A abertura da feira, no dia 28 de fevereiro, às 17 horas, marca o início de três dias de festa. A noite inaugural será animada por muita música, com destaque para a atuação dos Amigos do Vira às 21 horas e da banda H1, liderada pelo ex-jogador do FC Porto, Hélton, às 22 horas.
No dia 1 de março, a programação diversifica-se com dois workshops de olaria, um das 10h às 12h e outro das 15h às 17h, proporcionando aos visitantes a oportunidade de aprender técnicas tradicionais de cerâmica. A tarde será ainda mais especial com a realização do Concurso da melhor chouriça às 16 horas, premiando o vencedor com uma caixa de vinho dos produtores locais. Às 17 horas, o chefe Marco Freitas promete surpreender o público com a iniciativa “Surpresa no Pote”. A noite de sábado será dedicada ao Baile de Entrudo, com os Gaiteiros de Bravães e a apresentação pública do Grupo de Cordofones do Município de Ponte da Barca às 21 horas, seguidos pelo Grupo Raízes (Xico Malheiro) às 22 horas, que encerrará a noite com muita música ao vivo.
O último dia da feira, 2 de março, será dedicado à música tradicional, com o Festival Folclórico a partir das 15 horas. O evento contará com a participação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, do Rancho Folclórico de Paço Vedro Magalhães e do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros, que proporcionarão uma tarde de danças e canções que celebram a cultura popular da região. A manhã deste dia será abrilhantada pela atuação do Grupo de Bombos de Sampriz, às 10h30.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, frisa a importância da Feira do Fumeiro na valorização das tradições locais e na promoção dos produtos e produtores da região. “Este evento é um momento de celebração da nossa identidade, uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários e promover o que de autêntico e genuíno se faz por cá”, afirma o autarca.
Durante os três dias da feira, os visitantes terão a oportunidade de degustar uma seleção de produtos de excelência, com destaque para a montra gastronómica. Os vinhos de Ponte da Barca, presença assídua no evento, permitirão harmonizações perfeitas para os apreciadores da enogastronomia. O artesanato também marcará presença, reforçando a riqueza das tradições manuais da região.

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.