De 28 de fevereiro a 2 de março, Ponte da Barca volta a ser palco da tradicional Feira do Fumeiro, um evento que exalta as tradições, os sabores autênticos e a riqueza cultural da região. A Praça da República será o epicentro desta iniciativa, onde gastronomia, cultura e artesanato se fundem numa experiência única e imperdível.
A abertura da feira, no dia 28 de fevereiro, às 17 horas, marca o início de três dias de festa. A noite inaugural será animada por muita música, com destaque para a atuação dos Amigos do Vira às 21 horas e da banda H1, liderada pelo ex-jogador do FC Porto, Hélton, às 22 horas.
No dia 1 de março, a programação diversifica-se com dois workshops de olaria, um das 10h às 12h e outro das 15h às 17h, proporcionando aos visitantes a oportunidade de aprender técnicas tradicionais de cerâmica. A tarde será ainda mais especial com a realização do Concurso da melhor chouriça às 16 horas, premiando o vencedor com uma caixa de vinho dos produtores locais. Às 17 horas, o chefe Marco Freitas promete surpreender o público com a iniciativa “Surpresa no Pote”. A noite de sábado será dedicada ao Baile de Entrudo, com os Gaiteiros de Bravães e a apresentação pública do Grupo de Cordofones do Município de Ponte da Barca às 21 horas, seguidos pelo Grupo Raízes (Xico Malheiro) às 22 horas, que encerrará a noite com muita música ao vivo.
O último dia da feira, 2 de março, será dedicado à música tradicional, com o Festival Folclórico a partir das 15 horas. O evento contará com a participação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, do Rancho Folclórico de Paço Vedro Magalhães e do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros, que proporcionarão uma tarde de danças e canções que celebram a cultura popular da região. A manhã deste dia será abrilhantada pela atuação do Grupo de Bombos de Sampriz, às 10h30.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, frisa a importância da Feira do Fumeiro na valorização das tradições locais e na promoção dos produtos e produtores da região. “Este evento é um momento de celebração da nossa identidade, uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários e promover o que de autêntico e genuíno se faz por cá”, afirma o autarca.
Durante os três dias da feira, os visitantes terão a oportunidade de degustar uma seleção de produtos de excelência, com destaque para a montra gastronómica. Os vinhos de Ponte da Barca, presença assídua no evento, permitirão harmonizações perfeitas para os apreciadores da enogastronomia. O artesanato também marcará presença, reforçando a riqueza das tradições manuais da região.

O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.