De 28 de fevereiro a 2 de março, Ponte da Barca volta a ser palco da tradicional Feira do Fumeiro, um evento que exalta as tradições, os sabores autênticos e a riqueza cultural da região. A Praça da República será o epicentro desta iniciativa, onde gastronomia, cultura e artesanato se fundem numa experiência única e imperdível.
A abertura da feira, no dia 28 de fevereiro, às 17 horas, marca o início de três dias de festa. A noite inaugural será animada por muita música, com destaque para a atuação dos Amigos do Vira às 21 horas e da banda H1, liderada pelo ex-jogador do FC Porto, Hélton, às 22 horas.
No dia 1 de março, a programação diversifica-se com dois workshops de olaria, um das 10h às 12h e outro das 15h às 17h, proporcionando aos visitantes a oportunidade de aprender técnicas tradicionais de cerâmica. A tarde será ainda mais especial com a realização do Concurso da melhor chouriça às 16 horas, premiando o vencedor com uma caixa de vinho dos produtores locais. Às 17 horas, o chefe Marco Freitas promete surpreender o público com a iniciativa “Surpresa no Pote”. A noite de sábado será dedicada ao Baile de Entrudo, com os Gaiteiros de Bravães e a apresentação pública do Grupo de Cordofones do Município de Ponte da Barca às 21 horas, seguidos pelo Grupo Raízes (Xico Malheiro) às 22 horas, que encerrará a noite com muita música ao vivo.
O último dia da feira, 2 de março, será dedicado à música tradicional, com o Festival Folclórico a partir das 15 horas. O evento contará com a participação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, do Rancho Folclórico de Paço Vedro Magalhães e do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros, que proporcionarão uma tarde de danças e canções que celebram a cultura popular da região. A manhã deste dia será abrilhantada pela atuação do Grupo de Bombos de Sampriz, às 10h30.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, frisa a importância da Feira do Fumeiro na valorização das tradições locais e na promoção dos produtos e produtores da região. “Este evento é um momento de celebração da nossa identidade, uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários e promover o que de autêntico e genuíno se faz por cá”, afirma o autarca.
Durante os três dias da feira, os visitantes terão a oportunidade de degustar uma seleção de produtos de excelência, com destaque para a montra gastronómica. Os vinhos de Ponte da Barca, presença assídua no evento, permitirão harmonizações perfeitas para os apreciadores da enogastronomia. O artesanato também marcará presença, reforçando a riqueza das tradições manuais da região.

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.