Logo
Regional

Tradição do Natal dos Sós reúne mais de 50 pessoas na noite de consoada

18 Dezembro, 2023 | 20:01
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Mais de meia centena de pessoas em situação sós ou sem abrigo vão partilhar o jantar na véspera de Natal. A tradição da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viana do Castelo, acontece há mais de três décadas. 

Segundo o padre da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Artur Coutinho, a tradição tem, neste momento, inscritas 50 pessoas, mas o número ainda pode aumentar.“Há sempre pessoas que chegam à última hora, mas que têm sempre lugar”, garantiu.

A tradição do Natal dos Sós começou há 38 anos com “poucos participantes”, mas passou a ser “uma opção para quem vive só ou para os sem-abrigo”. “No ano passado, tivemos entre 40 e 45 pessoas. Este ano, são 50, mas o número vai subir”, realçou o pároco.

Além de pessoas do concelho, a ceia de Natal conta com imigrantes. “São pessoas oriundas da Ucrânia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Colômbia e, Brasil. Este ano, são mais os participantes estrangeiros do que os de Viana do Castelo”, completou.

O jantar acontece na véspera de Natal, pelas 19h30, no refeitório social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima.

A ementa inclui “todos os pratos de uma ceia tradicional de Natal, o bacalhau e sobremesas tradicionais da época, não faltando o bolo-rei e pão-de-ló”.

A paróquia suporta os custos da refeição natalícia, mas “tem apoio de pessoas que oferecem alguns alimentos”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 11 Maio, 2025

AFVC: Vila Fria e Adecas desceram de divisão, Atlético de Caminha e Fachense subiram

Realizaram-se, este domingo, os jogos referentes às últimas jornadas dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª divisão, já depois do Desportivo de Monção se sagrar Campeão, confirmou-se este fim de semana a descida de Vila Fria e Adecas à 2ª Divisão. Em sentido inverso, o Atlético de Caminha e o Fachense subiram ao escalão principal da AFVC.

Desporto 11 Maio, 2025

OC Barcelos do treinador vianense Rui Neto é campeão europeu de hóquei em patins

O Óquei de Barcelos, orientado pelo treinador vianense Rui Neto, sagrou-se, este domingo, campeão da Europa de hóquei em Patins. No Centro de Desportos de Matosinhos, a equipa de Barcelos venceu, na final o FC Porto nas grandes penalidades por 2-0 depois de uma igualdade (1-1) no tempo regulamentar e no prolongamento.

Desporto 11 Maio, 2025

Bilhetes para a final da Taça de Portugal à venda na segunda-feira

Os bilhetes para a final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade 2024/2025 vão ser colocados à venda na próxima segunda-feira, dia 12 de maio.

Desporto 11 Maio, 2025

Associação de Futebol de Viana vai transmitir jogos online

A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai transmitir os jogos dos campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão em streaming, já a partir da próxima época desportiva. O anuncio foi feito em conferência de imprensa, realizada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Regional 11 Maio, 2025

Documentário do Politécnico de Viana do Castelo conquista conceituado prémio no Japão

O documentário do projeto MUSAE, coordenado por docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, venceu o Prémio do Júri na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental no Tokyo Short Fest, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema independente no Japão.

Regional 11 Maio, 2025

Municípios aumentam para 150 mil euros apoio anual às Comédias do Minho

Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.

Nacional 11 Maio, 2025

Quase metade dos portugueses não altera prática de atividade física após diagnóstico de hipertensão ou colesterol elevado

No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.