Mais de meia centena de pessoas em situação sós ou sem abrigo vão partilhar o jantar na véspera de Natal. A tradição da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viana do Castelo, acontece há mais de três décadas.
Segundo o padre da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Artur Coutinho, a tradição tem, neste momento, inscritas 50 pessoas, mas o número ainda pode aumentar.“Há sempre pessoas que chegam à última hora, mas que têm sempre lugar”, garantiu.
A tradição do Natal dos Sós começou há 38 anos com “poucos participantes”, mas passou a ser “uma opção para quem vive só ou para os sem-abrigo”. “No ano passado, tivemos entre 40 e 45 pessoas. Este ano, são 50, mas o número vai subir”, realçou o pároco.
Além de pessoas do concelho, a ceia de Natal conta com imigrantes. “São pessoas oriundas da Ucrânia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Colômbia e, Brasil. Este ano, são mais os participantes estrangeiros do que os de Viana do Castelo”, completou.
O jantar acontece na véspera de Natal, pelas 19h30, no refeitório social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima.
A ementa inclui “todos os pratos de uma ceia tradicional de Natal, o bacalhau e sobremesas tradicionais da época, não faltando o bolo-rei e pão-de-ló”.
A paróquia suporta os custos da refeição natalícia, mas “tem apoio de pessoas que oferecem alguns alimentos”.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.