A Art Magazine, dedicada exclusivamente à arte, resulta do trabalho final de curso de três alunas finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
Com assinatura de Filipa Saavedra, estudante do terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da ESE-IPVC, Gabriela Castro e Juliana Silva responsáveis pela edição, textos e design gráfico da revista, a Art Magazine nasceu em resposta a um desafio lançado pelo coordenador do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da ESE-IPVC, Hélder Dias, que deu também origem à exposição “Error 404 – Art is found”.
No âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Curadoria, os estudantes puderam explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
“Foi-nos proposto escolher um artista para trazermos para a Escola ou levarmos para fora um artista de dentro. E nós escolhemos uma colega nossa”, começa por explicar Gabriela Castro.
“Em vez de fazermos uma exposição sobre a arte criada pela Filipa, preferimos desenvolver uma revista, que conta com várias das suas obras, assim com um pequeno texto explicativo sobre cada uma das obras. Desta forma, conseguimos explorar várias das vertentes trabalhadas em contexto de sala de aula”, concluiu Gabriela Castro.

O trabalho relaciona as várias técnicas aprendidas ao longo do seu percurso académico e Filipa Saavedra explica que é sobre uma tela, seja ela de papel, esferovite ou azulejo, que melhor se consegue exprimir: “Os meus trabalhos são a minha melhor ferramenta para existir”.
É através deles que vai sendo feliz, mas também triste, porque o importante, afirma, é não parar de criar.

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.