A Art Magazine, dedicada exclusivamente à arte, resulta do trabalho final de curso de três alunas finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
Com assinatura de Filipa Saavedra, estudante do terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da ESE-IPVC, Gabriela Castro e Juliana Silva responsáveis pela edição, textos e design gráfico da revista, a Art Magazine nasceu em resposta a um desafio lançado pelo coordenador do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da ESE-IPVC, Hélder Dias, que deu também origem à exposição “Error 404 – Art is found”.
No âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Curadoria, os estudantes puderam explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
“Foi-nos proposto escolher um artista para trazermos para a Escola ou levarmos para fora um artista de dentro. E nós escolhemos uma colega nossa”, começa por explicar Gabriela Castro.
“Em vez de fazermos uma exposição sobre a arte criada pela Filipa, preferimos desenvolver uma revista, que conta com várias das suas obras, assim com um pequeno texto explicativo sobre cada uma das obras. Desta forma, conseguimos explorar várias das vertentes trabalhadas em contexto de sala de aula”, concluiu Gabriela Castro.
O trabalho relaciona as várias técnicas aprendidas ao longo do seu percurso académico e Filipa Saavedra explica que é sobre uma tela, seja ela de papel, esferovite ou azulejo, que melhor se consegue exprimir: “Os meus trabalhos são a minha melhor ferramenta para existir”.
É através deles que vai sendo feliz, mas também triste, porque o importante, afirma, é não parar de criar.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.
Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.
O Boavista, campeão nacional em 2000/01 e emblema histórico do futebol português, foi despromovido à II Liga em 2024/25 e falhou a inscrição nas provas profissionais, enfrentando agora uma queda administrativa para a Liga 3.
O Benfica sagrou-se campeão português de futsal pela nona vez, ao vencer o Sporting, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, por 4-3, quebrando o ciclo de quatro títulos dos rivais.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, participou no evento de apresentação pública do projeto "Gerês-Xurés Mais Sustentável", que decorreu na cidade de Ourense, Galiza.