A Art Magazine, dedicada exclusivamente à arte, resulta do trabalho final de curso de três alunas finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
Com assinatura de Filipa Saavedra, estudante do terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da ESE-IPVC, Gabriela Castro e Juliana Silva responsáveis pela edição, textos e design gráfico da revista, a Art Magazine nasceu em resposta a um desafio lançado pelo coordenador do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da ESE-IPVC, Hélder Dias, que deu também origem à exposição “Error 404 – Art is found”.
No âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Curadoria, os estudantes puderam explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
“Foi-nos proposto escolher um artista para trazermos para a Escola ou levarmos para fora um artista de dentro. E nós escolhemos uma colega nossa”, começa por explicar Gabriela Castro.
“Em vez de fazermos uma exposição sobre a arte criada pela Filipa, preferimos desenvolver uma revista, que conta com várias das suas obras, assim com um pequeno texto explicativo sobre cada uma das obras. Desta forma, conseguimos explorar várias das vertentes trabalhadas em contexto de sala de aula”, concluiu Gabriela Castro.

O trabalho relaciona as várias técnicas aprendidas ao longo do seu percurso académico e Filipa Saavedra explica que é sobre uma tela, seja ela de papel, esferovite ou azulejo, que melhor se consegue exprimir: “Os meus trabalhos são a minha melhor ferramenta para existir”.
É através deles que vai sendo feliz, mas também triste, porque o importante, afirma, é não parar de criar.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.