A Art Magazine, dedicada exclusivamente à arte, resulta do trabalho final de curso de três alunas finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
Com assinatura de Filipa Saavedra, estudante do terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da ESE-IPVC, Gabriela Castro e Juliana Silva responsáveis pela edição, textos e design gráfico da revista, a Art Magazine nasceu em resposta a um desafio lançado pelo coordenador do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da ESE-IPVC, Hélder Dias, que deu também origem à exposição “Error 404 – Art is found”.
No âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Curadoria, os estudantes puderam explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
“Foi-nos proposto escolher um artista para trazermos para a Escola ou levarmos para fora um artista de dentro. E nós escolhemos uma colega nossa”, começa por explicar Gabriela Castro.
“Em vez de fazermos uma exposição sobre a arte criada pela Filipa, preferimos desenvolver uma revista, que conta com várias das suas obras, assim com um pequeno texto explicativo sobre cada uma das obras. Desta forma, conseguimos explorar várias das vertentes trabalhadas em contexto de sala de aula”, concluiu Gabriela Castro.

O trabalho relaciona as várias técnicas aprendidas ao longo do seu percurso académico e Filipa Saavedra explica que é sobre uma tela, seja ela de papel, esferovite ou azulejo, que melhor se consegue exprimir: “Os meus trabalhos são a minha melhor ferramenta para existir”.
É através deles que vai sendo feliz, mas também triste, porque o importante, afirma, é não parar de criar.

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.