Logo
Regional

Trabalhadores de origem latina aprendem a língua portuguesa em Vila Nova de Cerveira

12 Novembro, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Cerca de 60 formandos de diferentes nacionalidades da América do Sul - venezuelanos, bolivianos, colombianos e peruanos – receberam os diplomas que certificam a conclusão com êxito do plano de formação em língua portuguesa, destinado aos adultos que residem e/ou trabalham no concelho de Vila Nova de Cerveira, no âmbito do Projeto Local Promotor de Qualificação, dinamizado pela ETAP Cerveira.

O encontro, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, da Vereadora com o Pelouro da Educação, Sónia Guerreiro, do Secretário da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, Cândido Malheiro, do Diretor da ETAP, José Luís Presa, e do Coordenador do Centro Qualifica, além de técnicos, docentes e discentes.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira destacou o papel da ETAP na capacitação dos participantes, e felicitou os formandos “pelo esforço e conclusão de uma etapa importante que assegura uma melhor capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, facilitando a integração social, profissional e cívica dos participantes na comunidade cerveirense”. Rui Teixeira explicou que a autarquia tem desenvolvido “um trabalho persistente em prol da integração de migrantes, com diagnóstico de necessidades e apresentação de respostas facilitadoras. Todos temos muito a aprender com os outros”.

De sublinhar que o aumento significativo da população estrangeira residente no concelho de Vila Nova de Cerveira levou o executivo municipal liderado por Rui Teixeira a adotar uma estratégia efetiva de integração e inclusão, através de ações por iniciativa própria e/ou em parceria. À dinamização de aulas de Português Língua de Acolhimento (PLA), há ainda a implementação de dois espaços Centro Local de Apoio à Integração de migrantes (CLAIM) – no CAE e no Centro Coordenador de Transportes – e de um novo centro de atendimento da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de Vila Nova de Cerveira, por forma a apoiar todo o processo de integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local.

De acordo com os resultados dos Censos 2021, verifica-se que os residentes estrangeiros no concelho de Vila Nova de Cerveira subiram de 278 em 2011 para 607 em 2021, correspondendo a uma variação de, aproximadamente, 120%, sendo na sua maioria oriundos de países não pertencentes ao espaço territorial da União Europeia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 12 Setembro, 2025

Monção: Grupo “De Vacas” atua no Cine Teatro João Verde a 18 de outubro

Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.

Regional 12 Setembro, 2025

Valença acolhe ação de capacitação sobre Mobilidade Urbana Sustentável na próxima terça-feira

A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.

Regional 12 Setembro, 2025

Paredes de Coura investe 1,7 milhões em novo espaço cultural comunitário

A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.

Regional 12 Setembro, 2025

Homem detido em Viana do Castelo por posse de arma proibida

Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.

Desporto 12 Setembro, 2025

Valença acolhe XI Torneio Eurocidade de Hóquei em Patins com mais de 350 atletas

A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.

Regional 12 Setembro, 2025

Cerimónia de Entrega de Medalhas e Diplomas no Comando Distrital de Viana do Castelo

Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.

Nacional 12 Setembro, 2025

Região Norte supera meta nacional de retoma de embalagens mas falha no vidro

A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.