De 18 a 25 de maio, a semana académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está de regresso ao coração do Alto Minho e a Ponte de Lima. O cartaz da 36ª edição já é conhecido.
Em Refoios do Lima, Toy será o cabeça-de-cartaz de uma noite que irá contar, também, com Kalhambeke e o DJ Cozta. Mas antes, a semana académica conta com dois dos mais emblemáticos momentos: a Monumental Serenata, dia 18, às 23h59, e a missa de finalistas, no dia seguinte, às 10h00, no Campo da Nossa Senhora da Agonia.
A semana académica faz uma pausa a 21 de maio para carregar baterias e retomar no dia seguinte, com o cortejo académico, dedicado ao tema dos Acontecimentos Históricos. E é aqui que reside uma das “maiores conquistas” da edição deste ano. “Pela primeira vez”, o cortejo académico irá contar com 19 carros alegóricos. “São mais três do que o ano passado. E mais carros significa também mais estudantes no desfile. Estamos a contar com mais de 2.500 estudantes, essencialmente aqueles que entraram no IPVC este ano letivo e os finalistas”, explica o presidente da Federação Académica do IPVC, Henrique Maciel.
Também no dia 22 de maio, a animação prossegue pela noite com as atuações de Quem é o Bob?, num tributo a Bob Marley, seguindo-se os DJ’s Zanova e Pette. Pelo meio, a Hinoportuna também sobe ao palco.
Os dias seguintes trarão até Viana do Castelo Pappillon, com Quim das Remisturas e o DJ Kozzi, mas também Mundo Segundo & Sam The Kid. A noite só termina depois das atuações de Oder e Avatar com o DJ Kardo.
A última noite está reservada para um dos grandes nomes da edição deste ano da semana académica. Piruka promete fechar em grande o cartaz de 2024. Overule e o DJ vianense Fábio Gonçalves completam o programa.
“Temos um programa muito bom, com excelentes cabeças-de-cartaz, que são do conhecimento geral dos estudantes, mas penso que também fomos bem-sucedidos na contratação dos DJ’s”, descreve Henrique Maciel, que se diz “bastante satisfeito” com o cartaz deste ano. “Sinto-me realizado, não só pelo cartaz, que vai de encontro ao que tínhamos pensado, mas também porque acredito que este ano vamos ter um saldo positivo no final. Espero que na Semana Académica, mas também na Receção ao Caloiro”.
O programa na íntegra pode ser consultado aqui:

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.