De 18 a 25 de maio, a semana académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está de regresso ao coração do Alto Minho e a Ponte de Lima. O cartaz da 36ª edição já é conhecido.
Em Refoios do Lima, Toy será o cabeça-de-cartaz de uma noite que irá contar, também, com Kalhambeke e o DJ Cozta. Mas antes, a semana académica conta com dois dos mais emblemáticos momentos: a Monumental Serenata, dia 18, às 23h59, e a missa de finalistas, no dia seguinte, às 10h00, no Campo da Nossa Senhora da Agonia.
A semana académica faz uma pausa a 21 de maio para carregar baterias e retomar no dia seguinte, com o cortejo académico, dedicado ao tema dos Acontecimentos Históricos. E é aqui que reside uma das “maiores conquistas” da edição deste ano. “Pela primeira vez”, o cortejo académico irá contar com 19 carros alegóricos. “São mais três do que o ano passado. E mais carros significa também mais estudantes no desfile. Estamos a contar com mais de 2.500 estudantes, essencialmente aqueles que entraram no IPVC este ano letivo e os finalistas”, explica o presidente da Federação Académica do IPVC, Henrique Maciel.
Também no dia 22 de maio, a animação prossegue pela noite com as atuações de Quem é o Bob?, num tributo a Bob Marley, seguindo-se os DJ’s Zanova e Pette. Pelo meio, a Hinoportuna também sobe ao palco.
Os dias seguintes trarão até Viana do Castelo Pappillon, com Quim das Remisturas e o DJ Kozzi, mas também Mundo Segundo & Sam The Kid. A noite só termina depois das atuações de Oder e Avatar com o DJ Kardo.
A última noite está reservada para um dos grandes nomes da edição deste ano da semana académica. Piruka promete fechar em grande o cartaz de 2024. Overule e o DJ vianense Fábio Gonçalves completam o programa.
“Temos um programa muito bom, com excelentes cabeças-de-cartaz, que são do conhecimento geral dos estudantes, mas penso que também fomos bem-sucedidos na contratação dos DJ’s”, descreve Henrique Maciel, que se diz “bastante satisfeito” com o cartaz deste ano. “Sinto-me realizado, não só pelo cartaz, que vai de encontro ao que tínhamos pensado, mas também porque acredito que este ano vamos ter um saldo positivo no final. Espero que na Semana Académica, mas também na Receção ao Caloiro”.
O programa na íntegra pode ser consultado aqui:

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.