A Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou está a promover um conjunto alargado de atividades culturais, desportivas e de convívio durante o verão de 2025, envolvendo a comunidade local e também os muitos emigrantes que nesta altura regressam à terra natal.
O programa, que inclui eventos como o Dia da Comunidade, as Jornadas Verão em União e um Passeio Convívio de um dia, é pensado para todas as idades e perfis de participação. As iniciativas vão desde caminhadas, torneios de futsal, workshops de bordados regionais, teatro e concertos, até a momentos de grande convívio como o piquenique comunitário e um jogo de futebol entre residentes e emigrantes.
Além disso, no dia 20 de setembro, realizar-se-á um passeio cultural de um dia a locais emblemáticos do Alto Minho como S. António de Mixões da Serra, Lindoso, Castro Laboreiro, Melgaço e Valença, gratuito para idosos com mais de 60 anos que não tenham participado no passeio de dois dias em maio.
Em declarações ao nosso jornal, o Presidente da Junta, Filipe Costa, destaca a importância destas ações:
“Este tipo de atividades são aquilo que o executivo considera um verdadeiro investimento em capital humano. Através delas, queremos fortalecer os laços entre as comunidades de ambas as margens do Rio Seixo, criando uma freguesia mais unida e coesa.”
“Durante o ano, organizamos algumas sessões culturais como teatro e concertos de Natal, mas é no verão que sentimos um regresso especial dos nossos conterrâneos emigrados. Por isso, reforçamos a oferta desportiva e cultural, fomentando a amizade e a integração entre todos. Estes eventos são abertos a toda a população, inclusivamente visitantes de fora da freguesia, que são sempre bem-vindos.”
“A adesão tem sido muito positiva e o sucesso das edições anteriores reflete-se no crescimento da nossa página de Facebook, que já ultrapassa o número de habitantes da freguesia, um marco simbólico da união que se tem construído.”
“Este ano, contamos com o apoio inestimável das nossas associações locais, a quem deixo um profundo agradecimento. Apesar de sermos uma das freguesias mais pequenas do concelho, temos um tecido associativo ativo e resiliente, o que muito dignifica Torre e Vila Mou.”
“Aproveito ainda para lembrar que, além destas atividades, teremos duas festas religiosas de grande tradição: a Festa em Honra do Senhor do Socorro e Senhora das Dores, de 8 a 10 de agosto em Torre, e a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Emigrantes, nos dias 14 e 15 de agosto em Vila Mou. Convido toda a população a participar, colaborar com as comissões de festas e acolher, mais uma vez, quem nos visita.”
Com um espírito de união e partilha, Torre e Vila Mou continua a afirmar-se como uma freguesia viva, participativa e orgulhosa das suas raízes.

Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.