Os cinco detidos no âmbito da Operação Influencer viram cair os crimes de corrupção e de prevaricação de que estavam indiciados pelo Ministério Público.
Diogo Lacerda Machado, amigo do primeiro-ministro, é o que tem a medida de coação mais pesada: terá de pagar uma caução de 150 mil euros e fica proibido de se ausentar do país.
O juiz considera que Lacerda Machado está fortemente indiciado pela prática de um crime de tráfico de influências, mas deixou cair os crimes de corrupção ativa e prevaricação que o Ministério Público tinha apontado.
Vítor Escária, o ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro, também fica impedido de sair do país e está indiciado pelo crime de tráfico de influências, em co-autoria com Diogo Lacerda Machado. O juiz de instrução criminal não validou o crime de prevaricação.
Os outros arguidos que estavam detidos ficam apenas com termo de identidade e residência (TIR).
O presidente da Câmara de Sines deixou de estar indiciado por qualquer crime.
Os dois administradores da Start Campus vão responder por tráfico de influência e a empresa terá de pagar uma caução no valor de 600 mil euros.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.