O Sporting entra para a última jornada da I Liga de futebol a depender de si para conquistar o título de campeão, em igualdade com o Benfica, que tem de esperar um deslize dos 'leões' para poder festejar.
Depois da igualdade a um golo no dérbi da 33.ª e penúltima jornada na Luz, os ‘leões’ e as ‘águias’ entram para a derradeira ronda com os mesmos 79 pontos, mas com o Sporting a ter vantagem no confronto direto.
Assim, para conseguir o primeiro bicampeonato desde que alcançou o ‘tetra’ em 1953/54, o Sporting, que recebe o Vitória de Guimarães, tem ‘apenas’ de conseguir o mesmo resultado do Benfica, que visita o Sporting de Braga.
Apenas um deslize do Sporting frente aos vimaranenses pode permitir ao Benfica ser campeão, tendo sempre de fazer um melhor resultado do que os ‘leões’.
Para o derradeiro jogo da época, marcado para as 18:00 deste sábado, tal como o do Benfica, o treinador do Sporting, Rui Borges, não vai poder contar com o capitão Morten Hjulmand, que completou uma série de amarelos, nem com Ricardo Esgaio, expulso após o final do encontro da Luz.
Contudo, tanto Sporting como Benfica vão encontrar equipas ainda com objetivos importantes por concretizar neste fim de temporada, com o Sporting de Braga a ter contas mais complicadas para chegar ao terceiro lugar, do que as do Vitória de Guimarães para atingir o quinto posto e a última vaga europeia.
Os bracarenses têm muito ténues esperanças de chegar ao pódio, uma vez que estão a três pontos do FC Porto, que recebe, igualmente no sábado, às 18:00, o já tranquilo Nacional, sem Nehuén Pérez, expulso no triunfo em casa do Boavista.
Mesmo em caso de derrota, os ‘dragões’ dificilmente vão perder o terceiro lugar, que dá acesso direto à fase de liga da Liga Europa, uma vez que os ‘arsenalistas’ teriam de bater o Benfica e recuperar de uma diferença de sete golos em relação ao FC Porto.
Na luta pela presença na Liga Conferência, o Vitória de Guimarães (quinto) e o Santa Clara (sexto) entram para a última jornada em igualdade, com os mesmos 54 pontos, embora com vantagem no confronto direto para os vimaranenses, que apenas precisam de fazer o mesmo resultado que os açorianos.
Contudo, o Santa Clara tem, em teoria, um encontro mais acessível, uma vez que visita o ‘aflito’ Farense, embora o representante algarvio na I Liga esteja obrigar a pontuar para tentar fugir à despromoção.
Os lugares de despromoção também vão ser todos decididos na última jornada, com a certeza de que o lanterna-vermelha Boavista precisa de um ‘milagre’ para chegar ao play-off, com a manutenção direta já afastada matematicamente.
À entrada para a última jornada, o Estrela da Amadora (15.º), com 29 pontos, é a primeira equipa em zona de manutenção, mas tem apenas dois pontos de avanço sobre o AVS (16.º) e sobre o Farense (17.º), com os ‘axadrezados’ a cinco pontos.
Tirando o Farense, que joga com o Santa Clara, as restantes equipas defrontam equipas já sem objetivos claros na última jornada: Estoril Praia-Estrela da Amadora, Arouca–Boavista e AVS–Moreirense.
Para o Boavista, as contas são fáceis de fazer, mas difíceis de concretizar, uma vez que tem de ganhar o seu encontro e esperar que AVS e Farense sejam derrotados, para assim garantir o 16.º lugar, de acesso ao play-off de manutenção, uma vez que, com as três equipas empatadas, os ‘axadrezados’ têm vantagem no confronto direto.
Para o Estrela da Amadora, uma vitória garante a manutenção, com qualquer outro resultado a deixar o clube dos arredores de Lisboa a depender dos resultados de AVS e Farense, com os quais tem desvantagem no confronto direto.
Um empate dos ‘tricolores’ e uma vitória de AVS e Farense deixava os três clubes empatados com 30 pontos, com a equipa da Vila das Aves a garantir a manutenção, os algarvios o play-off e o Estrela a ser despromovido, desfecho igual caso os amadorenses percam e os outros dois vençam.
Verificando-se uma igualdade entre AVS, que em caso de triunfo assegura sempre, pelo menos, o play-off, e Farense, a vantagem no confronto direto será também da equipa nortenha.
Os únicos encontros da última jornada realizados na sexta-feira foram o Famalicão-Casa Pia (2-1) e o Rio Ave-Gil Vicente (1-1).
AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.
A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.
Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.
Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.
O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.
Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.