O Papa Francisco considerou hoje que um título académico deve ser visto como um mandato para as pessoas se dedicarem a uma sociedade mais justa e defendeu que seria um desperdício pensar a universidade para perpetuar sistema elitista.
“O título académico não pode ser visto apenas como uma licença para construir o bem-estar pessoal, mas como um mandato para se dedicar a uma sociedade mais justa e inclusiva, ou seja, mais avançada”, afirmou Francisco, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, perante uma plateia de jovens universitários, na primeira iniciativa do seu segundo dia em Portugal, onde preside à Jornada Mundial da Juventude.
Segundo o Papa, “se o conhecimento não for acolhido como uma responsabilidade, torna-se estéril, se quem recebeu uma formação superior — que hoje, em Portugal e no mundo, continua a ser um privilégio –, não se esforça por restituir algo naquilo de que beneficiou, no fundo não compreendeu profundamente o que lhe foi oferecido”.
Quanto à universidade, que “se comprometeu a formar as novas gerações, seria um desperdício pensá-la apenas para perpetuar o atual sistema elitista e desigual do mundo com o ensino superior que continua a ser um privilégio de poucos”.
Defendendo que experiências de serviço fraterno que “nascem no meio académico deveriam ser consideradas indispensáveis para quem passa pela universidade”, Francisco citou a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que, numa entrevista, à pergunta sobre “o que gostaria de ver realizado em Portugal neste novo século”, respondeu que “gostaria que se realizasse a justiça social, a diminuição das diferenças entre ricos e pobres”.
“Dirijo agora a mesma pergunta a vós, caros estudantes, peregrinos do saber: Que quereis ver realizado em Portugal e no mundo? Quais mudanças, quais transformações? E como pode a universidade, especialmente a Católica, contribuir para isso?”, questionou.
Após ouvir os testemunhos de quatro jovens, mencionou Almada Negreiros — “sonhei com um país onde todos chegavam a mestres” — para dizer que “também este idoso que vos fala sonha que a vossa geração se torne uma geração de mestres”, de humanidade, compaixão e de novas oportunidades, “para o planeta e seus habitantes, mestres de esperança”.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.