Logo
Nacional

Título académico deve ser mandato para dedicação a sociedade mais justa

3 Agosto, 2023 | 11:53
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Papa Francisco considerou hoje que um título académico deve ser visto como um mandato para as pessoas se dedicarem a uma sociedade mais justa e defendeu que seria um desperdício pensar a universidade para perpetuar sistema elitista.

“O título académico não pode ser visto apenas como uma licença para construir o bem-estar pessoal, mas como um mandato para se dedicar a uma sociedade mais justa e inclusiva, ou seja, mais avançada”, afirmou Francisco, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, perante uma plateia de jovens universitários, na primeira iniciativa do seu segundo dia em Portugal, onde preside à Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o Papa, “se o conhecimento não for acolhido como uma responsabilidade, torna-se estéril, se quem recebeu uma formação superior — que hoje, em Portugal e no mundo, continua a ser um privilégio –, não se esforça por restituir algo naquilo de que beneficiou, no fundo não compreendeu profundamente o que lhe foi oferecido”.

Quanto à universidade, que “se comprometeu a formar as novas gerações, seria um desperdício pensá-la apenas para perpetuar o atual sistema elitista e desigual do mundo com o ensino superior que continua a ser um privilégio de poucos”.

Defendendo que experiências de serviço fraterno que “nascem no meio académico deveriam ser consideradas indispensáveis para quem passa pela universidade”, Francisco citou a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que, numa entrevista, à pergunta sobre “o que gostaria de ver realizado em Portugal neste novo século”, respondeu que “gostaria que se realizasse a justiça social, a diminuição das diferenças entre ricos e pobres”.

“Dirijo agora a mesma pergunta a vós, caros estudantes, peregrinos do saber: Que quereis ver realizado em Portugal e no mundo? Quais mudanças, quais transformações? E como pode a universidade, especialmente a Católica, contribuir para isso?”, questionou.

Após ouvir os testemunhos de quatro jovens, mencionou Almada Negreiros — “sonhei com um país onde todos chegavam a mestres” — para dizer que “também este idoso que vos fala sonha que a vossa geração se torne uma geração de mestres”, de humanidade, compaixão e de novas oportunidades, “para o planeta e seus habitantes, mestres de esperança”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.