No ISA World Para Surfing Championship, que se realizou de 4 a 11 de dezembro, em Pismo Beach, na Califórnia, a equipa liderada pelo docente da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), Tiago Prieto, arrecadou o melhor resultado de sempre para a seleção nacional. Embora estivessem apenas três atletas lusos em competição, foram conquistadas duas medalhas de ouro para Portugal, uma estreia em grande para Tiago Prieto como selecionador nacional de para surfing.
A vianense Marta Paço, atleta do Surf Clube de Viana e que teve Tiago Prieto como treinador desde a primeira onda surfada, sagrou-se bicampeã na categoria VI 1, para surfistas cegas, Camilo Abdula também conquistou o ouro e o atleta de Sines venceu na categoria Stand 1.
Tiago Prieto destaca os resultados conquistados pela seleção nacional no Mundial de Para Surfing, disputado na Califórnia, e traça os Jogos Paralímpicos como um dos objetivos a ser cumprido em alguns anos.
“O balanço é excelente! Em três atletas, trouxemos duas medalhas de ouro para Portugal”, refere Tiago Prieto, que não esconde a vontade em revalidar os títulos alcançados na Califórnia, mas também o desejo de aumentar o número de atletas com competências formativas e técnicas para representar Portugal.
A representar a seleção esteve também Tomás Freitas. Não conquistou medalhas, mas Tiago Prieto considera-o um jovem com bastante margem de progressão.
A primeira participação de Tiago Prieto no Mundial da ISA – Associação Internacional de Surf – foi como treinador da Marta Paço, em dezembro de 2018. Na altura, a jovem vianense, com apenas 13 anos e cega de nascença, conquistou o bronze, sagrando-se também a primeira atleta portuguesa de surf adaptado, atual para surfing, a conquistar uma medalha numa prova mundial.
Tiago Prieto leciona, desde 2006, o módulo de Surfing no curso de licenciatura de Desporto e Lazer, no Politécnico de Viana do Castelo, acumulando, desde janeiro último, com a função de selecionador nacional.
A Escola Superior de Desporto e Lazer, do Politécnico de Viana do Castelo, também se destacou em Portugal ao apostar na disciplina de surfing. Tiago Prieto considera ter sido “uma excelente aposta, pois o surfing está em expansão e é uma área carente de especialistas. Há cada vez mais atletas e profissionais da área, pelo que se tornou importante haver também formação e formação superior”, destacou.
E se o futuro próximo da seleção de Para Surfing passa pela revalidação do título mundial, chegar os Jogos Paralímpicos é outro objetivo. “Julgo que nos próximos Jogos Paralímpicos, em 2024, em Paris, ainda não será possível, mas nos seguintes já acredito. Estamos a trabalhar para isso”, remata Tiago Prieto.
O Mundial na Califórnia contou com 180 atletas oriundos de 28 países.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.