Com ligação ao Politécnico de Viana do Castelo há mais de três décadas, a antiga pro-presidente para a área da Inovação Pedagógica assume agora funções como Provedora do Estudante. Teresa Gonçalves, docente e investigadora, sucede Rui Gomes, tendo sido nomeada por despacho do presidente do IPVC, com o propósito principal de defender os estudantes e servir de ligação entre a comunidade académica e a instituição.
Começou o percurso profissional na Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Vila Nova de Gaia e depois passou pela Associação para a Integração da Criança Inadaptada antes de integrar o Politécnico de Viana do Castelo, instituição com a qual iniciou a sua relação há 35 anos.
Formada em Psicologia, Teresa Gonçalves foi subdiretora da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo durante dois períodos – de 1998 a 2003 e de 2009 a 2015 –, antes de assumir funções como pró-presidente da instituição para a Inovação Pedagógica, entre 2019 e 2023, durante o primeiro mandato do atual presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Ao longo do seu percurso profissional, a docente coordenadora do Politécnico de Viana do Castelo publicou 19 artigos em revistas especializadas, sete capítulos de livros e seis livros. Participou em 13 projetos de investigação ou intervenção no domínio da Educação e da Psicologia da Educação.
A nova Provedora do Estudante do IPVC agradece “a confiança depositada”, destacando que é sua função defender os direitos e os interesses dos estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. Com uma ação orientada para os estudantes num ambiente naturalmente diferenciador, integrador e favorável ao seu sucesso escolar, a nova Provedora do Estudante manterá uma forte ligação às associações de estudantes, sempre disponível para ouvir e auxiliar toda a comunidade académica.
Teresa Gonçalves sucede, desta forma, a Rui Gomes, ex-docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), que exerceu o cargo nos últimos dois anos. Ao longo do seu mandato, Rui Gomes reuniu por diversas vezes com diretores de Escolas, docentes, estudantes e antigos estudantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.