Com ligação ao Politécnico de Viana do Castelo há mais de três décadas, a antiga pro-presidente para a área da Inovação Pedagógica assume agora funções como Provedora do Estudante. Teresa Gonçalves, docente e investigadora, sucede Rui Gomes, tendo sido nomeada por despacho do presidente do IPVC, com o propósito principal de defender os estudantes e servir de ligação entre a comunidade académica e a instituição.
Começou o percurso profissional na Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Vila Nova de Gaia e depois passou pela Associação para a Integração da Criança Inadaptada antes de integrar o Politécnico de Viana do Castelo, instituição com a qual iniciou a sua relação há 35 anos.
Formada em Psicologia, Teresa Gonçalves foi subdiretora da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo durante dois períodos – de 1998 a 2003 e de 2009 a 2015 –, antes de assumir funções como pró-presidente da instituição para a Inovação Pedagógica, entre 2019 e 2023, durante o primeiro mandato do atual presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Ao longo do seu percurso profissional, a docente coordenadora do Politécnico de Viana do Castelo publicou 19 artigos em revistas especializadas, sete capítulos de livros e seis livros. Participou em 13 projetos de investigação ou intervenção no domínio da Educação e da Psicologia da Educação.
A nova Provedora do Estudante do IPVC agradece “a confiança depositada”, destacando que é sua função defender os direitos e os interesses dos estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. Com uma ação orientada para os estudantes num ambiente naturalmente diferenciador, integrador e favorável ao seu sucesso escolar, a nova Provedora do Estudante manterá uma forte ligação às associações de estudantes, sempre disponível para ouvir e auxiliar toda a comunidade académica.
Teresa Gonçalves sucede, desta forma, a Rui Gomes, ex-docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), que exerceu o cargo nos últimos dois anos. Ao longo do seu mandato, Rui Gomes reuniu por diversas vezes com diretores de Escolas, docentes, estudantes e antigos estudantes.
Esta sexta-feira, 21 de novembro, às 21h00, chega ao Festival de Teatro de Viana do Castelo, “Lá”, uma coprodução entre o Teatro Meridional e o Teatro Regional da Serra do Montemuro.
A concept store Adorn, em Viana do Castelo, está a dinamizar uma iniciativa inédita que promete trazer mais movimento e curiosidade à Rua Manuel Espregueira durante o mês de dezembro. Até ao dia 24, a loja está a deixar diariamente um presente à porta, numa ação que reinventa o tradicional calendário de advento e pretende envolver a comunidade no espírito natalício.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta este sábado os resultados finais do Projeto Bem Comum, uma iniciativa que durante dois anos percorreu o Norte do país para identificar boas práticas e inovar na gestão comunitária dos baldios.
O Espaço Cultural Linha Norte, no Estação Viana Shopping em Viana do Castelo, será o palco da estreia nacional de “Ah Amália On Tour”, no dia 27 de novembro, data em que se assinalam os 14 anos da inscrição do Fado na lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. A iniciativa marca o início da circulação do projeto imersivo Ah Amália – Living Experience pelo país.
O projeto “Náutica nas Escolas” deu oficialmente início à edição de 2025/2026 no inicio desta semana, reforçando uma vez mais o compromisso de promover a prática de modalidades náuticas no contexto escolar. O Darque Kayak Clube, que este ano acompanha mais de metade das turmas envolvidas, agradece publicamente a confiança depositada pelas escolas do concelho no trabalho do clube.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou mais de 30 operações de Conservação da Natureza e Biodiversidade nas áreas protegidas da região, num investimento total de 27,5 milhões de euros, anunciou a entidade durante a sessão “NORTE 2030 – Conservação da Natureza e Biodiversidade”, realizada em Ponte da Barca.