Com ligação ao Politécnico de Viana do Castelo há mais de três décadas, a antiga pro-presidente para a área da Inovação Pedagógica assume agora funções como Provedora do Estudante. Teresa Gonçalves, docente e investigadora, sucede Rui Gomes, tendo sido nomeada por despacho do presidente do IPVC, com o propósito principal de defender os estudantes e servir de ligação entre a comunidade académica e a instituição.
Começou o percurso profissional na Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Vila Nova de Gaia e depois passou pela Associação para a Integração da Criança Inadaptada antes de integrar o Politécnico de Viana do Castelo, instituição com a qual iniciou a sua relação há 35 anos.
Formada em Psicologia, Teresa Gonçalves foi subdiretora da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo durante dois períodos – de 1998 a 2003 e de 2009 a 2015 –, antes de assumir funções como pró-presidente da instituição para a Inovação Pedagógica, entre 2019 e 2023, durante o primeiro mandato do atual presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Ao longo do seu percurso profissional, a docente coordenadora do Politécnico de Viana do Castelo publicou 19 artigos em revistas especializadas, sete capítulos de livros e seis livros. Participou em 13 projetos de investigação ou intervenção no domínio da Educação e da Psicologia da Educação.
A nova Provedora do Estudante do IPVC agradece “a confiança depositada”, destacando que é sua função defender os direitos e os interesses dos estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. Com uma ação orientada para os estudantes num ambiente naturalmente diferenciador, integrador e favorável ao seu sucesso escolar, a nova Provedora do Estudante manterá uma forte ligação às associações de estudantes, sempre disponível para ouvir e auxiliar toda a comunidade académica.
Teresa Gonçalves sucede, desta forma, a Rui Gomes, ex-docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), que exerceu o cargo nos últimos dois anos. Ao longo do seu mandato, Rui Gomes reuniu por diversas vezes com diretores de Escolas, docentes, estudantes e antigos estudantes.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.