Com ligação ao Politécnico de Viana do Castelo há mais de três décadas, a antiga pro-presidente para a área da Inovação Pedagógica assume agora funções como Provedora do Estudante. Teresa Gonçalves, docente e investigadora, sucede Rui Gomes, tendo sido nomeada por despacho do presidente do IPVC, com o propósito principal de defender os estudantes e servir de ligação entre a comunidade académica e a instituição.
Começou o percurso profissional na Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Vila Nova de Gaia e depois passou pela Associação para a Integração da Criança Inadaptada antes de integrar o Politécnico de Viana do Castelo, instituição com a qual iniciou a sua relação há 35 anos.
Formada em Psicologia, Teresa Gonçalves foi subdiretora da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo durante dois períodos – de 1998 a 2003 e de 2009 a 2015 –, antes de assumir funções como pró-presidente da instituição para a Inovação Pedagógica, entre 2019 e 2023, durante o primeiro mandato do atual presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Ao longo do seu percurso profissional, a docente coordenadora do Politécnico de Viana do Castelo publicou 19 artigos em revistas especializadas, sete capítulos de livros e seis livros. Participou em 13 projetos de investigação ou intervenção no domínio da Educação e da Psicologia da Educação.
A nova Provedora do Estudante do IPVC agradece “a confiança depositada”, destacando que é sua função defender os direitos e os interesses dos estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. Com uma ação orientada para os estudantes num ambiente naturalmente diferenciador, integrador e favorável ao seu sucesso escolar, a nova Provedora do Estudante manterá uma forte ligação às associações de estudantes, sempre disponível para ouvir e auxiliar toda a comunidade académica.
Teresa Gonçalves sucede, desta forma, a Rui Gomes, ex-docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), que exerceu o cargo nos últimos dois anos. Ao longo do seu mandato, Rui Gomes reuniu por diversas vezes com diretores de Escolas, docentes, estudantes e antigos estudantes.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.