Terapias Integrativas, um complemento ao Duche Vichy, é um curso inovador que se destina a profissionais com ambição em aprofundar conhecimentos em terapias complementares, combinando técnicas de bem-estar e saúde com a aplicação prática do Duche Vichy do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A ação de formação contínua microcredenciada irá funcionar em regime pós-laboral ao longo do mês de outubro. As candidaturas estão já a decorrer e aqueles que concluirem o curso com sucesso terão direito a uma bolsa de 50% do valor da propina.
Capacitar os profissionais com competências avançadas em terapias integrativas, centradas no Duche Vichy, permitindo-lhes oferecer tratamentos diferenciadores e de alta qualidade, é o objetivo central da ação de formação contínua microcredenciada que o Politécnico de Viana do Castelo irá ministrar durante o mês de outubro. As candidaturas estão abertas até dia 22 de setembro. A conclusão do curso com sucesso dá direito a bolsa de 50% do valor da propina.
A formação em Terapias Integrativas – Um complemento ao Duche Vichy, a funcionar em regime pós-laboral e destina-se a profissionais com formação na área da massagem, que ambicionam aprofundar conhecimentos em terapias complementares, combinando técnicas de bem-estar e saúde. O curso da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) será orientado para técnicos de termalismo ou massagistas.
A formação Duche Vichy e os seus benefícios terapêuticos poderão ser potenciados quando associados a terapias integrativas, como a aromoterapia, a fitoterapia e técnicas de massagem específicas, permitindo personalizar tratamentos.
Trata-se de uma técnica terapêutica que envolve a manipulação dos tecidos moles através de um duche-massagem natural, combinando técnicas de massagem com a pressão exercida pelos jatos da água. O Duche Vichy é igualmente definido como uma técnica de hidroterapia amplamente utilizada em spas e centros de bem-estar.
O Politécnico de Viana do Castelo continua, desta forma, a apostar na qualificação e na atualização de competências profissionais, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região.
A conclusão com sucesso da formação confere 3 créditos (ECTS) e o curso é desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
Fique a conhecer com mais pormenor esta ação de formação contínua microcredenciada AQUI e apresente a sua candidatura até dia 22 de setembro.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.