Terapias Integrativas, um complemento ao Duche Vichy, é um curso inovador que se destina a profissionais com ambição em aprofundar conhecimentos em terapias complementares, combinando técnicas de bem-estar e saúde com a aplicação prática do Duche Vichy do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A ação de formação contínua microcredenciada irá funcionar em regime pós-laboral ao longo do mês de outubro. As candidaturas estão já a decorrer e aqueles que concluirem o curso com sucesso terão direito a uma bolsa de 50% do valor da propina.
Capacitar os profissionais com competências avançadas em terapias integrativas, centradas no Duche Vichy, permitindo-lhes oferecer tratamentos diferenciadores e de alta qualidade, é o objetivo central da ação de formação contínua microcredenciada que o Politécnico de Viana do Castelo irá ministrar durante o mês de outubro. As candidaturas estão abertas até dia 22 de setembro. A conclusão do curso com sucesso dá direito a bolsa de 50% do valor da propina.
A formação em Terapias Integrativas – Um complemento ao Duche Vichy, a funcionar em regime pós-laboral e destina-se a profissionais com formação na área da massagem, que ambicionam aprofundar conhecimentos em terapias complementares, combinando técnicas de bem-estar e saúde. O curso da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) será orientado para técnicos de termalismo ou massagistas.
A formação Duche Vichy e os seus benefícios terapêuticos poderão ser potenciados quando associados a terapias integrativas, como a aromoterapia, a fitoterapia e técnicas de massagem específicas, permitindo personalizar tratamentos.
Trata-se de uma técnica terapêutica que envolve a manipulação dos tecidos moles através de um duche-massagem natural, combinando técnicas de massagem com a pressão exercida pelos jatos da água. O Duche Vichy é igualmente definido como uma técnica de hidroterapia amplamente utilizada em spas e centros de bem-estar.
O Politécnico de Viana do Castelo continua, desta forma, a apostar na qualificação e na atualização de competências profissionais, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região.
A conclusão com sucesso da formação confere 3 créditos (ECTS) e o curso é desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
Fique a conhecer com mais pormenor esta ação de formação contínua microcredenciada AQUI e apresente a sua candidatura até dia 22 de setembro.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.