A tempestade Berenice está a afetar Portugal continental, sendo esperada chuva forte este sábado, especialmente no centro e sul, que se deve manter até à madrugada de domingo, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“A forte instabilidade atmosférica associada ao transporte de uma massa de ar muito húmida na circulação da região depressionária, onde se insere a depressão Berenice, está já a afetar Portugal e assim irá continuar este sábado (dia 12), resultando em precipitação forte, em especial nas regiões Centro e Sul”, destacou o instituto, num comunicado.
O maior impacto desta tempestade é esperado em Espanha, com precipitação muito forte na região da Andaluzia, razão que levou à sua nomeação pelo Serviço Meteorológico de Espanha (AEMET).
O IPMA sublinhou, em comunicado, que se espera “um novo agravamento do estado do tempo na madrugada de dia 12, com persistência de precipitação por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes, em especial nas regiões a sul do sistema Montejunto-Estrela”.
“Iniciar-se-á uma melhoria progressiva a partir da tarde, desde as regiões mais próximas do litoral oeste até ao interior. Este regime de precipitação mais intensa poderá persistir no sotavento algarvio até à madrugada de domingo (dia 13), dia em que se espera um significativo desagravamento do estado do tempo, embora possam ainda ocorrer aguaceiros, pontualmente acompanhados de trovoada, em especial no interior e durante a tarde”, acrescentou.
O instituto alertou ainda para “um aumento da agitação marítima, esperando-se ondas até 3,5 metros na costa ocidental até ao final de sábado (dia 12), com um gradual desagravamento durante o dia 13”.
Os distritos de Évora, Faro, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão até às 18:00 de sábado sob aviso amarelo devido à previsão de “precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada”. Entre as 09:00 e as 18:00 de sábado, estão também sob aviso amarelo de trovoada, que podem ser “frequentes e dispersas”.
Já Lisboa, Leiria e Setúbal estão sob aviso amarelo de chuva até às 15h00 deste sábado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.