A tempestade Berenice está a afetar Portugal continental, sendo esperada chuva forte este sábado, especialmente no centro e sul, que se deve manter até à madrugada de domingo, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“A forte instabilidade atmosférica associada ao transporte de uma massa de ar muito húmida na circulação da região depressionária, onde se insere a depressão Berenice, está já a afetar Portugal e assim irá continuar este sábado (dia 12), resultando em precipitação forte, em especial nas regiões Centro e Sul”, destacou o instituto, num comunicado.
O maior impacto desta tempestade é esperado em Espanha, com precipitação muito forte na região da Andaluzia, razão que levou à sua nomeação pelo Serviço Meteorológico de Espanha (AEMET).
O IPMA sublinhou, em comunicado, que se espera “um novo agravamento do estado do tempo na madrugada de dia 12, com persistência de precipitação por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes, em especial nas regiões a sul do sistema Montejunto-Estrela”.
“Iniciar-se-á uma melhoria progressiva a partir da tarde, desde as regiões mais próximas do litoral oeste até ao interior. Este regime de precipitação mais intensa poderá persistir no sotavento algarvio até à madrugada de domingo (dia 13), dia em que se espera um significativo desagravamento do estado do tempo, embora possam ainda ocorrer aguaceiros, pontualmente acompanhados de trovoada, em especial no interior e durante a tarde”, acrescentou.
O instituto alertou ainda para “um aumento da agitação marítima, esperando-se ondas até 3,5 metros na costa ocidental até ao final de sábado (dia 12), com um gradual desagravamento durante o dia 13”.
Os distritos de Évora, Faro, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão até às 18:00 de sábado sob aviso amarelo devido à previsão de “precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada”. Entre as 09:00 e as 18:00 de sábado, estão também sob aviso amarelo de trovoada, que podem ser “frequentes e dispersas”.
Já Lisboa, Leiria e Setúbal estão sob aviso amarelo de chuva até às 15h00 deste sábado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.