A tempestade Berenice está a afetar Portugal continental, sendo esperada chuva forte este sábado, especialmente no centro e sul, que se deve manter até à madrugada de domingo, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“A forte instabilidade atmosférica associada ao transporte de uma massa de ar muito húmida na circulação da região depressionária, onde se insere a depressão Berenice, está já a afetar Portugal e assim irá continuar este sábado (dia 12), resultando em precipitação forte, em especial nas regiões Centro e Sul”, destacou o instituto, num comunicado.
O maior impacto desta tempestade é esperado em Espanha, com precipitação muito forte na região da Andaluzia, razão que levou à sua nomeação pelo Serviço Meteorológico de Espanha (AEMET).
O IPMA sublinhou, em comunicado, que se espera “um novo agravamento do estado do tempo na madrugada de dia 12, com persistência de precipitação por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes, em especial nas regiões a sul do sistema Montejunto-Estrela”.
“Iniciar-se-á uma melhoria progressiva a partir da tarde, desde as regiões mais próximas do litoral oeste até ao interior. Este regime de precipitação mais intensa poderá persistir no sotavento algarvio até à madrugada de domingo (dia 13), dia em que se espera um significativo desagravamento do estado do tempo, embora possam ainda ocorrer aguaceiros, pontualmente acompanhados de trovoada, em especial no interior e durante a tarde”, acrescentou.
O instituto alertou ainda para “um aumento da agitação marítima, esperando-se ondas até 3,5 metros na costa ocidental até ao final de sábado (dia 12), com um gradual desagravamento durante o dia 13”.
Os distritos de Évora, Faro, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão até às 18:00 de sábado sob aviso amarelo devido à previsão de “precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada”. Entre as 09:00 e as 18:00 de sábado, estão também sob aviso amarelo de trovoada, que podem ser “frequentes e dispersas”.
Já Lisboa, Leiria e Setúbal estão sob aviso amarelo de chuva até às 15h00 deste sábado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O Vale do Lima será "Região Europeia da Gastronomia e Vinho" em 2025. Na sequência de uma candidatura conjunta dos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo apresentada junto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Vale do Lima foi distinguido, em reunião da Assembleia Geral da AMPV, com o título de “Região Europeia de Gastronomia e Vinhos 2025”.
As admissões nas três urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) diminuíram 12% nos primeiros três dias de funcionamento do projeto “Ligue antes, salve vidas”, entre quinta-feira e sábado.
É já esta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de novembro, que o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o VIII Festival de Dança de Viana do Castelo, evento que inclui uma gala que contará com a presença de cerca de 400 alunos de escolas do concelho e que integra ainda duas masterclasses.
'Curtas do Castelo': este é o mais recente projeto cultural e comunitário que, ao longo do ano letivo 2024/2025, envolverá cerca de 200 alunos a frequentar a Escola Básica e Secundária e a ETAP de Cerveira na criação de curtas-metragens centradas no Castelo de Cerveira.
O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana está a apresentar o espetáculo “Despertar", com interpretação de Marta Bonito, Liliana Barbosa e Simão Pinto, de segunda a sexta-feira e até ao próximo dia 29 de novembro, nas Escolas Secundárias do concelho de Viana do Castelo.
A construção do Skatepark de Ponte da Barca, junto ao Pavilhão Municipal, está a decorrer a bom ritmo, com a sua conclusão prevista para o início de janeiro.
O Tribunal de Contas notificou o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, do arquivamento do processo de denúncia relativo à aquisição do livro de fotografias da autoria do fotógrafo Alfredo Cunha - “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira”, ficando assim confirmada a legalidade de mais este procedimento, que integrou as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.