Logo
Nacional

Temperaturas elevadas em Portugal a partir de hoje

16 Junho, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O território nacional vai ser afetado, a partir de hoje, por temperaturas a ultrapassar, em algumas regiões, os 40 graus, com a Direção-Geral da Saúde a deixar uma série e recomendações à população.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou uma grande parte do país, esta segunda-feira, sob aviso amarelo, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”, alargando-o, na terça-feira, ao território nacional continental.

Hoje, estão sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre. Em Beja, as temperaturas chegam aos 40 graus.

Na terça-feira, juntam-se a estes distritos Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. Neste dia, a temperatura máxima, em Santarém, vai ser de 43 graus.

As mínimas vão rondar os 20 graus na maioria do território.

Numa nota, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta da situação e deixou várias recomendações para lidar com o calor, aconselhando a “beber água, mesmo quando não tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas” e a tentar permanecer “em ambientes frescos ou climatizados, com sombras e circulação de ar, pelo menos duas a três horas por dia”.

A DGS apelou ainda para que seja evitada “a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas” e que seja usado protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovada a aplicação de duas em duas horas e após banhos na praia ou piscina.

De acordo com a DGS, devem ser utilizadas “roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta” e evitadas “atividades no exterior que exijam grandes esforços físicos”, como desportivas e de lazer.

A DGS disse ainda que deviam ser escolhidas “as horas de menor calor para viajar de carro” e evitar permanecer em viaturas estacionadas e expostas ao sol.

Por outro lado, indicou, deve ser dada “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, trabalhadores com atividade no exterior” e ser assegurado que “as crianças bebem água frequentemente e permanecem em ambientes frescos e arejados”.

Segundo a DGS, “as crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta”.

A entidade pediu ainda que se contactem e acompanhem “os idosos e outras pessoas que vivam isoladas, assegurando a sua correta hidratação e permanência em ambientes frescos e arejados” e apelou para que a população se mantenha informada “relativamente às condições climatéricas, para poder adotar os cuidados necessários”.

“Em caso de emergência, e se apresentar sinais de alerta (tais como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca), contactar o SNS 24 através do número 808 24 24 24, ou ligar para número europeu de emergência 112”, rematou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.