O projeto de Telemonitorização na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) permitiu, nos últimos 10 anos, reduzir em 65,3% os episódios de urgência dos doentes acompanhados.
“Entre 01 de outubro de 2014 e 01 de outubro de 2024, foram incluídos 199 doentes, estando atualmente no ativo 105. A telemonitorização contribuiu para uma redução de 65,3% nos episódios de urgência, 66,4% nos internamentos e menos 633 dias de internamento. O grau de satisfação dos doentes é de 96%”, revela a ULSAM em comunicado.
A unidade de saúde considera que, “apesar dos resultados positivos, o programa ainda tem potencial para crescer”, uma vez que se estima que, “através do Programa Respirar Bem, Viver Melhor, haja cerca de 400 doentes que podem beneficiar da telemonitorização de DPOC”.
O projeto, da responsabilidade do médico Rui Nêveda, começou em 2014 na ULSAM tendo como “objetivo central a prevenção de episódios de urgência e hospitalizações através da deteção precoce de sintomas de agudização”.
Em janeiro de 2016, o médico, diretor do serviço de Pneumologia, revelou à Lusa que personalizou uma aplicação para ‘smartphones’ que permite monitorizar os doentes com insuficiência respiratória crónica, “à distância, em tempo real”, reduzindo “drasticamente” as deslocações à urgência.
“Percebemos que tínhamos que adaptar a tecnologia a cada doente para a eficácia do sistema e, por outro lado, face ao nível cultural baixo dos pacientes selecionados, alguns dos quais nunca tiveram um telemóvel na vida”, explicou.
O projeto de telemedicina, que então decorria há mais de um ano na ULSAM, acompanhava 15 pacientes com DPOC, uma doença que se estima afetar cerca de 5,3% população portuguesa, sendo o tabagismo a maior causa.
Há 23 anos responsável pela área de pneumologia do hospital da capital do Alto Minho, Rui Nêveda apontou que o “segredo do sucesso” deste projeto passou por “aliar a tecnologia de ponta ao conhecimento médico”.
Na ocasião, o responsável indicou existir “uma redução de 50% de idas ao serviço de urgência e, consequentemente, uma redução em cerca de 70% de internamentos”.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.