O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.

A programação, que envolve a câmara municipal e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, diz respeito ao ano em que Viana do Castelo é Capital da Cultura do Eixo Atlântico, rede que agrega 37 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, em Espanha, e foi apresentada pelo vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino, e pelo diretor artístico da companhia residente do TMSM, Ricardo Simões.
O Ciclo de Concertos Atlânticos constitui um dos primeiros destaques da programação, com um cartaz de dez encontros com o público, a cumprir até ao final do ano, a começar pela reunião em palco de Uxía Senlle e das Cantadeiras do Vale do Neiva, marcada para 18 de janeiro.
O Teatro do Noroeste, por seu lado, tem em “Nada Mais Bonito”, com encenação de Tiago Fernandes, a estrear-se em 11 de fevereiro, a primeira das oito novas criações a apresentar em 2025.
“Chaimite, um possível musical”, comédia de e com Fernando Gomes, que assinalará o cinquentenário da Revolução, em cena de 27 de março a 13 de abril, e “A Menina Júlia”, de August Strindberg, a estrear-se em 14 de novembro, são outras duas novas produções da companhia, às quais se vão juntar cinco criações do projeto de teatro escolar, a apresentar nas escolas do concelho, segundo o diretor artístico do Teatro do Noroeste, Ricardo Simões.
Uma vez por mês, aos sábados, haverá teatro para públicos familiares, na Sala Experimental, envolvendo outras companhias e peças como “O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, pela Cegada Teatro, “Amadeos”, sobre a vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, pelo Teatro Artimagem, “Olha a Bruxa, Nicolau!”, de Cátia Terrinca, “O Conto Japonês”, a partir de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Teatro das Beiras.
Entre outras propostas haverá ainda teatro para bebés e os solos “Cachimónias”, de Rafaela Sá, e “Despertar”, de Marta Bonito.
Em abril, a programação do TMSM inclui “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, de e com Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido, nos dias 26 e 27.
Em maio, nos dias 5 a 16, o teatro acolherá os XXV Encontros de Cinema de Viana, e de 23 a 25, espectáculos do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), que emanará do Porto.
O TMSM também será palco do 34.º Festival de Jazz, nos dias 26 e 27 de julho, e de seguida receberá a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, sob o tema “O Teatro de Pina Bausch”, com Alexandra Moreira da Silva, Albano Jerónimo, Isabel Barros e Sara Belo.
O Neopop, festival de música eletrónica, apresenta dois concertos na Sala Principal, em 8 e 9 de agosto.
Ao longo do ano, haverá ainda diversos concertos promovidos pela Escola Profissional Artística do Alto Minho e a Academia de Música de Viana do Castelo, assim como da Hinoportuna, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e da ZEPAM Associação Juvenil dedicada à obra do Maestro José Pedro, que assinalará os 50 anos de atividade.
O ano termina no TMSM com a Cerimónia de Encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, em 13 de dezembro, e com os últimos Concertos Atlânticos.
A programação integral está disponível no ‘site’ do teatro.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.
A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, presidiu à inauguração das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Ponte da Barca, intervenção que representou um investimento de cerca de 350 mil euros e permitiu recuperar um dos mais importantes monumentos do concelho, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O Parque Aquático do Castelinho reabriu esta quarta-feira, 24 de junho, dando início a mais uma época de verão em Vila Nova de Cerveira. O espaço, de acesso gratuito, volta a receber famílias, crianças e visitantes até meados de setembro, reforçando-se como uma das principais atrações estivais do concelho.
A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a abrir portas à atividade expositiva com a inauguração da mostra "Um tempo que se abre – Permanecer no olhar, na matéria, na memória", da artista Maria João Lousa.
O Município de Valença promove esta quinta-feira, 25 de junho, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, na Avenida Miguel Dantas, a quinta edição das "Conversas de Empresários ao Café", iniciativa que pretende reforçar a ligação entre o tecido empresarial local e incentivar a criação de novas oportunidades de negócio.