O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A programação, que envolve a câmara municipal e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, diz respeito ao ano em que Viana do Castelo é Capital da Cultura do Eixo Atlântico, rede que agrega 37 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, em Espanha, e foi apresentada pelo vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino, e pelo diretor artístico da companhia residente do TMSM, Ricardo Simões.
O Ciclo de Concertos Atlânticos constitui um dos primeiros destaques da programação, com um cartaz de dez encontros com o público, a cumprir até ao final do ano, a começar pela reunião em palco de Uxía Senlle e das Cantadeiras do Vale do Neiva, marcada para 18 de janeiro.
O Teatro do Noroeste, por seu lado, tem em “Nada Mais Bonito”, com encenação de Tiago Fernandes, a estrear-se em 11 de fevereiro, a primeira das oito novas criações a apresentar em 2025.
“Chaimite, um possível musical”, comédia de e com Fernando Gomes, que assinalará o cinquentenário da Revolução, em cena de 27 de março a 13 de abril, e “A Menina Júlia”, de August Strindberg, a estrear-se em 14 de novembro, são outras duas novas produções da companhia, às quais se vão juntar cinco criações do projeto de teatro escolar, a apresentar nas escolas do concelho, segundo o diretor artístico do Teatro do Noroeste, Ricardo Simões.
Uma vez por mês, aos sábados, haverá teatro para públicos familiares, na Sala Experimental, envolvendo outras companhias e peças como “O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, pela Cegada Teatro, “Amadeos”, sobre a vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, pelo Teatro Artimagem, “Olha a Bruxa, Nicolau!”, de Cátia Terrinca, “O Conto Japonês”, a partir de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Teatro das Beiras.
Entre outras propostas haverá ainda teatro para bebés e os solos “Cachimónias”, de Rafaela Sá, e “Despertar”, de Marta Bonito.
Em abril, a programação do TMSM inclui “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, de e com Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido, nos dias 26 e 27.
Em maio, nos dias 5 a 16, o teatro acolherá os XXV Encontros de Cinema de Viana, e de 23 a 25, espectáculos do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), que emanará do Porto.
O TMSM também será palco do 34.º Festival de Jazz, nos dias 26 e 27 de julho, e de seguida receberá a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, sob o tema “O Teatro de Pina Bausch”, com Alexandra Moreira da Silva, Albano Jerónimo, Isabel Barros e Sara Belo.
O Neopop, festival de música eletrónica, apresenta dois concertos na Sala Principal, em 8 e 9 de agosto.
Ao longo do ano, haverá ainda diversos concertos promovidos pela Escola Profissional Artística do Alto Minho e a Academia de Música de Viana do Castelo, assim como da Hinoportuna, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e da ZEPAM Associação Juvenil dedicada à obra do Maestro José Pedro, que assinalará os 50 anos de atividade.
O ano termina no TMSM com a Cerimónia de Encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, em 13 de dezembro, e com os últimos Concertos Atlânticos.
A programação integral está disponível no ‘site’ do teatro.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.