O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A programação, que envolve a câmara municipal e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, diz respeito ao ano em que Viana do Castelo é Capital da Cultura do Eixo Atlântico, rede que agrega 37 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, em Espanha, e foi apresentada pelo vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino, e pelo diretor artístico da companhia residente do TMSM, Ricardo Simões.
O Ciclo de Concertos Atlânticos constitui um dos primeiros destaques da programação, com um cartaz de dez encontros com o público, a cumprir até ao final do ano, a começar pela reunião em palco de Uxía Senlle e das Cantadeiras do Vale do Neiva, marcada para 18 de janeiro.
O Teatro do Noroeste, por seu lado, tem em “Nada Mais Bonito”, com encenação de Tiago Fernandes, a estrear-se em 11 de fevereiro, a primeira das oito novas criações a apresentar em 2025.
“Chaimite, um possível musical”, comédia de e com Fernando Gomes, que assinalará o cinquentenário da Revolução, em cena de 27 de março a 13 de abril, e “A Menina Júlia”, de August Strindberg, a estrear-se em 14 de novembro, são outras duas novas produções da companhia, às quais se vão juntar cinco criações do projeto de teatro escolar, a apresentar nas escolas do concelho, segundo o diretor artístico do Teatro do Noroeste, Ricardo Simões.
Uma vez por mês, aos sábados, haverá teatro para públicos familiares, na Sala Experimental, envolvendo outras companhias e peças como “O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, pela Cegada Teatro, “Amadeos”, sobre a vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, pelo Teatro Artimagem, “Olha a Bruxa, Nicolau!”, de Cátia Terrinca, “O Conto Japonês”, a partir de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Teatro das Beiras.
Entre outras propostas haverá ainda teatro para bebés e os solos “Cachimónias”, de Rafaela Sá, e “Despertar”, de Marta Bonito.
Em abril, a programação do TMSM inclui “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, de e com Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido, nos dias 26 e 27.
Em maio, nos dias 5 a 16, o teatro acolherá os XXV Encontros de Cinema de Viana, e de 23 a 25, espectáculos do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), que emanará do Porto.
O TMSM também será palco do 34.º Festival de Jazz, nos dias 26 e 27 de julho, e de seguida receberá a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, sob o tema “O Teatro de Pina Bausch”, com Alexandra Moreira da Silva, Albano Jerónimo, Isabel Barros e Sara Belo.
O Neopop, festival de música eletrónica, apresenta dois concertos na Sala Principal, em 8 e 9 de agosto.
Ao longo do ano, haverá ainda diversos concertos promovidos pela Escola Profissional Artística do Alto Minho e a Academia de Música de Viana do Castelo, assim como da Hinoportuna, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e da ZEPAM Associação Juvenil dedicada à obra do Maestro José Pedro, que assinalará os 50 anos de atividade.
O ano termina no TMSM com a Cerimónia de Encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, em 13 de dezembro, e com os últimos Concertos Atlânticos.
A programação integral está disponível no ‘site’ do teatro.
A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.