O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A programação, que envolve a câmara municipal e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, diz respeito ao ano em que Viana do Castelo é Capital da Cultura do Eixo Atlântico, rede que agrega 37 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, em Espanha, e foi apresentada pelo vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino, e pelo diretor artístico da companhia residente do TMSM, Ricardo Simões.
O Ciclo de Concertos Atlânticos constitui um dos primeiros destaques da programação, com um cartaz de dez encontros com o público, a cumprir até ao final do ano, a começar pela reunião em palco de Uxía Senlle e das Cantadeiras do Vale do Neiva, marcada para 18 de janeiro.
O Teatro do Noroeste, por seu lado, tem em “Nada Mais Bonito”, com encenação de Tiago Fernandes, a estrear-se em 11 de fevereiro, a primeira das oito novas criações a apresentar em 2025.
“Chaimite, um possível musical”, comédia de e com Fernando Gomes, que assinalará o cinquentenário da Revolução, em cena de 27 de março a 13 de abril, e “A Menina Júlia”, de August Strindberg, a estrear-se em 14 de novembro, são outras duas novas produções da companhia, às quais se vão juntar cinco criações do projeto de teatro escolar, a apresentar nas escolas do concelho, segundo o diretor artístico do Teatro do Noroeste, Ricardo Simões.
Uma vez por mês, aos sábados, haverá teatro para públicos familiares, na Sala Experimental, envolvendo outras companhias e peças como “O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, pela Cegada Teatro, “Amadeos”, sobre a vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, pelo Teatro Artimagem, “Olha a Bruxa, Nicolau!”, de Cátia Terrinca, “O Conto Japonês”, a partir de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Teatro das Beiras.
Entre outras propostas haverá ainda teatro para bebés e os solos “Cachimónias”, de Rafaela Sá, e “Despertar”, de Marta Bonito.
Em abril, a programação do TMSM inclui “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, de e com Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido, nos dias 26 e 27.
Em maio, nos dias 5 a 16, o teatro acolherá os XXV Encontros de Cinema de Viana, e de 23 a 25, espectáculos do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), que emanará do Porto.
O TMSM também será palco do 34.º Festival de Jazz, nos dias 26 e 27 de julho, e de seguida receberá a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, sob o tema “O Teatro de Pina Bausch”, com Alexandra Moreira da Silva, Albano Jerónimo, Isabel Barros e Sara Belo.
O Neopop, festival de música eletrónica, apresenta dois concertos na Sala Principal, em 8 e 9 de agosto.
Ao longo do ano, haverá ainda diversos concertos promovidos pela Escola Profissional Artística do Alto Minho e a Academia de Música de Viana do Castelo, assim como da Hinoportuna, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e da ZEPAM Associação Juvenil dedicada à obra do Maestro José Pedro, que assinalará os 50 anos de atividade.
O ano termina no TMSM com a Cerimónia de Encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, em 13 de dezembro, e com os últimos Concertos Atlânticos.
A programação integral está disponível no ‘site’ do teatro.
A concept store Adorn, em Viana do Castelo, está a dinamizar uma iniciativa inédita que promete trazer mais movimento e curiosidade à Rua Manuel Espregueira durante o mês de dezembro. Até ao dia 24, a loja está a deixar diariamente um presente à porta, numa ação que reinventa o tradicional calendário de advento e pretende envolver a comunidade no espírito natalício.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta este sábado os resultados finais do Projeto Bem Comum, uma iniciativa que durante dois anos percorreu o Norte do país para identificar boas práticas e inovar na gestão comunitária dos baldios.
O Espaço Cultural Linha Norte, no Estação Viana Shopping em Viana do Castelo, será o palco da estreia nacional de “Ah Amália On Tour”, no dia 27 de novembro, data em que se assinalam os 14 anos da inscrição do Fado na lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. A iniciativa marca o início da circulação do projeto imersivo Ah Amália – Living Experience pelo país.
O projeto “Náutica nas Escolas” deu oficialmente início à edição de 2025/2026 no inicio desta semana, reforçando uma vez mais o compromisso de promover a prática de modalidades náuticas no contexto escolar. O Darque Kayak Clube, que este ano acompanha mais de metade das turmas envolvidas, agradece publicamente a confiança depositada pelas escolas do concelho no trabalho do clube.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou mais de 30 operações de Conservação da Natureza e Biodiversidade nas áreas protegidas da região, num investimento total de 27,5 milhões de euros, anunciou a entidade durante a sessão “NORTE 2030 – Conservação da Natureza e Biodiversidade”, realizada em Ponte da Barca.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.