Logo
Cultura

Teatro Sá de Miranda com mais de 50 propostas para “Viana Capital da Cultura do Eixo Atlântico”

22 Dezembro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Sérgio Xavier
3 min. leitura

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.

A programação, que envolve a câmara municipal e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, diz respeito ao ano em que Viana do Castelo é Capital da Cultura do Eixo Atlântico, rede que agrega 37 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, em Espanha, e foi apresentada pelo vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino, e pelo diretor artístico da companhia residente do TMSM, Ricardo Simões.

O Ciclo de Concertos Atlânticos constitui um dos primeiros destaques da programação, com um cartaz de dez encontros com o público, a cumprir até ao final do ano, a começar pela reunião em palco de Uxía Senlle e das Cantadeiras do Vale do Neiva, marcada para 18 de janeiro.

O Teatro do Noroeste, por seu lado, tem em “Nada Mais Bonito”, com encenação de Tiago Fernandes, a estrear-se em 11 de fevereiro, a primeira das oito novas criações a apresentar em 2025.

“Chaimite, um possível musical”, comédia de e com Fernando Gomes, que assinalará o cinquentenário da Revolução, em cena de 27 de março a 13 de abril, e “A Menina Júlia”, de August Strindberg, a estrear-se em 14 de novembro, são outras duas novas produções da companhia, às quais se vão juntar cinco criações do projeto de teatro escolar, a apresentar nas escolas do concelho, segundo o diretor artístico do Teatro do Noroeste, Ricardo Simões.

Uma vez por mês, aos sábados, haverá teatro para públicos familiares, na Sala Experimental, envolvendo outras companhias e peças como “O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, pela Cegada Teatro, “Amadeos”, sobre a vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, pelo Teatro Artimagem, “Olha a Bruxa, Nicolau!”, de Cátia Terrinca, “O Conto Japonês”, a partir de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Teatro das Beiras.

Entre outras propostas haverá ainda teatro para bebés e os solos “Cachimónias”, de Rafaela Sá, e “Despertar”, de Marta Bonito.

Em abril, a programação do TMSM inclui “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, de e com Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido, nos dias 26 e 27.

Em maio, nos dias 5 a 16, o teatro acolherá os XXV Encontros de Cinema de Viana, e de 23 a 25, espectáculos do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), que emanará do Porto.

O TMSM também será palco do 34.º Festival de Jazz, nos dias 26 e 27 de julho, e de seguida receberá a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, sob o tema “O Teatro de Pina Bausch”, com Alexandra Moreira da Silva, Albano Jerónimo, Isabel Barros e Sara Belo.

O Neopop, festival de música eletrónica, apresenta dois concertos na Sala Principal, em 8 e 9 de agosto.

Ao longo do ano, haverá ainda diversos concertos promovidos pela Escola Profissional Artística do Alto Minho e a Academia de Música de Viana do Castelo, assim como da Hinoportuna, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e da ZEPAM Associação Juvenil dedicada à obra do Maestro José Pedro, que assinalará os 50 anos de atividade.

O ano termina no TMSM com a Cerimónia de Encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, em 13 de dezembro, e com os últimos Concertos Atlânticos.

A programação integral está disponível no ‘site’ do teatro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Junho, 2026

Viana do Castelo recebe comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea a partir de sábado

Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.

Nacional 25 Junho, 2026

Médicos reforçam apelo à prevenção de acidentes na água durante o verão

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.

Internacional 25 Junho, 2026

Luís Nobre leva estratégia de Viana do Castelo à Cimeira Mundial de Líderes Locais e Regionais

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.

Cultura 25 Junho, 2026

Ministra da Cultura inaugura reabilitação da Igreja Matriz de Ponte da Barca

A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, presidiu à inauguração das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Ponte da Barca, intervenção que representou um investimento de cerca de 350 mil euros e permitiu recuperar um dos mais importantes monumentos do concelho, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Regional 25 Junho, 2026

Parque Aquático do Castelinho reabre para mais uma temporada de verão em Vila Nova de Cerveira

O Parque Aquático do Castelinho reabriu esta quarta-feira, 24 de junho, dando início a mais uma época de verão em Vila Nova de Cerveira. O espaço, de acesso gratuito, volta a receber famílias, crianças e visitantes até meados de setembro, reforçando-se como uma das principais atrações estivais do concelho.

Regional 25 Junho, 2026

Oficina Cultural do IPVC reabre com exposição de Maria João Lousa nas comemorações dos 40 anos

A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a abrir portas à atividade expositiva com a inauguração da mostra "Um tempo que se abre – Permanecer no olhar, na matéria, na memória", da artista Maria João Lousa.

Regional 25 Junho, 2026

Valença promove “Conversas de Empresários ao Café” dedicada à descarbonização empresarial

O Município de Valença promove esta quinta-feira, 25 de junho, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, na Avenida Miguel Dantas, a quinta edição das "Conversas de Empresários ao Café", iniciativa que pretende reforçar a ligação entre o tecido empresarial local e incentivar a criação de novas oportunidades de negócio.