O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, foi o cenário escolhido para a apresentação do teaser do filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada nas tradições, arquitetura e identidade cultural da cidade. O evento contou com apresentação de Pêpê Rapazote e Ana Guedes Rodrigues e reuniu várias personalidades, entre elas Diogo Piçarra, Cuca Roseta e Contraponto.
Na sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou que o projeto “assenta muito na matriz cultural e na identidade” do concelho.
“Pega numa história de Viana e em elementos fundamentais, nomeadamente as nossas mordomas, e constrói uma lenda com dimensão e significado histórico e coletivo”, afirmou o autarca.
Luís Nobre frisou ainda que o filme é uma iniciativa “à escala global”, concebida para projetar a cidade, o património e os valores culturais de Viana do Castelo, sublinhando o apoio “convicto e consistente” do Município ao projeto.
“Acredito nesta iniciativa como uma ação de marketing territorial, de promoção da nossa identidade e do nosso património material e imaterial”, reforçou.
O filme é uma criação da Watermelon Productions, a maior produtora de animação portuguesa, e tem realização de Rodrigo Carvalho, produção de Rui Lima Miranda e produção executiva de André Picado.
O produtor Rui Miranda, cofundador da Watermelon Productions, revelou que o projeto nasceu “do amor por Viana”, tendo sido desenvolvido ao longo de cinco anos e envolvendo cerca de 200 profissionais.
“O filme conta com 850 páginas escritas, 2.250 sequências e 68 cenários inspirados na capital do Alto Minho. Será lançado em português e inglês, com estreias previstas não só em Viana, mas também em Londres e Nova Iorque”, adiantou.
A produção deverá estar concluída em março de 2026, estando a antestreia marcada para o verão do mesmo ano, também no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Com argumento de João Ramos e Henrique Silva, a história tem como ponto de partida o símbolo português do Coração de Ouro, associado à generosidade e à tradição do povo português.
“O Coração de Ouro motivou esta história, que espelha a alma e o espírito de Viana”, referiu o realizador Rodrigo Carvalho.
A longa-metragem conta com um elenco internacional de vozes, incluindo Daniela Melchior (Ana), Luke Newton, conhecido pela série Bridgerton, (Thomas), e Pêpê Rapazote (Don Florentin, General). O filme mistura aventura, comédia, romance e música, sendo inspirado na lenda de amor de Viana do Castelo.
Segundo a sinopse, a narrativa decorre no norte de um Portugal medieval, onde a princesa Ana se apaixona por Thomas, um humilde artesão de guitarras portuguesas. O amor impossível entre ambos enfrenta a oposição do pai da jovem e os desafios impostos por um poderoso duque, numa jornada marcada pela coragem e pela generosidade do povo vianense.
O Município de Viana do Castelo assegurou a estreia mundial do filme na cidade, reforçando a ligação entre o cinema de animação e a valorização do património cultural local.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.