Um dos mais emblemáticos espetáculos do teatro contemporâneo português está em cena, sábado e domingo, 26 e 27 de abril, às 18h00 e às 16h00, respetivamente, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Trata-se de “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, com texto, direção e interpretação de Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido que, segundo Ricardo Simões, diretor artístico do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana “é uma obra teatral brilhante, inesquecível, que proporciona um mergulho factual e poético nas raízes do país que somos; um objeto raro que está em cena há 11 anos e que continua a maravilhar e a desafiar o público”.
Resultado de um extenso processo de investigação iniciado em 2011, “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas” proporciona uma viagem intensa pela memória coletiva portuguesa do século XX, através de narrativas pessoais e testemunhos de protagonistas anónimos da resistência à ditadura, da guerra colonial e das transformações revolucionárias.
A peça resgata histórias esquecidas com sensibilidade e rigor histórico, numa experiência performativa única inclui um jantar partilhado com o público, promovendo uma vivência envolvente e sensorial. O momento culmina com um debate aberto, mediado por um(a) convidado(a), que convida à reflexão e ao diálogo sobre a importância da memória, da narrativa e da forma como construímos a História.
Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e online em www.bol.pt, com preços entre 5€ e 10€.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.