Um dos mais emblemáticos espetáculos do teatro contemporâneo português está em cena, sábado e domingo, 26 e 27 de abril, às 18h00 e às 16h00, respetivamente, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Trata-se de “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, com texto, direção e interpretação de Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido que, segundo Ricardo Simões, diretor artístico do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana “é uma obra teatral brilhante, inesquecível, que proporciona um mergulho factual e poético nas raízes do país que somos; um objeto raro que está em cena há 11 anos e que continua a maravilhar e a desafiar o público”.
Resultado de um extenso processo de investigação iniciado em 2011, “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas” proporciona uma viagem intensa pela memória coletiva portuguesa do século XX, através de narrativas pessoais e testemunhos de protagonistas anónimos da resistência à ditadura, da guerra colonial e das transformações revolucionárias.
A peça resgata histórias esquecidas com sensibilidade e rigor histórico, numa experiência performativa única inclui um jantar partilhado com o público, promovendo uma vivência envolvente e sensorial. O momento culmina com um debate aberto, mediado por um(a) convidado(a), que convida à reflexão e ao diálogo sobre a importância da memória, da narrativa e da forma como construímos a História.
Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e online em www.bol.pt, com preços entre 5€ e 10€.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.