Um dos mais emblemáticos espetáculos do teatro contemporâneo português está em cena, sábado e domingo, 26 e 27 de abril, às 18h00 e às 16h00, respetivamente, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Trata-se de “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, com texto, direção e interpretação de Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido que, segundo Ricardo Simões, diretor artístico do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana “é uma obra teatral brilhante, inesquecível, que proporciona um mergulho factual e poético nas raízes do país que somos; um objeto raro que está em cena há 11 anos e que continua a maravilhar e a desafiar o público”.
Resultado de um extenso processo de investigação iniciado em 2011, “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas” proporciona uma viagem intensa pela memória coletiva portuguesa do século XX, através de narrativas pessoais e testemunhos de protagonistas anónimos da resistência à ditadura, da guerra colonial e das transformações revolucionárias.
A peça resgata histórias esquecidas com sensibilidade e rigor histórico, numa experiência performativa única inclui um jantar partilhado com o público, promovendo uma vivência envolvente e sensorial. O momento culmina com um debate aberto, mediado por um(a) convidado(a), que convida à reflexão e ao diálogo sobre a importância da memória, da narrativa e da forma como construímos a História.
Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e online em www.bol.pt, com preços entre 5€ e 10€.
A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.