A Fortaleza de Valença vai receber o teatro musical “Selva de Lata”, este sábado, 24 de junho, às 21h30, no recinto do “campo de ténis”, encerrando o Ano Letivo da Academia de Música da Fortaleza de Valença.
Com 267 elementos, 165 vozes nos coros, 90 músicos na orquestra sinfónica e 12 personagens no elenco, em palco estarão todos os alunos e professores da Academia de Música Fortaleza de Valença e ainda os elementos do Coro Mistura Vocal, da Galiza.
A adaptação do musical “O Rei Leão” centrado na arte, sob o “mote” da reciclagem pretende apresentar-se como uma ferramenta de intervenção na comunidade, em prol da sustentabilidade.
A narrativa musical está construída num cruzamento transdisciplinar que, através de um jogo teatral, se desenvolve numa selva estranha, feita de lata, com árvores de sucata, cheia de perigos e de desafios,
com personagens que se reinventam nesse ambiente. A ação decorre num ambiente de texturas que dialogam com a contemporaneidade, convidando o espectador à sua reinvenção.
Durante o mês de maio decorreram vários workshops nos quais os participantes executaram os adereços para o cenário e os figurinos com materiais reciclados.
A direção e coordenação artística está a cargo de Ivone Ribeiro, a encenação de Sílvia Barbosa, a dramaturgia de Rui Mendonça, a cenografia é de Cláudia Ribeiro e Patrick Hubmann, os figurinos de Cláudia Ribeiro, a adaptação orquestral de Bernardo Lima e a direção musical de Fábio Oliveira.
A direção coral ºe da responsabilidade de Aloia Martinez, Maria João Domingues, Cíntia Pereira, Ivone Ribeiro e a técnica vocal de João Azevedo.
Esta peça é uma produção da Academia de Música Fortaleza de Valença e o espetáculo que conta com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Valença, juntas de freguesia, associações, empresas e as IPSS do concelho.
Reveja aqui a reportagem da Viana TV
AMFV Prepara Teatro Musical Inspirada no Rei Leão

O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.