A Fortaleza de Valença vai receber o teatro musical “Selva de Lata”, este sábado, 24 de junho, às 21h30, no recinto do “campo de ténis”, encerrando o Ano Letivo da Academia de Música da Fortaleza de Valença.
Com 267 elementos, 165 vozes nos coros, 90 músicos na orquestra sinfónica e 12 personagens no elenco, em palco estarão todos os alunos e professores da Academia de Música Fortaleza de Valença e ainda os elementos do Coro Mistura Vocal, da Galiza.
A adaptação do musical “O Rei Leão” centrado na arte, sob o “mote” da reciclagem pretende apresentar-se como uma ferramenta de intervenção na comunidade, em prol da sustentabilidade.
A narrativa musical está construída num cruzamento transdisciplinar que, através de um jogo teatral, se desenvolve numa selva estranha, feita de lata, com árvores de sucata, cheia de perigos e de desafios,
com personagens que se reinventam nesse ambiente. A ação decorre num ambiente de texturas que dialogam com a contemporaneidade, convidando o espectador à sua reinvenção.
Durante o mês de maio decorreram vários workshops nos quais os participantes executaram os adereços para o cenário e os figurinos com materiais reciclados.
A direção e coordenação artística está a cargo de Ivone Ribeiro, a encenação de Sílvia Barbosa, a dramaturgia de Rui Mendonça, a cenografia é de Cláudia Ribeiro e Patrick Hubmann, os figurinos de Cláudia Ribeiro, a adaptação orquestral de Bernardo Lima e a direção musical de Fábio Oliveira.
A direção coral ºe da responsabilidade de Aloia Martinez, Maria João Domingues, Cíntia Pereira, Ivone Ribeiro e a técnica vocal de João Azevedo.
Esta peça é uma produção da Academia de Música Fortaleza de Valença e o espetáculo que conta com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Valença, juntas de freguesia, associações, empresas e as IPSS do concelho.
Reveja aqui a reportagem da Viana TV
AMFV Prepara Teatro Musical Inspirada no Rei Leão

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.