A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai apresentar espetáculo comemorativo do 20º aniversário, dia 30 de setembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Fundada em 2003, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo tem-se destacado ao longo das duas últimas décadas como um símbolo da cultura e tradição da região, assim como uma referência no mundo das Quarentunas, Tunas Veteranas, sendo atualmente a única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, projecto do qual foram uma das tunas fundadoras.
Apadrinhados pela Drª Flora Silva e pelo saudoso Dr.Francisco Sampaio, este projecto surgiu de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias Academias (Universidade do Minho, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Aveiro, Faculdade de Engenharia do Porto, Universidade Lusíada, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnio de Viana do Castelo) que ao concluirem os seus estudos e iniciarem a vida ativa decidiram juntar-se e partilhar as diferentes experiências Académicas através daquilo que lhes era comum: a música e a amizade.
Desde 2003 que muitos têm sido os palcos por onde esta Tuna já passou, elevando o brilho e alegria do Alto Minho.
Com dedicação e empenho dos seus membros, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo orgulha-se de preservar e promover a música e a tradição tunante, transmitindo-as às gerações presentes e futuras.
O espetáculo comemorativo do 20º aniversário promete ser uma noite inesquecível, repleta de momentos emocionantes e melodias contagiantes, onde a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo apresentará um repertório especial, incluindo alguns dos seus clássicos, bem como algumas surpresas preparadas especialmente para esta ocasião única.
A Tuna de Veteranos sobe ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda no dia 30 de setembro às 21h15 e convida toda a comunidade para que se junte nesta ocasião especial de duas décadas de dedicação à música.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.