A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai apresentar espetáculo comemorativo do 20º aniversário, dia 30 de setembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Fundada em 2003, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo tem-se destacado ao longo das duas últimas décadas como um símbolo da cultura e tradição da região, assim como uma referência no mundo das Quarentunas, Tunas Veteranas, sendo atualmente a única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, projecto do qual foram uma das tunas fundadoras.
Apadrinhados pela Drª Flora Silva e pelo saudoso Dr.Francisco Sampaio, este projecto surgiu de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias Academias (Universidade do Minho, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Aveiro, Faculdade de Engenharia do Porto, Universidade Lusíada, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnio de Viana do Castelo) que ao concluirem os seus estudos e iniciarem a vida ativa decidiram juntar-se e partilhar as diferentes experiências Académicas através daquilo que lhes era comum: a música e a amizade.
Desde 2003 que muitos têm sido os palcos por onde esta Tuna já passou, elevando o brilho e alegria do Alto Minho.
Com dedicação e empenho dos seus membros, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo orgulha-se de preservar e promover a música e a tradição tunante, transmitindo-as às gerações presentes e futuras.
O espetáculo comemorativo do 20º aniversário promete ser uma noite inesquecível, repleta de momentos emocionantes e melodias contagiantes, onde a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo apresentará um repertório especial, incluindo alguns dos seus clássicos, bem como algumas surpresas preparadas especialmente para esta ocasião única.
A Tuna de Veteranos sobe ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda no dia 30 de setembro às 21h15 e convida toda a comunidade para que se junte nesta ocasião especial de duas décadas de dedicação à música.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?