O grupo A Contracena – Teatro Musical apresenta, entre esta quinta-feira e domingo, o espetáculo “Ó Viana, mas que fado!”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Com encenação centrada na vida da Ribeira de Viana, o musical combina elementos de teatro, música e dança, explorando temas como a identidade local, a tradição das peixeiras, os segredos da comunidade e a emoção do fado. A produção alterna entre momentos de humor e passagens dramáticas, numa narrativa que pretende “emocionar, rir e surpreender” o público.
Desenvolvido ao longo de vários meses, o projeto envolveu escolas, crianças, jovens e artistas da região, num trabalho colaborativo que reflete o empenho da comunidade local na valorização da cultura vianense.
Descrito como um espetáculo “arrebatador”, “Ó Viana, mas que fado!” é uma criação original do grupo A Contracena, que aposta na proximidade com o território e com as suas gentes, usando o fado como linguagem central para contar histórias de afetos, lutas e saudade.
O espetáculo está em cena de 25 a 28 de setembro, com bilhetes disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e nos pontos de venda habituais.

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.