A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana apresentaram a programação conjunta para o ano de 2024
A começar no dia 1 de janeiro, com o habitual Concerto de Ano Novo, da Orquestra Filarmónica de Braga, o primeiro mês do ano leva a palco espetáculos de música, magia e teatro para a infância com os Quase Quatro e a companhia Elefante Elegante.
O mês de fevereiro traz dança e teatro com o projeto AN-TRE na Sala Experimental, a estreia da nova adaptação de Salta Para o Saco com encenação de Elisabete Pinto e ainda Cartas de Viana: Guerra Junqueiro, uma leitura encenada.
Em março, Manuela Rey is in da House e Guerra de Sexos voltam à Sala Principal, assim como a ARTEAM que retoma os Concertos para a Família. Na Sala Experimental, a companhia Porta de Cena apresenta Chamo-me Maria um espetáculo de e para mulheres mas que os homens não podem perder.
Em abril e maio, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe uma programação especial das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril com Noites de Caxias e Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e o espetáculo A Sorte que tivemos! da Companhia de Teatro de Almada. Nesses meses, as salas do teatro acolhem ainda os habituais: DDD – Festival Dias da Dança, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Encontros de Cinema da AONORTE e o Sarau Solidário do GAF – Gabinete de Atendimento à Família. A Sala Principal recebe pela primeira vez o coro Alma de Coimbra.
Nos meses de junho, julho e agosto, há uma aposta na programação infantojuvenil e de formação com os acolhimentos: Os Barrigas e os Magriços do Teatro Estúdio Fontenova, Respirar (doze vezes) do Teatro Art’Imagem e a Caminhada dos Elefantes de Formiga Atómica e com as atividades: As Plêiades – Férias com Teatro e a 10ª edição da Escola de Verão para Atores – Guillermo Heras. Antes do verão acabar, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe ainda o Lethes – Festival de Tunas, o projeto Ariadne com TELMAH/ HAMLET, o 33º Festival de Jazz e a Porta de Cena com Ele Há Coisas.
De setembro a dezembro, o teatro e a música continuam com Concertos da ARTEAM, Zé Pedro Associação Musical, Concurso de Bandas de Garagem, Teatro para Bebés, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, CEM PALCOS, Teatro Regional da Serra do Montemuro, Seiva Trupe e a 8ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo.
Toda a programação pode ser encontrada em tmsm.pt com a novidade dos “espetáculos acessíveis” onde o público poderá aceder facilmente à programação com Audiodescrição, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa, Reconhecimento de Palco e Legendas em Inglês.
Os bilhetes para todos os espetáculos e acolhimentos do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana já se encontram à venda na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.
O rio Neiva, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo e Braga, vai ser alvo de uma intervenção de reabilitação e valorização, num investimento superior a 600 mil euros que arranca este mês.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
O Estádio Dr. Lourenço Raimundo, em Valença, foi palco do Encontro do Alto Minho de Walking Football. O evento reuniu 90 atletas, representando 9 equipas da região, que demonstraram como o desporto – e, em particular, o futebol – pode ser adaptado para todas as idades, mantendo o espírito competitivo e saudável.
A piloto vianense, Mariana Afonso, garantiu o Título Nacional de Enduro 2025 na classe Senhoras, após vencer a penúltima ronda em Pataias – Alcobaça. Apesar das adversidades e de um terreno pouco favorável, Mariana mostrou determinação e sagrou-se Campeã de forma antecipada.
O Santa Luzia entrou a ganhar nas meias-finais do 'Play-off' da Liga Feminina Placard de futsal. A equipa de Viana do Castelo venceu por 3-1 na visita ao Atlético CP, a equipa sensação que tinha eliminado o campeão SL Benfica na ronda anterior.
A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.