A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana apresentaram a programação conjunta para o ano de 2024
A começar no dia 1 de janeiro, com o habitual Concerto de Ano Novo, da Orquestra Filarmónica de Braga, o primeiro mês do ano leva a palco espetáculos de música, magia e teatro para a infância com os Quase Quatro e a companhia Elefante Elegante.
O mês de fevereiro traz dança e teatro com o projeto AN-TRE na Sala Experimental, a estreia da nova adaptação de Salta Para o Saco com encenação de Elisabete Pinto e ainda Cartas de Viana: Guerra Junqueiro, uma leitura encenada.
Em março, Manuela Rey is in da House e Guerra de Sexos voltam à Sala Principal, assim como a ARTEAM que retoma os Concertos para a Família. Na Sala Experimental, a companhia Porta de Cena apresenta Chamo-me Maria um espetáculo de e para mulheres mas que os homens não podem perder.
Em abril e maio, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe uma programação especial das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril com Noites de Caxias e Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e o espetáculo A Sorte que tivemos! da Companhia de Teatro de Almada. Nesses meses, as salas do teatro acolhem ainda os habituais: DDD – Festival Dias da Dança, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Encontros de Cinema da AONORTE e o Sarau Solidário do GAF – Gabinete de Atendimento à Família. A Sala Principal recebe pela primeira vez o coro Alma de Coimbra.
Nos meses de junho, julho e agosto, há uma aposta na programação infantojuvenil e de formação com os acolhimentos: Os Barrigas e os Magriços do Teatro Estúdio Fontenova, Respirar (doze vezes) do Teatro Art’Imagem e a Caminhada dos Elefantes de Formiga Atómica e com as atividades: As Plêiades – Férias com Teatro e a 10ª edição da Escola de Verão para Atores – Guillermo Heras. Antes do verão acabar, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe ainda o Lethes – Festival de Tunas, o projeto Ariadne com TELMAH/ HAMLET, o 33º Festival de Jazz e a Porta de Cena com Ele Há Coisas.
De setembro a dezembro, o teatro e a música continuam com Concertos da ARTEAM, Zé Pedro Associação Musical, Concurso de Bandas de Garagem, Teatro para Bebés, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, CEM PALCOS, Teatro Regional da Serra do Montemuro, Seiva Trupe e a 8ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo.
Toda a programação pode ser encontrada em tmsm.pt com a novidade dos “espetáculos acessíveis” onde o público poderá aceder facilmente à programação com Audiodescrição, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa, Reconhecimento de Palco e Legendas em Inglês.
Os bilhetes para todos os espetáculos e acolhimentos do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana já se encontram à venda na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.
O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.
O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.
Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.