A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana apresentaram a programação conjunta para o ano de 2024
A começar no dia 1 de janeiro, com o habitual Concerto de Ano Novo, da Orquestra Filarmónica de Braga, o primeiro mês do ano leva a palco espetáculos de música, magia e teatro para a infância com os Quase Quatro e a companhia Elefante Elegante.
O mês de fevereiro traz dança e teatro com o projeto AN-TRE na Sala Experimental, a estreia da nova adaptação de Salta Para o Saco com encenação de Elisabete Pinto e ainda Cartas de Viana: Guerra Junqueiro, uma leitura encenada.
Em março, Manuela Rey is in da House e Guerra de Sexos voltam à Sala Principal, assim como a ARTEAM que retoma os Concertos para a Família. Na Sala Experimental, a companhia Porta de Cena apresenta Chamo-me Maria um espetáculo de e para mulheres mas que os homens não podem perder.
Em abril e maio, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe uma programação especial das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril com Noites de Caxias e Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e o espetáculo A Sorte que tivemos! da Companhia de Teatro de Almada. Nesses meses, as salas do teatro acolhem ainda os habituais: DDD – Festival Dias da Dança, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Encontros de Cinema da AONORTE e o Sarau Solidário do GAF – Gabinete de Atendimento à Família. A Sala Principal recebe pela primeira vez o coro Alma de Coimbra.
Nos meses de junho, julho e agosto, há uma aposta na programação infantojuvenil e de formação com os acolhimentos: Os Barrigas e os Magriços do Teatro Estúdio Fontenova, Respirar (doze vezes) do Teatro Art’Imagem e a Caminhada dos Elefantes de Formiga Atómica e com as atividades: As Plêiades – Férias com Teatro e a 10ª edição da Escola de Verão para Atores – Guillermo Heras. Antes do verão acabar, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe ainda o Lethes – Festival de Tunas, o projeto Ariadne com TELMAH/ HAMLET, o 33º Festival de Jazz e a Porta de Cena com Ele Há Coisas.
De setembro a dezembro, o teatro e a música continuam com Concertos da ARTEAM, Zé Pedro Associação Musical, Concurso de Bandas de Garagem, Teatro para Bebés, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, CEM PALCOS, Teatro Regional da Serra do Montemuro, Seiva Trupe e a 8ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo.
Toda a programação pode ser encontrada em tmsm.pt com a novidade dos “espetáculos acessíveis” onde o público poderá aceder facilmente à programação com Audiodescrição, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa, Reconhecimento de Palco e Legendas em Inglês.
Os bilhetes para todos os espetáculos e acolhimentos do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana já se encontram à venda na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.