O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana preparou uma oferta de Teatro Escolar para o Ano Letivo 2023/2024 com quatro espetáculos para diferentes graus de escolaridade.
De 2 a 27 de outubro, o espetáculo “Famílias”, encenado por Catarina Requeijo vai percorrer os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do concelho de Viana do Castelo de forma gratuita.
Em fevereiro de 2024, o aclamado “Salta Para o Saco” volta a cena, com um novo elenco e encenação de Elisabete Pinto, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda para o 1º e 2º ciclo do Ensino Básico de Viana do Castelo, de 15 de fevereiro a 1 de março. Este espetáculo conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo na organização de autocarros gratuitos para as escolas do concelho.
Para o 3º ciclo, a companhia vianense programou o espetáculo “Da Índia?!” com encenação de Ricardo Simões, um espetáculo baseado “n’A Farsa Chamada Auto da Índia” de Gil Vicente que irá percorrer as escolas do concelho de forma gratuita de 2 a 10 de maio de 2024.
A Oferta de Teatro Escolar inclui ainda um espetáculo para o Ensino Secundário, o regresso do “24A74 – Salgueiro Maia” de e com Ricardo Simões, que estará em circulação pelos estabelecimentos de ensino de 9 a 19 de abril, também de forma gratuita.
As inscrições para os estabelecimentos de ensino de Viana do Castelo estão abertas e podem ser realizadas através de um Formulário de Inscrição presente na plataforma digital do Teatro Municipal Sá de Miranda e através dos contactos patriciasoares@tmsm.pt e 967 552 988.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.