O Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes apresentam este mês uma programação cultural diversificada, com espetáculos de teatro e música que prometem atrair o público local e visitantes.
No palco do Teatro Diogo Bernardes, nos dias 24 e 25 de outubro, às 21h30, estreia absoluta o espetáculo contemporâneo “Constelações”, produzido pelo Teatro da Raposa. A peça conta a história de Rodrigo, um apicultor, e Mariana, uma física teórica, explorando múltiplas versões da mesma relação. Através de universos paralelos, a obra evidencia como pequenas decisões ou palavras podem transformar radicalmente a vida e o amor.
No dia 31 de outubro, também às 21h30, realiza-se o encontro musical “Outra Voz convida Amélia Muge”, reunindo artistas de Guimarães e de Ponte de Lima. Inspirado na figura histórica de D. Teresa, o projeto comunitário reúne cerca de 80 participantes do Coletivo Outra Voz, incluindo cantores não profissionais, que se juntam a coralistas limianos das Cantadeiras de Vitorino dos Piães, Orfeão Limiano e Vocal GYM – MAR, celebrando a união entre comunidades através da música.
Os bilhetes para ambos os espetáculos já estão disponíveis na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta-feira, no horário habitual, ou online em https://teatrodiogobernardes.bol.pt.
Com esta programação, Ponte de Lima reforça o seu compromisso com a cultura, oferecendo experiências artísticas que combinam inovação, participação comunitária e a celebração da identidade local.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.