Nesta nova temporada, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana terá sete diferentes espetáculos dirigidos à comunidade escolar e às famílias.
No Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, serão apresentados: “Volta à Europa”, em cena nos dias 5, 12 e 19 (sábados às 17h), que explora o conceito do que é a Europa enquanto entidade geográfica, enquanto mito, enquanto conceito: os povos, as culturas e a história dos diferentes países, assim como das suas fronteiras. O texto é de Lígia Soares e a encenação de Graeme Pulleyn numa coprodução entre a companhia vianense e a CEM Palcos, de Viseu, que também vai ser apresentada em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viana do Castelo, de 7 a 31 de outubro.
Já “O tempo perguntou ao tempo” será uma criação que parte do conceito de tempo enquanto convenção, lançando olhares sobre a forma como adultos e crianças sentem o tempo de formas diferentes. Esta criação estará em cena na Sala Principal do teatro, de 11 de fevereiro a 7 de março de 2025, e será dedicada aos públicos da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, contando com o apoio especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo nos transportes da comunidade escolar para esta iniciativa.
Novidade da temporada serão também os cinco solos criados pela companhia dedicados a temas como: identidade; cérebro; emoções; relacionamentos; internet; que circularão pelas escolas públicas do Concelho de Viana do Castelo, gratuitamente: “Cachimónias” de 14 a 25 de outubro de 2024, direcionado para o 2º Ciclo do Ensino Básico; “Despertar” de 18 a 29 de novembro de 2024 para Escolas do Ensino Secundário; “Posso Desgostar?” de 2 a 13 de dezembro de 2024 para o 3º Ciclo do Ensino Básico; “E se eu chover?” de 5 a 23 de maio de 2025 para 1º Ciclo do Ensino Básico e “Quantas Meninices!” de 2 a 27 de junho de 2025 para Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.