Nesta nova temporada, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana terá sete diferentes espetáculos dirigidos à comunidade escolar e às famílias.
No Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, serão apresentados: “Volta à Europa”, em cena nos dias 5, 12 e 19 (sábados às 17h), que explora o conceito do que é a Europa enquanto entidade geográfica, enquanto mito, enquanto conceito: os povos, as culturas e a história dos diferentes países, assim como das suas fronteiras. O texto é de Lígia Soares e a encenação de Graeme Pulleyn numa coprodução entre a companhia vianense e a CEM Palcos, de Viseu, que também vai ser apresentada em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viana do Castelo, de 7 a 31 de outubro.
Já “O tempo perguntou ao tempo” será uma criação que parte do conceito de tempo enquanto convenção, lançando olhares sobre a forma como adultos e crianças sentem o tempo de formas diferentes. Esta criação estará em cena na Sala Principal do teatro, de 11 de fevereiro a 7 de março de 2025, e será dedicada aos públicos da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, contando com o apoio especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo nos transportes da comunidade escolar para esta iniciativa.
Novidade da temporada serão também os cinco solos criados pela companhia dedicados a temas como: identidade; cérebro; emoções; relacionamentos; internet; que circularão pelas escolas públicas do Concelho de Viana do Castelo, gratuitamente: “Cachimónias” de 14 a 25 de outubro de 2024, direcionado para o 2º Ciclo do Ensino Básico; “Despertar” de 18 a 29 de novembro de 2024 para Escolas do Ensino Secundário; “Posso Desgostar?” de 2 a 13 de dezembro de 2024 para o 3º Ciclo do Ensino Básico; “E se eu chover?” de 5 a 23 de maio de 2025 para 1º Ciclo do Ensino Básico e “Quantas Meninices!” de 2 a 27 de junho de 2025 para Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar.
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).