O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia, na próxima sexta-feira, 2 de maio, às 14h30, o espetáculo “E se eu chover?”, uma nova criação dedicada ao público mais jovem.
A sessão inaugural terá lugar na Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo e marca o início de uma digressão que será gratuita para as crianças das várias escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Viana do Castelo, e que se prolongará até dia 28 de maio. No total, a iniciativa envolverá mais de 1.500 alunos.
Com uma forte componente sensorial e visual, “E se eu chover?” é um espetáculo que estimula a imaginação, a empatia e a consciência ambiental. A história centra-se no excêntrico Dr. Nimbus Electricus Vólticus, um cientista-inventor que apresenta ao público a sua criação mais extraordinária: a nuvem Cláudia, capaz de fazer chover, fazer crescer plantas instantaneamente e até dar-lhes voz. Mas quando a ciência vacila, será que Cláudia conseguirá cumprir a sua missão?
O espetáculo propõe uma viagem envolvente pelo universo das emoções, da natureza e do inesperado, promovendo o cruzamento entre arte, ciência e educação.
A cocriação e interpretação são de Alexandre Calçada, com a colaboração de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, João Grisantes, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.