O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia, na próxima sexta-feira, 2 de maio, às 14h30, o espetáculo “E se eu chover?”, uma nova criação dedicada ao público mais jovem.
A sessão inaugural terá lugar na Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo e marca o início de uma digressão que será gratuita para as crianças das várias escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Viana do Castelo, e que se prolongará até dia 28 de maio. No total, a iniciativa envolverá mais de 1.500 alunos.
Com uma forte componente sensorial e visual, “E se eu chover?” é um espetáculo que estimula a imaginação, a empatia e a consciência ambiental. A história centra-se no excêntrico Dr. Nimbus Electricus Vólticus, um cientista-inventor que apresenta ao público a sua criação mais extraordinária: a nuvem Cláudia, capaz de fazer chover, fazer crescer plantas instantaneamente e até dar-lhes voz. Mas quando a ciência vacila, será que Cláudia conseguirá cumprir a sua missão?
O espetáculo propõe uma viagem envolvente pelo universo das emoções, da natureza e do inesperado, promovendo o cruzamento entre arte, ciência e educação.
A cocriação e interpretação são de Alexandre Calçada, com a colaboração de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, João Grisantes, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.