O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia, na próxima sexta-feira, 2 de maio, às 14h30, o espetáculo “E se eu chover?”, uma nova criação dedicada ao público mais jovem.
A sessão inaugural terá lugar na Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo e marca o início de uma digressão que será gratuita para as crianças das várias escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Viana do Castelo, e que se prolongará até dia 28 de maio. No total, a iniciativa envolverá mais de 1.500 alunos.
Com uma forte componente sensorial e visual, “E se eu chover?” é um espetáculo que estimula a imaginação, a empatia e a consciência ambiental. A história centra-se no excêntrico Dr. Nimbus Electricus Vólticus, um cientista-inventor que apresenta ao público a sua criação mais extraordinária: a nuvem Cláudia, capaz de fazer chover, fazer crescer plantas instantaneamente e até dar-lhes voz. Mas quando a ciência vacila, será que Cláudia conseguirá cumprir a sua missão?
O espetáculo propõe uma viagem envolvente pelo universo das emoções, da natureza e do inesperado, promovendo o cruzamento entre arte, ciência e educação.
A cocriação e interpretação são de Alexandre Calçada, com a colaboração de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, João Grisantes, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.