O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia, na próxima sexta-feira, 2 de maio, às 14h30, o espetáculo “E se eu chover?”, uma nova criação dedicada ao público mais jovem.
A sessão inaugural terá lugar na Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo e marca o início de uma digressão que será gratuita para as crianças das várias escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Viana do Castelo, e que se prolongará até dia 28 de maio. No total, a iniciativa envolverá mais de 1.500 alunos.
Com uma forte componente sensorial e visual, “E se eu chover?” é um espetáculo que estimula a imaginação, a empatia e a consciência ambiental. A história centra-se no excêntrico Dr. Nimbus Electricus Vólticus, um cientista-inventor que apresenta ao público a sua criação mais extraordinária: a nuvem Cláudia, capaz de fazer chover, fazer crescer plantas instantaneamente e até dar-lhes voz. Mas quando a ciência vacila, será que Cláudia conseguirá cumprir a sua missão?
O espetáculo propõe uma viagem envolvente pelo universo das emoções, da natureza e do inesperado, promovendo o cruzamento entre arte, ciência e educação.
A cocriação e interpretação são de Alexandre Calçada, com a colaboração de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, João Grisantes, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.