A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A primeira será “Outra vez peixe?!”, destinado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, que circulará pelas escolas de 13 a 24 de outubro de 2025. A peça aborda com humor e reflexão o confronto entre os hábitos alimentares impostos e os gostos das crianças, explorando a autonomia, o paladar e a relação com a comida.
Segue-se “Quero ser feliz agora!”, pensada para os alunos do Ensino Secundário, em circulação de 3 a 14 de novembro de 2025. O espetáculo reflete sobre as pressões que os adolescentes sentem sobre as decisões que têm de tomar para definição do seu futuro.
Em dezembro, de 2 a 12, será a vez do 3.º Ciclo do Ensino Básico receber “Ligas ou desligo-te?”, uma criação que explora as tensões entre a presença digital e a presença real, num tempo marcado por notificações constantes, chamadas perdidas e a procura por um verdadeiro sentido de conexão.
Na primavera de 2026, de 4 a 29 de maio, “Que palavra é esta?” destina-se ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e convida os mais novos a apaixonarem-se pelo significado e origem das palavras.
Em junho, entre os dias 1 e 26, o pré-escolar receberá “Quantas cores tens?”, uma criação que celebra a diversidade, a empatia e a tolerância a partir da expressão visual que é tão caraterística das crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.
Finalmente, entre 10 de fevereiro e 7 de março de 2026, a Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda será o palco do espetáculo “Mistério Da Vinci”, que vai envolver a vinda de mais de 60 estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo ao teatro, numa viagem pelos múltiplos talentos do genial Leonardo da Vinci, que será dirigida por Adriel Filipe, marcando a sua estreia na encenação, por ocasião dos 35 Anos do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana que serão assinalados ao longo de todo o ano de 2026.
As 5 criações que circularão nas escolas concelhias têm cocriação de Adriel Filipe, Ana Reguengo, Elisabete Pinto, Ricardo Simões, Tiago Fernandes, assim como dos criadores e intérpretes Alexandre Calçada, Adriel Filipe, Nuno J. Loureiro, Rafaela Sá, Ricardo Ribeiro, com sonoplastia de Daniel Gonçalves, multimédia de João Grisantes, serralharia e carpintaria de José Esteves, mediação de Liliana Barbosa e agendamento de Públicos de Patrícia Soares.
Com apoio do Ministério da Cultura e do Município de Viana do Castelo, o acesso é gratuito para as escolas públicas do concelho, sendo que as inscrições já podem ser feitas através de formulário digital em www.tmsm.pt.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.