A partir d'A Farsa Chamada Auto da Índia de Gil Vicente, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia "Da Índia?!" esta quinta-feira, dia 19 de outubro, às 21h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Em 1509, Gil Vicente apresentou a Farsa chamada Auto da Índia à rainha D. Leonor. 500 anos depois e com encenação de Ricardo Simões, “Da Índia?!” reflete sobre os feitos (e desfeitos) de Portugal abordando os temas da sociedade portuguesa atual.
Um espetáculo com assistência de encenação de Adriel Filipe, videografia de João Grisantes, interpretação de Alexandre Calçada e Marta Bonito, numa cocriação de Ana Barbosa, Alexandre Calçada, Adriel Filipe, João Grisantes, Marta Bonito, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A peça está em cena de 19 a 29 de outubro, com sessões quinta-feira, dia 26 de outubro, às 19h00, sextas às 21h00, sábados dia 21, às 19h00 e dia 28 às 21h00. Aos domingos a sessão é às 16h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Na sessão de dia 28 de outubro, o Serviço Educativo da companhia vianense dinamiza um Digestivo – Conversas Pós Espetáculo e Tradução em Língua Gestual Portuguesa.
Todas as sessões contam com Reconhecimento de Palco (mediante pré-inscrição) e Legendas em Inglês.
O preço dos bilhetes varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser adquiridos na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.