A partir d'A Farsa Chamada Auto da Índia de Gil Vicente, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia "Da Índia?!" esta quinta-feira, dia 19 de outubro, às 21h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Em 1509, Gil Vicente apresentou a Farsa chamada Auto da Índia à rainha D. Leonor. 500 anos depois e com encenação de Ricardo Simões, “Da Índia?!” reflete sobre os feitos (e desfeitos) de Portugal abordando os temas da sociedade portuguesa atual.
Um espetáculo com assistência de encenação de Adriel Filipe, videografia de João Grisantes, interpretação de Alexandre Calçada e Marta Bonito, numa cocriação de Ana Barbosa, Alexandre Calçada, Adriel Filipe, João Grisantes, Marta Bonito, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A peça está em cena de 19 a 29 de outubro, com sessões quinta-feira, dia 26 de outubro, às 19h00, sextas às 21h00, sábados dia 21, às 19h00 e dia 28 às 21h00. Aos domingos a sessão é às 16h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Na sessão de dia 28 de outubro, o Serviço Educativo da companhia vianense dinamiza um Digestivo – Conversas Pós Espetáculo e Tradução em Língua Gestual Portuguesa.
Todas as sessões contam com Reconhecimento de Palco (mediante pré-inscrição) e Legendas em Inglês.
O preço dos bilhetes varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser adquiridos na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.