O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana assina a tradução para Língua Portuguesa da Mensagem do Dia Mundial do Teatro da UNESCO, pelo sexto ano consecutivo.
Promovida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), a Mensagem de 2024 é da autoria de Jon Fosse, escritor e dramaturgo norueguês. Conhecido pelo extenso leque do seu trabalho, que inclui peças de teatro, romances, coleções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções.
Em 2023, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura pelas suas peças inovadoras, capazes de dar voz ao indizível.
O Diretor Artístico e membro da Direção da companhia vianense, Ricardo Simões, assina a tradução daquela que é a 62ª Mensagem do Dia Mundial do Teatro e ainda a tradução da nota biográfica da autora.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana assinala a efeméride de forma digital, com o Lançamento do vídeo da Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro, dia 27 de março, às 12h00, nas redes sociais da companhia e no mesmo dia com a disponibilização online de várias criações do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, durante 24 horas através do tmsm.pt.
Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.