O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia hoje, dia 2 de junho, o espetáculo "Quantas Meninices!", uma criação original concebida especialmente para o público da educação pré-escolar, que irá circular pelos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do concelho de Viana do Castelo ao longo do mês de junho.
Com apresentações agendadas entre os dias 2 e 27 de junho, de segunda a sexta-feira, esta produção vai ao encontro de cerca de 1500 crianças, promovendo o acesso à cultura e às artes performativas desde a primeira infância, num claro investimento na formação de públicos e na valorização da expressão artística como elemento imprescindível a uma educação plena.
A obra “Quantas Meninices!” parte de uma série de questões profundas e universais: Todas as crianças são iguais? E o que é uma pessoa adulta? E uma criança, também é uma pessoa? Porque é que eu sou como sou? E como é que eu sou para as outras pessoas? Afinal, quantas meninices há? — A resposta é simples: Tantas! O espetáculo propõe uma viagem poética e sensitiva ao universo da infância, onde a relação entre o eu e o outro é explorada com a leveza e a curiosidade próprias de quem vê o mundo pela primeira vez.
Com cocriação e interpretação de Nuno J. Loureiro, e cocriação de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões, Tiago Fernandes, fotografia de João Grisantes, mediação de Liliana Barbosa, o espetáculo “Quantas Meninices!” integra a oferta de Teatro Escolar com que o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana abrange diretamente mais de 14.000 alunos do concelho de Viana do Castelo a cada ano letivo, promovendo o desenvolvimento do conceito de democracia cultural do território do Alto Minho.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.
O futuro Edifício Cachalote, em Las Palmas de Gran Canaria, será ativado com atividades culturais e cívicas ainda antes de estar concluído. A estratégia segue o exemplo de Viana do Castelo, em Portugal, onde o projeto Viana STARTS tem vindo a envolver a comunidade local desde as primeiras fases de reabilitação urbana.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das grandes vozes do fado nacional: Kátia Guerreiro vai subir ao Palco da República, na Praça da República, na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 20h30, no âmbito do festival Viana Bate Forte. A entrada é livre.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.