Em março, o Município de Ponte de Lima, através do Teatro Diogo Bernardes, apresenta uma oferta cultural dedicada às comemorações do Dia de Ponte de Lima e do Dia Mundial do Teatro com uma programação diferenciada de espetáculos, que integram artistas limianos e estruturas artísticas limianas.
Nos dias 1 e 2 de março, pelas 21h30, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes o espetáculo “Feliz Aniversário”, da B Produções, vencedor de vários prémios internacionais, que chega agora aos palcos nacionais pela mão de João Baião acompanhado pelo talento de Bruna Andrade, Cristina Oliveira, Fernando Gomes, Heitor Lourenço e Joana França (sessões já esgotadas).
No dia 4 de março, pelas 21h30, e no âmbito do Dia de Ponte de Lima e do arranque das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, destaque para o espetáculo “Sérgio Godinho & Os Assessores – Liberdade25”. É um ciclo que se renova: Sérgio Godinho reservou para 2024 a estreia de “LIBERDADE25”, a celebração de uma carreira que se confunde com história do quotidiano português e que tem numa canção composta em 1974 um dos seus hinos obrigatórios (sessão já esgotada).
Destaque para a coprodução “Záguia Sul – O Guarda Rios – O Homem Pássaro”, pela estrutura artística Space Ensemble, que apresentam o espetáculo participativo (filme-concerto), no dia 7 de março, pelas 10h30 e 15h00 e no dia 8 de março, pelas 10h30, com um conjunto de sessões exclusivas para público escolar e no mesmo dia 8 de março, pelas 21h30, com uma sessão para público geral. Este espetáculo junta em palco pessoas de várias gerações e grupos de música locais para musicar ao vivo um filme sobre os rios Coura e Lima e conta com a participação do grupo de Ponte de Lima Orfeão Limiano. Uma coprodução dos Space Ensemble com o Teatro Diogo Bernardes e Centro Cultural de Paredes de Coura.
Na área do teatro realçam-se os espetáculos “Um Noivado no Dafundo” de Almeida Garrett, pela Associação Cultural Unhas do Diabo, em Estreia, no dia 15 de março, pelas 21h30 e, no dia 22 de março, pelas 21h30, “O Rosquedo” de Delfim Guimarães, espetáculo que junta em palco as associações Art’in Facha e o GACEL. As três estruturas são grupos de teatro amadores do concelho de Ponte de Lima.
Inserido nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, dia 27 de março, pelas 21h30, destaque para o espetáculo “O Último Fecha a Porta”, de Carlos Cunha Produções, que promete ser uma comédia que não deixará ninguém indiferente, pois trata dos temas, que são os temas de toda a gente, e que nos fará rir de nós mesmos.
Em março, dá-se continuidade à rubrica, “Domingos em Banda” (edição 2024), com a Associação Banda de Música de Estorãos do concelho de Ponte de Lima, no dia 17 de março, pelas 15h30, num concerto “Duo de Sentimentos” que oferece uma oportunidade para o público se perder e se encontrar nas correntes da música, onde o passado se entrelaça harmoniosamente com o presente.
Finalmente, ainda na música, no dia 23 de março, pelas 21h30, João Frade & João Silva juntam-se para nos propor intersecções e diálogos criativos entre acordeão e violino, com o espetáculo “Lugares”. Destacamos a presença do músico limiano João Silva.
Todos os bilhetes para os eventos podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta-feira no horário normal de funcionamento ou então online, no site da BOL – https://teatrodiogobernardes.bol.pt.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.