Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 23 de setembro, pelas 22h00, o Teatro de Ferro, que traz ao Centro Cultural ‘A Revolta dos Objetos: Uma Conferência Animada’.
A peça tem encenação, texto, dramaturgia e cenografia de Igor Gandra, propondo-nos uma conferência como ponto de partida para esta nova incursão no mundo das coisas. Esta não é, no entanto, uma conferência qualquer. O conferencista é um ator e a sua comunicação é uma performance na qual os objetos (uma mesa, cadeiras, microfones, etc) insistem em ter ainda uma palavrinha a acrescentar.
As coisas, os objetos têm um modo muito especial de comunicar – connosco e entre si – gwarggaflrlghf! O nosso convidado irá tentar apresentar algumas ideias sobre o assunto. Será que vai conseguir fazê-lo em plena revolta dos objetos?
Encenação, texto, dramaturgia e cenografia Igor Gandra
Realização plástica Eduardo Mendes
Interpretação Igor Gandra, Carla Veloso, Eduardo Mendes
Vídeo Teatro de Ferro, Carlota Gandra
Desenho de luz Mariana Figueroa
Fotografia de cena Susana Neves
Construção e montagem Oficina do Teatro de Ferro com Marta Figueroa, Alexandre Moreira e Vitória Mendes
Produção Carla Veloso/ Teatro de Ferro
Coprodução Câmara Municipal do Porto – Programa Cultura em Expansão 2019
Oficina / CCVF – Programa de Educação e Mediação Cultural
O Teatro de Ferro é uma estrutura financiada pela República Portuguesa /Cultura, Direção-Geral das Artes
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.