A taxa de ocupação hoteleira para esta Páscoa no concelho de Caminha já ultrapassa os 80 por cento, considerando apenas os números oficiais até esta sexta-feira. A procura dos estabelecimentos continua a sentir-se podendo esta taxa ainda aumentar entre sábado e segunda-feira.
Bom tempo, unidades hoteleiras de excelência para os vários públicos, e um programa cultural e de lazer intenso; associados a um esforço de divulgação continuado por parte do Município de Caminha serão fatores decisivos para que o concelho continue a progredir e atinja já, nesta altura, os 82 por cento no que se refere à “Estatística de Movimento de Turistas e Taxa de Ocupação hoteleira – Páscoa”.
A maioria das unidades hoteleiras tem reservas bastante altas até amanhã, mas há casos de taxas de ocupação, neste mesmo período, de100 por cento. Tudo leva a crer que o fim de semana seja também de grande procura.
“Razões não faltam para visitar o nosso concelho. É nisso que temos trabalhado e o resultado está à vista. Os nossos empresários são acolhedores, temos boa comida, boas paisagens, boas infraestruturas, espaço público diversificado e capaz de proporcionar tempos de lazer para toda a família; quer seja um passeio pelo Centro Histórico de Caminha, uma caminhada pelas nossas ecovias, e eventos próprios do tempo que vivemos. Entre eles quero destacar, sábado, a Maior Mesa de Páscoa, em Vila Praia de Âncora”, diz o Presidente da Câmara, Rui Lages.
“É reconfortante para um autarca sentir assim o pulsar do seu concelho. O que posso é desejar uma excelente estada a todos, uma Santa Páscoa naturalmente, e agradecer a todos os que, de uma forma positiva, trabalham, seja qual for a área, para que possamos ser assim procurados, para que o nosso Turismo cresça de forma sustentada, como está a acontecer, dinamizando a economia local”, conclui Rui Lages.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.