Logo
Nacional

Taxa de inflação sobe para 2,3% em janeiro

12 Fevereiro, 2024 | 14:13
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Com arredondamento a uma casa decimal, a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) hoje avançada pelo INE confirma o valor da estimativa rápida divulgada em 31 de janeiro.

“Esta aceleração é em parte explicada pelo aumento de preços da eletricidade e pelo fim da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais”, refere o INE, estimando que o impacto do fim do IVA Zero sobre a variação do IPC total tenha sido de 0,7 pontos percentuais.

Na classe dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas, e apesar do efeito de base associado ao aumento de preços registado em janeiro de 2023 (1,9%), o aumento de 2,8% apurado em janeiro de 2024, em parte associado ao final do IVA Zero, resultou num aumento da respetiva variação homóloga de 1,7% em dezembro para 2,7% em janeiro.

“Os preços desta categoria situam-se 27,2% acima do nível médio de preços de 2021”, nota o INE.

Já em relação aos produtos energéticos, comparando com o mês anterior, registou-se em janeiro um aumento de preços de 2,0%, que contrasta com a diminuição de 8,9% registada no mesmo mês de 2023, que resultou numa variação homóloga positiva deste agregado, depois de 10 meses com taxas negativas.

De acordo com o INE, os preços deste agregado em janeiro fixaram-se 14,5% acima do nível médio de 2021 e 0,2% acima do que se verificou em janeiro de 2023.

Relativamente ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos), registou uma variação de 2,4% em janeiro (2,6% em dezembro).

No mês em análise, a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 0,2% (-10,5% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou para 3,1% (2,0% no mês anterior).

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação nula em janeiro (-0,4% no mês precedente e -0,8% em janeiro de 2023).

Quanto à variação média dos últimos 12 meses, diminuiu para 3,8% (4,3% em dezembro), sendo que, excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média foi 4,6% (5,0% no mês anterior).

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 2,5%, valor superior em 0,6 pontos percentuais ao registado em dezembro de 2023 e inferior em 0,3 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em dezembro de 2023, esta diferença foi de 1,0 ponto percentual).

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,7% em janeiro (3,1% em dezembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,6%).

O IHPC registou uma variação mensal de -0,2% (-0,7% no mês anterior e -0,8% em janeiro de 2023) e uma variação média dos últimos 12 meses de 4,8% (5,3% no mês precedente).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Novembro, 2025

CDU garante a governação da maior união de freguesias do concelho de Viana do Castelo

A presidente da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho, eleita pela CDU nas eleições autárquicas de 12 de outubro, conseguiu este sábado aprovar o Executivo da Junta, após uma primeira tentativa sem sucesso.

Desporto 2 Novembro, 2025

Santa Luzia mostra garra mas perde frente ao líder Benfica

O Santa Luzia recebeu, este sábado, 1 de novembro, o SL Benfica, em jogo da 9.ª jornada da 1.ª fase da Liga Feminina Placard de Futsal, disputado no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo. Apesar da derrota (2-4), a equipa minhota deixou uma boa imagem, especialmente na segunda parte, frente ao líder invicto da competição.

Opinião 2 Novembro, 2025

OPINIÃO: Controle o colesterol, salve a sua vida

Diz o ditado que “gato escaldado de água fria tem medo”. O ditado pode funcionar com os gatos, mas nem sempre funciona com as pessoas. E por isso, para dar uma ajuda a quem já sofreu um evento cardiovascular, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Novartis lançou a campanha “55 é a sua linha vermelha”.

Desporto 1 Novembro, 2025

Jovem vianense Matilde Silva assina contrato de formação com o SL Benfica

A jovem futebolista Matilde Silva, natural de Viana do Castelo, deu um importante passo na sua carreira desportiva ao assinar contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica, integrando oficialmente o plantel Sub-15 feminino do clube encarnado.

Regional 1 Novembro, 2025

Paredes de Coura celebra novembro com Cozido e Cultura

O mês de novembro chega a Paredes de Coura com o sabor e o aconchego do tradicional “Cozido à Moda de Coura”, mas também com um vasto programa cultural que promete aquecer os dias frios de outono.

Desporto 1 Novembro, 2025

Juventude Viana quer manter registo 100% vitorioso frente ao Famalicense

A Juventude Viana volta este sábado a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense recebe, no Pavilhão José Natário, o Famalicense AC, num encontro agendado para as 21h30, com transmissão em direto na Viana TV.

Internacional 1 Novembro, 2025

Viana do Castelo reforça compromisso com inovação e sustentabilidade no Steering Committee do Viana STARTS

Ontem, dia em que o mundo celebra a cooperação entre comunidades e o compromisso com um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente, realizou-se a reunião do Steering Committee do Viana STARTS.