A Tasquinha da Linda o Camelo e o Louro, três dos restaurantes mais conceituados de Viana do Castelo, foram, uma vez mais “recomendados” pelo Guia Michelin.
Situado junto ao Castelo Santiago da Barra, no coração da doca, a Tasquinha da Linda está instalado num armazém de pesca recuperado e serve os melhores mariscos e peixe fresco da nossa costa. O estabelecimento situado na ribeira vianense mantém, há mais de dez anos o distintivo de Bib Gourmand, a última categoria a percorrer no Guia que atribui a estrela Michelin.
Já em Santa Marta de Portuzelo, o restaurante Camelo, é um dos mais reputados restaurantes de Viana do Castelo, conhecido pelo ambiente familiar e pela confeção aprimorada de iguarias regionais, com uma garrafeira das mais completas da região.
O Louro, fundado em 2019, situado em Torre, Viana do Castelo, na margem norte do rio Lima, é um destino que oferece uma experiência gastronómica única. Desde a abertura o restaurante dedica-se a elevar os sabores da região através de uma oferta em constante evolução. O compromisso com a sustentabilidade garante que o menu muda completamente a cada três meses, e que é elaborado com os melhores ingredientes disponíveis, captando a essência da natureza e a história do povo.
Os três restaurantes vianenses foram incluídos no Guia Michelin Espanha e Portugal 2024. A lista foi publicada no site do Guia Michelin após a gala realizada no Algarve, na passada terça-feira.
Foi publicado esta quarta-feira, dia 27 de agosto, em Diário da República, o Regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município de Viana do Castelo, que oficializa o lançamento do TuViana, o novo sistema de transportes urbanos da cidade, com entrada em funcionamento marcada para o próximo dia 23 de setembro.
Com o regresso às aulas, a campanha nacional “Olhe pelas Suas Costas” volta a alertar para os perigos do transporte excessivo de peso nas mochilas escolares, um problema que afeta cada vez mais crianças e jovens em idade escolar.
O Município de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 26 de setembro, o workshop “(Sobre)viver na Selva – Luto e perdas”, uma ação formativa dirigida a profissionais que intervêm em contextos de luto e perda.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, Valença, recebe nos dias 30 e 31 de agosto o Festival Gastronómico Sabores do Anho, iniciativa que celebra a tradição culinária do Minho, com destaque para o emblemático anho no forno com arroz pingado, prato típico da região servido em alguidar de barro e preparado nos tradicionais fornos a lenha.
No próximo dia 4 de setembro, o Município de Ponte de Lima, através do Museu dos Terceiros, convida a comunidade a participar na Rota dos Azulejos, uma iniciativa cultural inserida no programa comemorativo dos 900 anos da atribuição do Foral à vila.
O Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral celebra-se, desde 2016, a 5 de setembro, por iniciativa da International Spinal Cord Society (ISCoS). Todos os anos, este dia serve de mote para refletir sobre um tema central relacionado com estas lesões.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.