A Federação Portuguesa de Futebol e a RTP estabeleceram acordo para a transmissão dos jogos das Taças de Portugal masculina e feminina de futebol e das respetivas Supertaças até 2026.
A RTP já tinha os direitos das provas masculinas em anos anteriores, sendo que agora alarga o âmbito de cobertura às provas femininas para os próximos dois anos.
O canal público transmitirá já esta época a meia-final da Taça de Portugal feminina entre o SL Benfica e o Sporting CP (a primeira-mão já a 31 de março às 18h15 e a segunda mão a 21 de abril), além da final da prova.
A RTP assegura também os direitos do jogo decisivo da Supertaça feminina, podendo transmitir outros jogos da mesma prova.
No que respeita à Taça de Portugal masculina, a RTP transmitirá jogos a partir da 3.ª eliminatória até à grande final da Prova Rainha do futebol português até 2026.
O entendimento inclui também a transmissão televisiva dos encontros da Supertaça Cândido de Oliveira das próximas duas temporadas.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, congratulou-se com esta parceria: “Este acordo reforça a ligação histórica entre a Federação Portuguesa de Futebol e a RTP e representa também um passo importante no apoio ao futebol feminino em Portugal, permitindo uma maior visibilidade e promoção da modalidade. A aposta que a FPF tem feito no desenvolvimento do futebol feminino tem sido acompanhada pelo canal público e é com muito agrado que fazemos este caminho juntos.
A transmissão dos jogos da Taça de Portugal masculina e feminina, assim como das Supertaças, garantirá aos adeptos do desporto a oportunidade de acompanhar de perto as emoções e a festa da Prova Rainha. Agradecemos à RTP pelo seu compromisso em promover o futebol em Portugal e esperamos que esta parceria traga ainda mais entusiasmo e paixão aos adeptos do futebo.
O primeiro jogo a ser transmitido, a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, entre SL Benfica-Sporting CP, realiza-se já no dia 31 de março. É um jogo de alto simbolismo para a FPF que, nesse dia, comemora 110 anos de vida”.
Nicolau Santos, presidente da RTP, destacou a importância do acordo:
“O renovado compromisso da RTP com a Taça de Portugal e com a Supertaça, agora alargado também, justamente, às competições femininas, visa assegurar o acesso televisivo gratuito dos portugueses aos grandes eventos desportivos e, em particular, a uma modalidade tão acarinhada pela maioria.
Com este acordo, a RTP reforça o seu papel ímpar na divulgação do futebol em canal aberto, que se estende das seleções nacionais à maior festa popular do futebol nacional, no masculino e no feminino.”
Na cerimónia, realizada na Cidade do Futebol, marcaram presença, além dos presidentes das duas entidades, o vice-presidente da FPF, José Couceiro, o CEO Luís Sobral e os diretores João Vieira Pinto, Mónica Jorge, Pedro Pauleta, José Alberto Ferreira e Rui Manhoso, enquanto da parte da RTP estiveram também Hugo Figueiredo, vogal do Conselho Administração, José Fragoso, Diretor RTP1, Miguel Barroso, Diretor Desporto Linear e Digital, e Marina Ramos, Diretora Marketing Estratégico e Comunicação.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.