A Federação Portuguesa de Futebol e a RTP estabeleceram acordo para a transmissão dos jogos das Taças de Portugal masculina e feminina de futebol e das respetivas Supertaças até 2026.
A RTP já tinha os direitos das provas masculinas em anos anteriores, sendo que agora alarga o âmbito de cobertura às provas femininas para os próximos dois anos.
O canal público transmitirá já esta época a meia-final da Taça de Portugal feminina entre o SL Benfica e o Sporting CP (a primeira-mão já a 31 de março às 18h15 e a segunda mão a 21 de abril), além da final da prova.
A RTP assegura também os direitos do jogo decisivo da Supertaça feminina, podendo transmitir outros jogos da mesma prova.
No que respeita à Taça de Portugal masculina, a RTP transmitirá jogos a partir da 3.ª eliminatória até à grande final da Prova Rainha do futebol português até 2026.
O entendimento inclui também a transmissão televisiva dos encontros da Supertaça Cândido de Oliveira das próximas duas temporadas.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, congratulou-se com esta parceria: “Este acordo reforça a ligação histórica entre a Federação Portuguesa de Futebol e a RTP e representa também um passo importante no apoio ao futebol feminino em Portugal, permitindo uma maior visibilidade e promoção da modalidade. A aposta que a FPF tem feito no desenvolvimento do futebol feminino tem sido acompanhada pelo canal público e é com muito agrado que fazemos este caminho juntos.
A transmissão dos jogos da Taça de Portugal masculina e feminina, assim como das Supertaças, garantirá aos adeptos do desporto a oportunidade de acompanhar de perto as emoções e a festa da Prova Rainha. Agradecemos à RTP pelo seu compromisso em promover o futebol em Portugal e esperamos que esta parceria traga ainda mais entusiasmo e paixão aos adeptos do futebo.
O primeiro jogo a ser transmitido, a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, entre SL Benfica-Sporting CP, realiza-se já no dia 31 de março. É um jogo de alto simbolismo para a FPF que, nesse dia, comemora 110 anos de vida”.
Nicolau Santos, presidente da RTP, destacou a importância do acordo:
“O renovado compromisso da RTP com a Taça de Portugal e com a Supertaça, agora alargado também, justamente, às competições femininas, visa assegurar o acesso televisivo gratuito dos portugueses aos grandes eventos desportivos e, em particular, a uma modalidade tão acarinhada pela maioria.
Com este acordo, a RTP reforça o seu papel ímpar na divulgação do futebol em canal aberto, que se estende das seleções nacionais à maior festa popular do futebol nacional, no masculino e no feminino.”
Na cerimónia, realizada na Cidade do Futebol, marcaram presença, além dos presidentes das duas entidades, o vice-presidente da FPF, José Couceiro, o CEO Luís Sobral e os diretores João Vieira Pinto, Mónica Jorge, Pedro Pauleta, José Alberto Ferreira e Rui Manhoso, enquanto da parte da RTP estiveram também Hugo Figueiredo, vogal do Conselho Administração, José Fragoso, Diretor RTP1, Miguel Barroso, Diretor Desporto Linear e Digital, e Marina Ramos, Diretora Marketing Estratégico e Comunicação.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.