Os clubes do distrito de Viana do Castelo presentes na Taça de Portugal tiveram sortes diferentes no sorteio realizado na Cidade do Futebol. Na 1ª eliminatória da prova rainha do futebol português, apenas SC Vianense, Limianos e o estreante Cardielense entram em campo. Atlético dos Arcos e Desportivo de Monção ficaram isentos e seguem de imediato para a 2ª eliminatória da competição.
Nesta 1ª eliminatória, que se joga este fim de semana, o Sport Clube Vianense recebe no domingo às 17h00 no Estádio Dr. José de Matos o FC Vinhais dos distritais de Bragança. Quem vencer esta partida volta a jogar em casa na 2ª eliminatória frente ao Portimonense da 2ª Liga.
Também no domingo mas às 16h00, o Limianos joga em Trás-os-Montes com o Valpaços dos distritais de Vila Real. Quem vencer esta partida, na 2ª eliminatória recebe o Desportivo de Chaves da 2ª Liga.
O Cardielense, que se estreia na Taça de Portugal, desloca-se no domingo à Póvoa de Lanhoso para defrontar o SC Maria da Fonte dos distritais de Braga. Quem ganhar o jogo, deste domingo às 17h00, viaja para os Açores para defrontar o CD Lajense na 2ª eliminatória.
Atlético dos Arcos e Desportivo de Monção, que ficaram isentos da 1ª eliminatória, já estão apurados para a segunda ronda que se joga a 22 de setembro.
O Atlético dos Arcos desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica/SF às 15h00, e o Desportivo de Monção defronta fora o União de Santarém que derrotou (2-0) o Sacavenense na 1ª eliminatória.
Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.