Os clubes do distrito de Viana do Castelo presentes na Taça de Portugal tiveram sortes diferentes no sorteio realizado na Cidade do Futebol. Na 1ª eliminatória da prova rainha do futebol português, apenas SC Vianense, Limianos e o estreante Cardielense entram em campo. Atlético dos Arcos e Desportivo de Monção ficaram isentos e seguem de imediato para a 2ª eliminatória da competição.
Nesta 1ª eliminatória, que se joga este fim de semana, o Sport Clube Vianense recebe no domingo às 17h00 no Estádio Dr. José de Matos o FC Vinhais dos distritais de Bragança. Quem vencer esta partida volta a jogar em casa na 2ª eliminatória frente ao Portimonense da 2ª Liga.
Também no domingo mas às 16h00, o Limianos joga em Trás-os-Montes com o Valpaços dos distritais de Vila Real. Quem vencer esta partida, na 2ª eliminatória recebe o Desportivo de Chaves da 2ª Liga.
O Cardielense, que se estreia na Taça de Portugal, desloca-se no domingo à Póvoa de Lanhoso para defrontar o SC Maria da Fonte dos distritais de Braga. Quem ganhar o jogo, deste domingo às 17h00, viaja para os Açores para defrontar o CD Lajense na 2ª eliminatória.
Atlético dos Arcos e Desportivo de Monção, que ficaram isentos da 1ª eliminatória, já estão apurados para a segunda ronda que se joga a 22 de setembro.
O Atlético dos Arcos desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica/SF às 15h00, e o Desportivo de Monção defronta fora o União de Santarém que derrotou (2-0) o Sacavenense na 1ª eliminatória.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.