A Cidade do Futebol acolheu, na quarta-feira, o sorteio da 3ª ronda da Taça de Portugal Placard, O SC Vianense, único representante do distrito de Viana do Castelo nesta fase da prova, vai aos Açores defrontar o Santa Clara da Liga Portugal SABSEG.
As duas equipas vão voltar a jogar uma eliminatória da Taça de Portugal, depois do embate na época 2005/2006, também na 3ª eliminatória da competição, mas na altura, realizada no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo.
Nessa partida, realizada a 5 de outubro de 2005, o SC Vianense perdeu (1-2) e acabou afastado da competição. Já nesse tempo, O Vianense disputava a 3ª Divisão e o Santa Clara a 2ª Liga.
Curiosamente, esta temporada, minhotos e açorianos defrontaram-se na pré-época, com o Santa Clara a levar a melhor (1-0) num jogo realizado em julho passado no Complexo Desportivo SC Freamunde.
No sorteio realizado na quarta-feira, participaram os 46 clubes vencedores da 2ª eliminatória da competição e, pela primeira vez esta época, os 18 clubes da Liga Portugal Betclic.
Eis o resultado do sorteio:
Vila Meã (CP) – CF Estrela (L1)
FC Felgueiras (L3) – FC Arouca (L1)
SC Covlhã (L3) – Portimonense (L1)
Olivais e Moscavide (D) – Sporting CP (L1)
SC Lusitânia (CP) – SL Benfica (L1)
Atlético CP (L3) – FC Vizela (L1)
UD Oliveirense (L2) – Boavista FC (L1)
Luzense (CD) ou Camacha (CP) vs Famalicão (L1)
Rebordosa (CP) – SC Braga (L1)
União Paredes (CP) – Moreirense FC (L1)
Lank Vilaverdense (L2) – SC Farense (L1)
Vilar de Perdizes (CP) – FC Porto (L1)
Lusitano Moncarapachense (CP)-Vitória SC (L1)
Sintrense (CP) – Estoril Praia (L1)
Rabo de Peixe(CP) – Casa Pia AC (L1)
Canelas 2010 (L3) – Desportivo de Chaves (L1)
SCU Torreense (L2) – Rio Ave (L1)
CF Belenenses (L2) – Gil Vicente (L1)
CD Tondela (L2) – SU 1º Dezembro (L3)
Académico de Viseu (L2) – União de Leiria (L2)
FC Amarante (CP) – Académica (L3)
Santa Clara (L2) – Vianense (L3)
Dumiense CJP (CP) – AVS (L2)
Nacional da Madeira (L2) – Mirandela (CP)
Atlético da Malveira (D) – AD Marco 09 (CP)
Pêro Pinheiro (L3) – Serpa (CP)
Mafra (L2) – Feirense (L2)
Elvas (CP) – FC Tirsense (CP)
Marítimo da Madeira (L2) – Mortágua FC (CP)
Leixões (L2) – Vitória FC (CP)
Montalegre (CP) – Pevidém (CP)
FC Penafiel (L2) – Santa Maria (D)
A eliminatória está prevista realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de outubro.
De lembrar que o atual detentor da Taça de Portugal é o FC Porto, que em junho deste ano derrotou o SC Braga por 2-0, na final realizada no Estádio Nacional do Jamor.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?