A Cidade do Futebol acolheu, na quarta-feira, o sorteio da 3ª ronda da Taça de Portugal Placard, O SC Vianense, único representante do distrito de Viana do Castelo nesta fase da prova, vai aos Açores defrontar o Santa Clara da Liga Portugal SABSEG.
As duas equipas vão voltar a jogar uma eliminatória da Taça de Portugal, depois do embate na época 2005/2006, também na 3ª eliminatória da competição, mas na altura, realizada no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo.
Nessa partida, realizada a 5 de outubro de 2005, o SC Vianense perdeu (1-2) e acabou afastado da competição. Já nesse tempo, O Vianense disputava a 3ª Divisão e o Santa Clara a 2ª Liga.
Curiosamente, esta temporada, minhotos e açorianos defrontaram-se na pré-época, com o Santa Clara a levar a melhor (1-0) num jogo realizado em julho passado no Complexo Desportivo SC Freamunde.
No sorteio realizado na quarta-feira, participaram os 46 clubes vencedores da 2ª eliminatória da competição e, pela primeira vez esta época, os 18 clubes da Liga Portugal Betclic.
Eis o resultado do sorteio:
Vila Meã (CP) – CF Estrela (L1)
FC Felgueiras (L3) – FC Arouca (L1)
SC Covlhã (L3) – Portimonense (L1)
Olivais e Moscavide (D) – Sporting CP (L1)
SC Lusitânia (CP) – SL Benfica (L1)
Atlético CP (L3) – FC Vizela (L1)
UD Oliveirense (L2) – Boavista FC (L1)
Luzense (CD) ou Camacha (CP) vs Famalicão (L1)
Rebordosa (CP) – SC Braga (L1)
União Paredes (CP) – Moreirense FC (L1)
Lank Vilaverdense (L2) – SC Farense (L1)
Vilar de Perdizes (CP) – FC Porto (L1)
Lusitano Moncarapachense (CP)-Vitória SC (L1)
Sintrense (CP) – Estoril Praia (L1)
Rabo de Peixe(CP) – Casa Pia AC (L1)
Canelas 2010 (L3) – Desportivo de Chaves (L1)
SCU Torreense (L2) – Rio Ave (L1)
CF Belenenses (L2) – Gil Vicente (L1)
CD Tondela (L2) – SU 1º Dezembro (L3)
Académico de Viseu (L2) – União de Leiria (L2)
FC Amarante (CP) – Académica (L3)
Santa Clara (L2) – Vianense (L3)
Dumiense CJP (CP) – AVS (L2)
Nacional da Madeira (L2) – Mirandela (CP)
Atlético da Malveira (D) – AD Marco 09 (CP)
Pêro Pinheiro (L3) – Serpa (CP)
Mafra (L2) – Feirense (L2)
Elvas (CP) – FC Tirsense (CP)
Marítimo da Madeira (L2) – Mortágua FC (CP)
Leixões (L2) – Vitória FC (CP)
Montalegre (CP) – Pevidém (CP)
FC Penafiel (L2) – Santa Maria (D)
A eliminatória está prevista realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de outubro.
De lembrar que o atual detentor da Taça de Portugal é o FC Porto, que em junho deste ano derrotou o SC Braga por 2-0, na final realizada no Estádio Nacional do Jamor.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.