A Cidade do Futebol acolheu, na quarta-feira, o sorteio da 3ª ronda da Taça de Portugal Placard, O SC Vianense, único representante do distrito de Viana do Castelo nesta fase da prova, vai aos Açores defrontar o Santa Clara da Liga Portugal SABSEG.
As duas equipas vão voltar a jogar uma eliminatória da Taça de Portugal, depois do embate na época 2005/2006, também na 3ª eliminatória da competição, mas na altura, realizada no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo.
Nessa partida, realizada a 5 de outubro de 2005, o SC Vianense perdeu (1-2) e acabou afastado da competição. Já nesse tempo, O Vianense disputava a 3ª Divisão e o Santa Clara a 2ª Liga.
Curiosamente, esta temporada, minhotos e açorianos defrontaram-se na pré-época, com o Santa Clara a levar a melhor (1-0) num jogo realizado em julho passado no Complexo Desportivo SC Freamunde.
No sorteio realizado na quarta-feira, participaram os 46 clubes vencedores da 2ª eliminatória da competição e, pela primeira vez esta época, os 18 clubes da Liga Portugal Betclic.
Eis o resultado do sorteio:
Vila Meã (CP) – CF Estrela (L1)
FC Felgueiras (L3) – FC Arouca (L1)
SC Covlhã (L3) – Portimonense (L1)
Olivais e Moscavide (D) – Sporting CP (L1)
SC Lusitânia (CP) – SL Benfica (L1)
Atlético CP (L3) – FC Vizela (L1)
UD Oliveirense (L2) – Boavista FC (L1)
Luzense (CD) ou Camacha (CP) vs Famalicão (L1)
Rebordosa (CP) – SC Braga (L1)
União Paredes (CP) – Moreirense FC (L1)
Lank Vilaverdense (L2) – SC Farense (L1)
Vilar de Perdizes (CP) – FC Porto (L1)
Lusitano Moncarapachense (CP)-Vitória SC (L1)
Sintrense (CP) – Estoril Praia (L1)
Rabo de Peixe(CP) – Casa Pia AC (L1)
Canelas 2010 (L3) – Desportivo de Chaves (L1)
SCU Torreense (L2) – Rio Ave (L1)
CF Belenenses (L2) – Gil Vicente (L1)
CD Tondela (L2) – SU 1º Dezembro (L3)
Académico de Viseu (L2) – União de Leiria (L2)
FC Amarante (CP) – Académica (L3)
Santa Clara (L2) – Vianense (L3)
Dumiense CJP (CP) – AVS (L2)
Nacional da Madeira (L2) – Mirandela (CP)
Atlético da Malveira (D) – AD Marco 09 (CP)
Pêro Pinheiro (L3) – Serpa (CP)
Mafra (L2) – Feirense (L2)
Elvas (CP) – FC Tirsense (CP)
Marítimo da Madeira (L2) – Mortágua FC (CP)
Leixões (L2) – Vitória FC (CP)
Montalegre (CP) – Pevidém (CP)
FC Penafiel (L2) – Santa Maria (D)
A eliminatória está prevista realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de outubro.
De lembrar que o atual detentor da Taça de Portugal é o FC Porto, que em junho deste ano derrotou o SC Braga por 2-0, na final realizada no Estádio Nacional do Jamor.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.
Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.
O Boavista, campeão nacional em 2000/01 e emblema histórico do futebol português, foi despromovido à II Liga em 2024/25 e falhou a inscrição nas provas profissionais, enfrentando agora uma queda administrativa para a Liga 3.
O Benfica sagrou-se campeão português de futsal pela nona vez, ao vencer o Sporting, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, por 4-3, quebrando o ciclo de quatro títulos dos rivais.