A Cidade do Futebol acolheu, na quarta-feira, o sorteio da 3ª ronda da Taça de Portugal Placard, O SC Vianense, único representante do distrito de Viana do Castelo nesta fase da prova, vai aos Açores defrontar o Santa Clara da Liga Portugal SABSEG.
As duas equipas vão voltar a jogar uma eliminatória da Taça de Portugal, depois do embate na época 2005/2006, também na 3ª eliminatória da competição, mas na altura, realizada no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo.
Nessa partida, realizada a 5 de outubro de 2005, o SC Vianense perdeu (1-2) e acabou afastado da competição. Já nesse tempo, O Vianense disputava a 3ª Divisão e o Santa Clara a 2ª Liga.
Curiosamente, esta temporada, minhotos e açorianos defrontaram-se na pré-época, com o Santa Clara a levar a melhor (1-0) num jogo realizado em julho passado no Complexo Desportivo SC Freamunde.
No sorteio realizado na quarta-feira, participaram os 46 clubes vencedores da 2ª eliminatória da competição e, pela primeira vez esta época, os 18 clubes da Liga Portugal Betclic.
Eis o resultado do sorteio:
Vila Meã (CP) – CF Estrela (L1)
FC Felgueiras (L3) – FC Arouca (L1)
SC Covlhã (L3) – Portimonense (L1)
Olivais e Moscavide (D) – Sporting CP (L1)
SC Lusitânia (CP) – SL Benfica (L1)
Atlético CP (L3) – FC Vizela (L1)
UD Oliveirense (L2) – Boavista FC (L1)
Luzense (CD) ou Camacha (CP) vs Famalicão (L1)
Rebordosa (CP) – SC Braga (L1)
União Paredes (CP) – Moreirense FC (L1)
Lank Vilaverdense (L2) – SC Farense (L1)
Vilar de Perdizes (CP) – FC Porto (L1)
Lusitano Moncarapachense (CP)-Vitória SC (L1)
Sintrense (CP) – Estoril Praia (L1)
Rabo de Peixe(CP) – Casa Pia AC (L1)
Canelas 2010 (L3) – Desportivo de Chaves (L1)
SCU Torreense (L2) – Rio Ave (L1)
CF Belenenses (L2) – Gil Vicente (L1)
CD Tondela (L2) – SU 1º Dezembro (L3)
Académico de Viseu (L2) – União de Leiria (L2)
FC Amarante (CP) – Académica (L3)
Santa Clara (L2) – Vianense (L3)
Dumiense CJP (CP) – AVS (L2)
Nacional da Madeira (L2) – Mirandela (CP)
Atlético da Malveira (D) – AD Marco 09 (CP)
Pêro Pinheiro (L3) – Serpa (CP)
Mafra (L2) – Feirense (L2)
Elvas (CP) – FC Tirsense (CP)
Marítimo da Madeira (L2) – Mortágua FC (CP)
Leixões (L2) – Vitória FC (CP)
Montalegre (CP) – Pevidém (CP)
FC Penafiel (L2) – Santa Maria (D)
A eliminatória está prevista realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de outubro.
De lembrar que o atual detentor da Taça de Portugal é o FC Porto, que em junho deste ano derrotou o SC Braga por 2-0, na final realizada no Estádio Nacional do Jamor.
Quase 400 pessoas foram detidas nos últimos seis dias pela PSP, a maioria das quais nas estradas portuguesas, anunciou aquela polícia, que registou um morto durante aquele período em resultado dos 711 acidentes rodoviários.
Um lusodescendente, de 25 anos, neto e filho de emigrantes de Vila Nova de Cerveira, está entre as vítimas mortais do ataque de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A informação foi avançada ao Jornal LusoAmericano por um primo de Matthew Tenedório.
A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (BIAC), que teve início no dia 20 de julho e terminou na segunda-feira, recebeu 8.560 visitantes e 2.848 participantes nas atividades da edição dedicada à liberdade.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
No dia 4 de janeiro começa o novo ano das caminhadas Walk With a Doc e o tema de saúde vai ser a Saúde Visual.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) encerra 2024 com um balanço positivo, marcado por conquistas significativas que reafirmam o seu papel enquanto referência no ensino superior politécnico em Portugal. Com os olhos postos no futuro, a instituição prepara-se para enfrentar os desafios de 2025 com determinação e ambição.
O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo, que foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, aumentou o efetivo dos navios da Armada em 30 de dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional.