O SC Vianense protagonizou este domingo uma das mais emocionantes histórias da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer o Trofense por 2-3, após prolongamento, com um golo decisivo de André Ramalho no último lance do jogo.
Foi uma verdadeira demonstração de raça, coração e espírito de Taça por parte da equipa orientada por Filipe Mesquita, que carimbou assim a passagem à próxima fase da prova rainha do futebol português, tornando-se o único representante do distrito de Viana do Castelo ainda em competição.
O jogo, disputado na Trofa, foi um autêntico teste à resiliência da formação vianense. O Vianense entrou melhor e chegou ao 0-1 mesmo no último lance da primeira parte, resultado que levou para o intervalo. No entanto, o Trofense respondeu com força no segundo tempo: empatou aos 65 minutos e completou a reviravolta aos 71, colocando-se em vantagem por 2-1.
Quando tudo parecia encaminhado para a vitória da equipa da casa, surgiu o golo do empate vianense aos 91 minutos, que levou o encontro para prolongamento (2-2). Já nos instantes finais do tempo extra, quando todos esperavam pelas grandes penalidades, apareceu o herói improvável da tarde: André Ramalho, com um livre direto irrepreensível, fez o 2-3 e gelou as bancadas da Trofa, levando os adeptos vianenses ao delírio.
Com esta vitória dramática, o SC Vianense mantém vivo o sonho de um percurso histórico na edição 2025/26 da Taça de Portugal, resistindo como o único sobrevivente do distrito de Viana do Castelo.
Derrotas para os restantes representantes do distrito
Menos felizes foram as restantes equipas da região. O Desportivo de Monção, que tinha vencido o Vilaverdense na 1.ª eliminatória, foi eliminado em casa pela UD Oliveirense (1-3), apesar de uma exibição combativa. A equipa monçanense esteve a ganhar (1-0) até aos 83 minutos.
Na Correlhã, o entusiasmo local não chegou para travar o Torreense, que se impôs com um claro 1-3 frente ao ADC Correlhã, ditando o fim do percurso da equipa limiana na prova.
Já a AD Os Limianos, que se estreava nesta eliminatória após isenção na primeira ronda, foi surpreendida em casa com uma pesada derrota por 0-4 frente ao Vila Meã, no Campo do Cruzeiro em Ponte de Lima.
Apesar das eliminações, o distrito de Viana do Castelo continua representado com honra, graças à bravura e entrega do Sport Clube Vianense, que leva bem alto o nome da região na competição mais emblemática do futebol português.
Na próxima eliminatória já entram as equipas da 1ª divisão nacional.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.