O SC Vianense protagonizou este domingo uma das mais emocionantes histórias da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer o Trofense por 2-3, após prolongamento, com um golo decisivo de André Ramalho no último lance do jogo.
Foi uma verdadeira demonstração de raça, coração e espírito de Taça por parte da equipa orientada por Filipe Mesquita, que carimbou assim a passagem à próxima fase da prova rainha do futebol português, tornando-se o único representante do distrito de Viana do Castelo ainda em competição.
O jogo, disputado na Trofa, foi um autêntico teste à resiliência da formação vianense. O Vianense entrou melhor e chegou ao 0-1 mesmo no último lance da primeira parte, resultado que levou para o intervalo. No entanto, o Trofense respondeu com força no segundo tempo: empatou aos 65 minutos e completou a reviravolta aos 71, colocando-se em vantagem por 2-1.
Quando tudo parecia encaminhado para a vitória da equipa da casa, surgiu o golo do empate vianense aos 91 minutos, que levou o encontro para prolongamento (2-2). Já nos instantes finais do tempo extra, quando todos esperavam pelas grandes penalidades, apareceu o herói improvável da tarde: André Ramalho, com um livre direto irrepreensível, fez o 2-3 e gelou as bancadas da Trofa, levando os adeptos vianenses ao delírio.
Com esta vitória dramática, o SC Vianense mantém vivo o sonho de um percurso histórico na edição 2025/26 da Taça de Portugal, resistindo como o único sobrevivente do distrito de Viana do Castelo.
Derrotas para os restantes representantes do distrito
Menos felizes foram as restantes equipas da região. O Desportivo de Monção, que tinha vencido o Vilaverdense na 1.ª eliminatória, foi eliminado em casa pela UD Oliveirense (1-3), apesar de uma exibição combativa. A equipa monçanense esteve a ganhar (1-0) até aos 83 minutos.
Na Correlhã, o entusiasmo local não chegou para travar o Torreense, que se impôs com um claro 1-3 frente ao ADC Correlhã, ditando o fim do percurso da equipa limiana na prova.
Já a AD Os Limianos, que se estreava nesta eliminatória após isenção na primeira ronda, foi surpreendida em casa com uma pesada derrota por 0-4 frente ao Vila Meã, no Campo do Cruzeiro em Ponte de Lima.
Apesar das eliminações, o distrito de Viana do Castelo continua representado com honra, graças à bravura e entrega do Sport Clube Vianense, que leva bem alto o nome da região na competição mais emblemática do futebol português.
Na próxima eliminatória já entram as equipas da 1ª divisão nacional.
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.
O Partido Socialista de Monção confirmou a eleição de dois vereadores, Sandra Caldas e David Domingues, na sequência das eleições realizadas no passado dia 26 de outubro, na freguesia de Lara.
O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, realizado este fim de semana, para promover o concelho no âmbito da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025 e da Região dos Vinhos Verdes.