Entre os dias 24 e 27 de abril, a vila de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, volta a ser palco do festival de culto SWR Barroselas Metalfest 2024. A 24ª edição do festival para amantes de metal e seus subgéneros traz nomes de referência no panorama internacional e promete conquistar, como sempre, milhares de festivaleiros.
No vasto programa, destacam-se I am Morbid, Blasphemy, Terrorizer, Tankard e Cancer. Os canadianos Blasphemy vão fazer a sua estreia em Portugal com a atuação em Barroselas, 40 anos depois da fundação da banda de “Fallen Angel of Doom”. Já os alemães Tankard voltam a Portugal oito anos depois da última atuação.
Bell Witch, Skitsystem, Sargeist, Nostromo, Krypts, Diocletian, Lik, Rope Sect, Vulture, Conjurer, Morte Incandescente, Fredag den 13e, Schizophrenia, Vircolac, Necrobode, Child, Toxikull, Systemik Violence, Els focs negres, Disgrace and terror, Thantifaxath, Snet, Hierophant, Analepsy, Hexecutor, Cobrafuma, Aposento, Booby Trap, Redemptus, Sonneillon, Capela Mortuária, Entropiah, Alpha Warhead, Verme e Voidwomb são os restantes nomes do cartaz do festival organizado pelo NAAM – Núcleo de Apoio às Artes Musicais e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
SWR BARROSELAS METALFEST é um dos festivais de música extrema mais antigos em toda a Europa, ativo de forma consecutiva desde 1998, com SWR a significar Rebelião dos Guerreiros do Aço em inglês.
Localizado desde a primeira edição a pacata vila de Barroselas, o festival conta com dois palcos cobertos a tocar de forma intercalada e com uma combinação de estilos, um metal market recheado e obscuro, zona de comidas e bebidas, um café e campismo selvagem na floresta.
Aberto a partir da semana de início do festival e de forma totalmente gratuita, o campismo do festival encontra-se numa zona arborizada a dois minutos do recinto.

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.