Foi detido em Alicante, Espanha, o presumível autor do assalto à ourivesaria ocorrido a 21 de janeiro deste ano, em Esposende, num crime praticado com recurso a arma de fogo. A detenção foi realizada pela Guardia Civil, ao abrigo de um mandado de detenção europeu emitido pelo Tribunal de Portimão.
O suspeito, um cidadão estrangeiro de 34 anos, foi identificado no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga. O homem encontrava-se em fuga e foi localizado graças a uma estreita cooperação entre as autoridades portuguesas, espanholas e britânicas.
De acordo com a PJ, sobre o detido recaía já um mandado de detenção europeu para cumprimento de uma pena de 16 anos de prisão, após condenação por homicídio qualificado. O crime ocorreu a 25 de abril de 2022, numa unidade hoteleira em Albufeira, quando o suspeito se encontrava com a vítima.
Além do assalto de janeiro, o indivíduo está também associado a outro assalto a uma ourivesaria em Esposende, ocorrido a 14 de abril deste ano, bem como a crimes de roubo de viatura e falsificação de documentos.
O homem tem um extenso historial de crimes violentos e a sua atividade criminosa foi amplamente noticiada nos meios de comunicação do Reino Unido.
Após a detenção, seguir-se-ão os trâmites legais para a sua extradição para Portugal, onde será presente às autoridades e responderá pelos diversos crimes que lhe são imputados.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.