Elementos da direção do Surf Clube de Viana (SCV) participaram no VI Surf Business Meeting, que se realizou no País Basco, de 19 a 21 de outubro.
Este evento reuniu profissionais de referência da indústria do surf e dos desportos de “deslize” com o objetivo de promover o intercâmbio e a partilha de boas práticas e potenciar a competitividade das empresas em Getxo e Sopela. A comitiva vianense também aproveitou para conhecer o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” e o Drop Indoor Sopela.
O programa do dia 20 de outubro centrou-se em quatro conferências internacionais sobre biomateriais, sustentabilidade, mercado e inovação, no Kurtzio Aretoa, em Sopela. João Zamith, presidente do SCV, proferiu a conferência “Indústria Surf, Economia Azul e Projetos Europeus”. Iker Aguirre, conferencista de renome com uma experiência superior a 25 anos na indústria do surf e no mundo empresarial, protagonizou a conferência intitulada “Segredos empresariais para surfistas em tempo de crise”. Do programa das conferências também fez parte uma entrevista ao surfista basco Kepa Acero.
No dia anterior, três diretores do SCV tinham participado no “Networking Profissional” dirigido a empresas do setor, no Centro de Inovação e Empreendimento Getxo Itsas Hub, em Bizkaia.
Para Jokin Arroyo, da organização do evento, “a partilha da experiência do Surf Clube de Viana com a nossa comunidade local empresarial e institucional ligada ao surf foi muito importante e inspiradora. Este clube é parceiro em vários projetos de referência ao nível europeu, como o INCLUSEA, focado na criação e desenvolvimento de uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado, ou o SEE − Sustainability and Environmental Education in Outdoor Sports, que pretende criar metodologias pedagógicas que levem ao aumento das competências em sustentabilidade e educação ambiental dos agentes do desporto outdoor. E também se destaca ao nível local com projetos de êxito, como o Blue Gym ou o SOL – Surf, Ondas e Liberdade.”
O VI Surf Business Meeting foi promovido pela Câmara Municipal de Sopela através da Área de Emprego e Promoção Económica.
A comitiva vianense também visitou o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” do Governo Basco, em Fadura-Getxo. Tendo contado com Julen Erauzkin, gestor técnico desportivo, como anfitrião na apresentação destas instalações.
O “Basque Team” visa promover o desenvolvimento do desporto basco de alto nível e de alto rendimento em todas as modalidades reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional, aumentar a participação dos desportistas bascos nas grandes competições desportivas internacionais e melhorar os seus resultados.
Os elementos do SCV ainda conheceram o Drop Indoor Sopela, um espaço multidisciplinar com mais de 2000 m2 onde se desenvolve a prática do skateboarding e do surfskate. Estas são as maiores instalações de surfskate da Europa.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.