Elementos da direção do Surf Clube de Viana (SCV) participaram no VI Surf Business Meeting, que se realizou no País Basco, de 19 a 21 de outubro.
Este evento reuniu profissionais de referência da indústria do surf e dos desportos de “deslize” com o objetivo de promover o intercâmbio e a partilha de boas práticas e potenciar a competitividade das empresas em Getxo e Sopela. A comitiva vianense também aproveitou para conhecer o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” e o Drop Indoor Sopela.
O programa do dia 20 de outubro centrou-se em quatro conferências internacionais sobre biomateriais, sustentabilidade, mercado e inovação, no Kurtzio Aretoa, em Sopela. João Zamith, presidente do SCV, proferiu a conferência “Indústria Surf, Economia Azul e Projetos Europeus”. Iker Aguirre, conferencista de renome com uma experiência superior a 25 anos na indústria do surf e no mundo empresarial, protagonizou a conferência intitulada “Segredos empresariais para surfistas em tempo de crise”. Do programa das conferências também fez parte uma entrevista ao surfista basco Kepa Acero.
No dia anterior, três diretores do SCV tinham participado no “Networking Profissional” dirigido a empresas do setor, no Centro de Inovação e Empreendimento Getxo Itsas Hub, em Bizkaia.
Para Jokin Arroyo, da organização do evento, “a partilha da experiência do Surf Clube de Viana com a nossa comunidade local empresarial e institucional ligada ao surf foi muito importante e inspiradora. Este clube é parceiro em vários projetos de referência ao nível europeu, como o INCLUSEA, focado na criação e desenvolvimento de uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado, ou o SEE − Sustainability and Environmental Education in Outdoor Sports, que pretende criar metodologias pedagógicas que levem ao aumento das competências em sustentabilidade e educação ambiental dos agentes do desporto outdoor. E também se destaca ao nível local com projetos de êxito, como o Blue Gym ou o SOL – Surf, Ondas e Liberdade.”
O VI Surf Business Meeting foi promovido pela Câmara Municipal de Sopela através da Área de Emprego e Promoção Económica.
A comitiva vianense também visitou o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” do Governo Basco, em Fadura-Getxo. Tendo contado com Julen Erauzkin, gestor técnico desportivo, como anfitrião na apresentação destas instalações.
O “Basque Team” visa promover o desenvolvimento do desporto basco de alto nível e de alto rendimento em todas as modalidades reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional, aumentar a participação dos desportistas bascos nas grandes competições desportivas internacionais e melhorar os seus resultados.
Os elementos do SCV ainda conheceram o Drop Indoor Sopela, um espaço multidisciplinar com mais de 2000 m2 onde se desenvolve a prática do skateboarding e do surfskate. Estas são as maiores instalações de surfskate da Europa.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.