Elementos da direção do Surf Clube de Viana (SCV) participaram no VI Surf Business Meeting, que se realizou no País Basco, de 19 a 21 de outubro.
Este evento reuniu profissionais de referência da indústria do surf e dos desportos de “deslize” com o objetivo de promover o intercâmbio e a partilha de boas práticas e potenciar a competitividade das empresas em Getxo e Sopela. A comitiva vianense também aproveitou para conhecer o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” e o Drop Indoor Sopela.
O programa do dia 20 de outubro centrou-se em quatro conferências internacionais sobre biomateriais, sustentabilidade, mercado e inovação, no Kurtzio Aretoa, em Sopela. João Zamith, presidente do SCV, proferiu a conferência “Indústria Surf, Economia Azul e Projetos Europeus”. Iker Aguirre, conferencista de renome com uma experiência superior a 25 anos na indústria do surf e no mundo empresarial, protagonizou a conferência intitulada “Segredos empresariais para surfistas em tempo de crise”. Do programa das conferências também fez parte uma entrevista ao surfista basco Kepa Acero.
No dia anterior, três diretores do SCV tinham participado no “Networking Profissional” dirigido a empresas do setor, no Centro de Inovação e Empreendimento Getxo Itsas Hub, em Bizkaia.
Para Jokin Arroyo, da organização do evento, “a partilha da experiência do Surf Clube de Viana com a nossa comunidade local empresarial e institucional ligada ao surf foi muito importante e inspiradora. Este clube é parceiro em vários projetos de referência ao nível europeu, como o INCLUSEA, focado na criação e desenvolvimento de uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado, ou o SEE − Sustainability and Environmental Education in Outdoor Sports, que pretende criar metodologias pedagógicas que levem ao aumento das competências em sustentabilidade e educação ambiental dos agentes do desporto outdoor. E também se destaca ao nível local com projetos de êxito, como o Blue Gym ou o SOL – Surf, Ondas e Liberdade.”
O VI Surf Business Meeting foi promovido pela Câmara Municipal de Sopela através da Área de Emprego e Promoção Económica.
A comitiva vianense também visitou o Centro de Aperfeiçoamento Técnico “Basque Team” do Governo Basco, em Fadura-Getxo. Tendo contado com Julen Erauzkin, gestor técnico desportivo, como anfitrião na apresentação destas instalações.
O “Basque Team” visa promover o desenvolvimento do desporto basco de alto nível e de alto rendimento em todas as modalidades reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional, aumentar a participação dos desportistas bascos nas grandes competições desportivas internacionais e melhorar os seus resultados.
Os elementos do SCV ainda conheceram o Drop Indoor Sopela, um espaço multidisciplinar com mais de 2000 m2 onde se desenvolve a prática do skateboarding e do surfskate. Estas são as maiores instalações de surfskate da Europa.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.